Como Migrar do Windows?

Olá pessoal, estou querendo sair do windows 11, to seguindo o vídeo e querendo ir para o Zorin-OS, nunca usei nenhum linux no dia a dia, então estou com umas dúvidas que não estou achando

Tenho 3 SSDs, 1 NVMe e 2 Sata, pretendo colocar o sistema no NVMe e usar os satas de discos adicionais, mas pelo que vi o sistema que o windows salva os arquivos não é o mesmo do linux, como eu posso preparar um dos satas para guardar todos os arquivos de uma forma que eu só conecte de volta na meu computador e o linux reconheça? vi algo sobre NTFS mas também vi que dependendo de como é feito o linux pode ter dificuldades de acessar.

Tenho também de periféricos 1 mouse logitech bluetooth, 1 controle 8bitdo, 1 microfone fifine e 1 controle haute42, eu preciso aprender a manejar drivers de todos eles para utiliza-los tbm? o 8bitdo e o logitech são bluetooth e não sei se o linux vai suporta-los

Salve, @JoaoBier

Minha sugestão é: – “Vá devagar”.

Experimente instalar 1 distro Linux em dualboot com o Windows. – Depois disso, fica mais fácil planejar o resto.

1 curtida

Olá @frc_kde obrigado por responder,

Não estou muito afim de fazer dualboot, não aguento o windows 11 mais não e não quero voltar para o 10, gostaria de passar mesmo para outro sistema, a única preocupação são a conservação dos dados e os periféricos citados, as poucas coisas que eu jogo o proton da steam vai fazer funcionar.

1 curtida

O jeito mais fácil é instalar , e recorrer a ia e aos grupos e vídeos nos corres que você vai passar….Linux não é melhor que Windows e Windows nao é melhor linux ….se tem alguns programas que você usa e tem somente no Windows, melhor vc formatar o Windows que você aprender um sistema novo , procurar programas parecidos que não são iguais, aprender tudo de novo , fora o aprendizado do Linux que é muito maior ….O ideal mesmo seria o dual boot ….ou VM pra ver se você vai conseguir usar/trabalhar…ai depois você decide.

Comece com zorin ou Linux Mint, você pode testa-los sem instalar no computador, em modo “Live”.

1 curtida

é uma boa ideia, vou testar primeiro se os periféricos vão funcionar esse modo, esse modo funcionando pelo pendrive tem os mesmos drivers do sistema final instalado?

Boa noite, João. Inicialmente, tente pesquisar sobre drivers específicos dos seus hardwares para Linux. Depois entre nos fóruns e procure por postagens referentes aos mesmos e converse com os usuários a fim de minimizar ao máximo uma possível frustração. Quanto a distro a ser escolhida, eu usaria o Linux Mint 22.3 , por se tratar de uma distro bem fácil de mexer para quem vem do Windows 11, assim como ser uma das que menos utilizam recursos da máquina. Quanto ao lance do sistema de arquivos (NTFS), eu tenho um SSD e um HDD ambos externos que estão em NTFS e utilizo normalmente no Linux Mint, tanto lendo os arquivos contidos nele quanto gravando novos dados nele tb a partir do Linux. Vale lembrar que, o Linux lida bem com NTFS, mas se vc levar o ssd ou o hdd na casa de alguém que não use Linux, o Windows não saberá ler o sistema de arquivos do Linux. Qualquer coisa, se precisar de ajuda, me fala aqui que envio uma listagem de softwares grátis e de código aberto e me coloco à disposição para te ajudar no processo de migração! Um abraço

Depois de quase um ano de dual boot, acabou. Saí do windows. Quase não tive contato com o Win11, nem me interessa mais. Tive um problema com o Onedrive, foi a gota d’água, quase perco meus dados. Agora é estudar sobre nextcloud e fazer backup manual em HD externo. Mais seguro.
Recomendo a todos que querem migrar manter um tempo o Windows. Foi fundamental para eu entender um pouco sobre pacotes, versões do kernel e compatibilidade de drivers e softwares em Linux.
Agora é só pinguin rsrsrs

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.