Meu amigo que programa em C++ desde 2008 se não me engano está me ensinando atualmente a programar em C++ ele está me ensinando por um metodo que estou curtindo muito que é “indiretamente” usando uma API no caso SDL2 curti muito ela e estou querendo focar bastante nela estamos a 3 dias praticando estou evoluindo muito no C++ puro hoje mesmo aprendi a usar vetores amanhã estamos com o meta de aprender matrizes, só que infelizmente eu não estou conseguindo em si memorizar as coisas do SDL2 já no C++ puro ocorre totalmente ao contrario seria isso questão de tempo ou estou fazendo alguma coisa de errado?
Acho que uma boa saída é você pensar no conhecimento que você já tem e procurar formas de resolver algum problema qualquer.
EX: Nos primeiros exercícios de python eu sabia como fazer operações e como dar o input de alguns valores e assim eu começei a criar programas que calculasse as minhas notas, programas para algumas equações de matemática e física que eu estava estudando.
Sempre pense no básico e a partir daí você começa a pensar em como agregar nesse código, seja com novas funcionalidades ou em otimizações, quanto mais você pratica e coloca a sua cabeça para funcionar mais natural começa a ser o código e a resolução dos problemas
IMHO usa uma API como SDL2 pra aprender C++ é um péssima ideia
Primeiro pq SDL2 não é C++, é C, então ela desvia dos conceitos e práticas que vc normalmente vai encontrar em APIs de C++, se fosse pra usar uma API dessas ele deveria ter escolhido SFML.
Segundo que ela é bem complicada, então além de ter que aprender conceitos básicos da linguagem e de programação em geral, vc ainda vai tá tendo que memorizar uma parada que provavelmente não vai te acompanhar por resto da sua experiência com C++, vc deveria aprender APIs do tipo (tanto SFML quanto SDL2) depois de já estar confortável com a linguagem.
Além disso, eu não confiaria totalmente na experiência desse amigo, existe muita gente que ensina C++ errado justamente por ser das antigas, de 2008 pra cá a linguagem mudou demais e ainda vem mudando cada vez mais, então eu recomendo dar uma pesquisada a mais sobre C++11 e/ou pegar algum livro moderno pra ler ao lado pra garantir que vc tá aprendendo a coisa certa.
Enfim, vc não tá fazendo nada errado, só pensa no que eu falei e boa sorte.
Não sei se entendi errado, mas Por favor… Não perca seu tempo se esforçando para memorizar nomes (métodos, keywords, valores default, tipos retornados, etc). Você está fazendo o trabalho do seu computador. Todo mundo é capaz de memorizar nomes, inclusive seu computador (auto-completador), use ele e não esquente enquanto você sozinho não lembra de nomes e métodos. O que importa, que seu computador não pode fazer, que poucos são capaz, é construir designs elegantes, código limpo, flexível, rápido, seguro, resiliente, etc.