Como mapear duas redes internas

Olá amigos,
Gostaria de uma ajudinha dos veteranos.
Tenho um roteador da Vivo Fibra, cujo endereçamento está no domínio 192.168.15.0, e meu computador com sistema operacional Linux está conectado a ele através de um cabo de rede.
Recentemente comprei 3 equipamentos para a rede WiFi Mesh Tenda Mw3 que monta esta rede WiFi própria no domínio de rede: 192.168.16.0. O Mesh Tenda também está conectado ao roteador da Vivo e acessa a internet através dele.
Daí o meu questionamento: a minha impressora Epson L395 está conectada via WiFi com a rede Mesh, portanto recebe um IP do tipo 192.168.16.x. E o meu Linux conectado ao Roteador e recebe o IP 192.168.15.x. Como faço para que o meu Linux enxergue a impressora na rede Wifi?
O modem da Vivo Fibra é o modelo Gpon Fibra Mitrastar Gpt-2541 Gnac -n2.
Se alguém puder me ajudar…
Abraço a todos.
Leandro.

aparentemente não tem como, vc vai ter que configurar a rede wifi mesh como “AP”, acho que o nome “repetidor” também pode funcionar pra esse caso

Olá, tudo bom? Espero que sim
Vou dar nome as coisas pra poder ficar mais fácil
192.168.15.0 → Rede 1
192.168.16.0 → Rede 2

O roteador que tem função de conectar as duas redes. Ela conhece a Rede 1 e a Rede 2, mas os equipamentos não. A impressora só conhece a Rede 2 e não sabe que tem algo além disso e acontece a mesma coisa com o computador.
Você precisa fazer com o que o roteador mostre o caminho da Rede 1 para a Rede 2, elas precisam se enxergar para que aja essa conexão.
Essa configuração vai mudar de roteador para roteador.
Esse vídeo mostra como fazer essa configuração no Mikrotik, mesmo sendo outro tipo de equipamento, talvez sirva para entender a ideia.

Segue o link do vídeo:
(ROTEAMENTO ESTÁTICO, BÁSICO "MIKROTIK RouterOS" - YouTube)

Como já foi comentado, em resumo há duas opções mais diretas.

Isso é preciso, pois, provavelmente, um destes dispositivos mesh (o que se conecta ao seu roteador Vivo Fibra, realiza uma NAT, que é a tradução do endereço IP recebido na interface WAN deste dispositivo em endereços de uma nova rede, a que está depois dele.

Uma das opções é fazer a configuração da rede mesh, para que ela funcione em modo AP (Access Point) da rede “original”, como dito pelo @leoteodoro , também muitas vezes nomeado de bridge nas configurações. Dessa forma, a rede destes dispositivos será a mesma do seu roteador, sendo assim, não ocorre essa NAT.

A outra opção, comentada pelo @Mista , é fazer o reteamento desses dispositivos. Se houver a configuração de abrir portas nesse dispositivo mesh que se conecta ao roteador, você pode abrir a porta usada no acesso à impressora via Wi-Fi e aí criara as regras de acesso para liberar este acesso da rede do Roteado para a rede Wi-Fi, o que não é possível quando ocorre a NAT, já que ela somente permite conexões de dentro para fora.

Eu vejo a solução de colocar os APs Wi-Fi em modo bridge como sendo a melhor opção, muito mais simples, porém, para qualquer uma das duas opções, é necessário que estes dispositivos permitam tal configuração.

2 curtidas