Como livrar-se do MS (Mico&Sofre-se) definitivamente

Sou um iniciante com quase 70 anos e desde o meu desktop (do início dos anos 90) já vi muitos Win e distros Linux, mas só agora - passadas 3 décadas - encontrei a primeira alternativa concreta para me livrar da famigerada “desenvolvedora” de SO.

Durante anos não encontrei suporte suficiente que me permitisse jogar no Linux com a mesma “facilidade” do SO proprietário, mas hoje isto é passado uma vez que os meus jogos favoritos são muito bem executados no Mint.

Contudo, por questões profissionais sou obrigado a user o software proprietário para certificação digital e acesso a processos judiciais eletrônicos o que me obriga ao dual boot com o Win 11 e o Linux Mint.

Porém, graças ao Diolinux (que acompanho há anos) e o Psigreg, descobri o Linux Toys como alternativa definitiva para livrar-nos da MS.

Apesar disto, continuo sendo um iniciante e não me vejo com habilidade para fazer a instalação dessa ferramenta no Linux Mint (uso a última versão estável da distro) permitindo-me, com ela, usar o PJe, certificado digital, etc.. Por isso, criei o tópico com a intenção de encontrar o suporte necessário, pois sou apenas um simples usuário e não tenho conhecimento suficiente para fazer a instalação do Linux Toys.

Então, caros leitores, procuro um verdadeiro passo-a-passo capaz de permitir a um leigo como eu (e tantos outros usuários na mesma situação) me libertar da escravidão da MS.

3 curtidas

Seja muito bem-vindo, @waberlof!

E parabéns pela iniciativa. Mudar de sistema operacional depois de décadas de hábito não é para qualquer um, e ver essa disposição aos 70 anos é inspirador para todos nós aqui.

O Linux Toys que você procura é uma ferramenta fantástica desenvolvida pelo brasileiro Psygreg (que inclusive tem canal no YouTube). Ele funciona como um “canivete suíço” que instala tudo automaticamente para você.

Como você está no Linux Mint, o processo é bem direto. Vou te passar o “mapa da mina” para fazer isso funcionar agora:

Passo 1: Abrir o Terminal

No seu teclado, segure as teclas Ctrl e Alt e aperte a letra T. (Ou vá no menu do Linux Mint e digite “Terminal” e clique no ícone preto).

Passo 2: O Comando Mágico Copie toda a linha de código abaixo (selecione com o mouse, clique com botão direito e “Copiar”):

curl -fsSL https://linux.toys/install.sh | bash

Passo 3: Executar Volte na janela preta do terminal.

• Clique com o botão direito do mouse dentro dela e escolha “Colar”.
  • Aperte a tecla ENTER no seu teclado.
  • Se ele pedir sua senha, digite a senha que você usa para entrar no Linux (a senha não aparece enquanto você digita, é normal) e dê ENTER novamente.

O que vai acontecer?
Uma janela gráfica (bonita e com botões) vai se abrir.

A partir daí, você não precisa mais do terminal!

Dentro desse menu do Linux Toys, procure pela seção de “Escritório” ou “Office” (ou use a busca interna dele) para encontrar o instalador do PJeOffice.
Ele vai baixar e configurar o Java e o assinador automaticamente para você.

Uma dica extra sobre o Certificado (Token): Se você usa aquele “pen drive” ou cartão da OAB (Token físico), além do PJeOffice, o Linux precisa reconhecer o dispositivo.
Geralmente o Linux Toys já ajuda com isso, mas se o PJe abrir e não “ver” o seu token, pode ser necessário instalar o driver SafeSign (que também costuma estar disponível nessas ferramentas de automação).

Qualquer dúvida que aparecer na tela, tire uma foto ou escreva aqui que a gente te ajuda no próximo passo.

Boa sorte na libertação da MS!

1 curtida