Como juntar 2 particoes nao-alocadas com 1 particao separando elas > MINT

Ola,
Eu estou tentando juntar uma particao nao alocada com outra nao alocada, estou agora no livecd,

A Particao install e da iso do linux mint, ja que eu to sem usb no momento, e preciso muito juntar essas 2 particoes.

Olá, @sawenex!

Vai ser complicado, porque as partições precisariam estar em sequência para isso ser possível do jeito que você está tentando fazer.

Uma possível solução seria você primeiro instalar o Mint na primeira partição (sda1), depois configurar o Grub para bootar uma ISO do disco (Ver links abaixo) e usar essa sessão Live para fazer a junção das partições.

Ver seção “Using an internal hard drive”
https://help.ubuntu.com/community/BootFromUSB

Linux só com a / afetaria a perfomance?

Não. A única diferença entre instalar tudo em uma mesma partição e separar os diretórios em partições é organizacional. Com a /home separada é possível reinstalar o sistema ou até instalar outro sistema sem perder os arquivos pessoais, por exemplo. Também pode trazer um pouco mais de segurança para os arquivos, porque se a partição / for corrompida ou apagada, os arquivos da /home estarão preservados, mas isso nem sempre é verdade, especialmente se as partições estiverem no mesmo HD (se o HD falhar, tudo falha).

Porém, é possível separar as partições posteriormente, se você decidir instalar tudo em uma mesma partição, ou só puder instalar assim agora.

Agora está dando um erro, ubipartman 141 quando vou dar instalar o linux mint, no passo de partições…

Mas o que você está tentando fazer?

Estou tentando reinstalar o Linux Mint, to no live agora, mais ta dando erro UBIPARTMAN 141

Eu nunca instalei desse jeito, mas você pode tentar clicar em “Continue anyway” (continuar mesmo assim) e ver no que dá.

É importante notar que na tela do fundo aparece uma mensagem que diz que você não vai poder criar, deletar ou redimensionar as partições, porque a mídia de instalação está no mesmo HD. Ou seja, simplesmente selecione alguma das partições já existentes, e não faça mais nenhuma alteração.