Como integrar o HD ao sistema/Steam

Fala pessoal!

Eu tenho o Ubuntu Budgie totalmente instalado no meu SSD e um HD de 1tb formatado como volume local (ver imagem).

Existe algum modo que eu possa fazer, sem formatar o pc, para que eu possa usar esse HD integrado ao sistema? Por exemplo: Como eu poderia direcionar meus downloads da steam para o HD?

Obs: Do modo que está ele parece estar funcionando tipo um pen-drive, de modo que não consigo instalar applicativos diretamente no HD.

Muito obrigado a todos!

image

Olá @MocoKevyn tudo beleza?

Para você adicionar este espaço extra ao seu Steam, basta adicioná-lo como uma biblioteca.

Abra as Configurações > Downloads > Steam Library Settings > Add Library Folder e seleciona seu segundo HD. Quando for instalar um novo jogo, pode ser que o Steam pergunte em qual local que você quer que seja instalado. :wink:

:vulcan_salute:

Faala Eddie! Oh meu querido, muito obrigado pela atenção desde já!
Tudo jóia comigo, estimo que contigo também.

Cara, o problema está justamente ai, pois meu HD está como /media e não como /home, ai eu não consigo localizar o HD para criar uma pasta da steam, quando eu copio o diretório e colo nas configurações da steam aparece a caixa de diálogo : “Somente leitura”.

image

Estas são as pastas que aparecem na steam, em nenhuma eu consigo encontrar o HD :confused:

Muda o ponto montagem :slightly_smiling_face: isso só costuma ocorrer quando se está usando o Steam via flatpak, que possui acesso limitado aos diretórios do sistema.

Você pode criar um ponto de montagem em “/home/usuário/jogos” por exemplo.

1 curtida

Eddie, de fato estou usando Steam via flatpak, com isso tenho duas dúvidas:

1. Poderia me passar algum link de um tutorial para que eu faça esse ponto de montagem do meu HD dentro da home?
  2. Se eu instalar a steam via o próprio site da steam, este problema pode ser solucionado?

Eu uso o Steam que vem no Pop!OS e consigo adicionar qualquer diretório/partição, basta que eu tenha as permissões de escritas corretas.

Se optar por instalar a versão não Flatpak, recomendo que não pegue a do site da Valve. Use a que vem na sua distribuição. Porque na maioria dos casos os pacotes “steam” das distros são meta pacotes que instalam várias coisas para garantir que o Steam funcione direito.

Tente isso:

sudo flatpak override --system --filesystem=/ponto/de/montagem com.valvesoftware.Steam

2 curtidas

Muito obrigado por seu empenho em me ajudar, Eddie!
Tudo de bom pra ti! Ótima semana!

Abraços

1 curtida