Olá, Eu estou aprendendo a criar games, e para isso estou praticando pixel art, o meu programa favorito e um chamado Piskel, já testei inúmeros mas só ele é de graça e me satisfaz. Entretanto todas os tutoriais, e fórum ensinam uma estratégia que não integra o aplicativo ao Linux (ou seja não da para abrir pelo menu), na verdade essa técnica nem funcionou para mim rsrs. Alguém poderia me ajudar?
Troque o Icon por um PNG/JPG/etc. do ícone do programa (ou deixe em branco, se aceitar) e o Exec pelo caminho do executável do programa (deixe o %f, vai ser substituído pelo nome do arquivo quando você usar o Abrir com… no gerenciador de arquivos)
Não consegui abrir o site, mas achei uma versão compactada no GitHub oficial. A partir dali, eu descompactei dentro do meu diretório de usuário. Minha convenção pessoal é jogar dentro de um subdiretório “bin”, então o programa ficou em “/home/<meu usuário>/bin/Piskel-0.12.0-64bits”. Como ele ainda está no começo do desenvolvimento, eu acho que é melhor mudar esse nome para “piskel” apenas, assim se você precisar atualizar depois, fica mais fácil.
Eu identifiquei que o binário para Linux é o “piskel” dentro do diretório, então rodei para testar. Parece que funciona, mas eu não achei tão legal quanto Aseprite ou, principalmente, GrafX2.
3 - Criar o “atalho”
Se você manteve os mesmos caminhos, abre um editor de textos, cola o conteúdo a seguir e salva em “/home/<seu usuário>/.local/share/applications/piskel.desktop” (pode ser necessário clicar com o botão direito na lista de arquivos da janela de salvamento para ligar a exibição de arquivos e diretórios ocultos).
Observação: o programa não inclui um ícone, então usei um genérico.
Observação 2: não coloquei nada para ele ser capaz de abrir arquivos, porque eu indiquei como caminho e o programa devolveu vários erros e quando transformei em URL, abriu com um arquivo novo. Acho que não deve estar implementado ou funcional.
Quando você abre o gerenciador de arquivos, geralmente ele começa em “/home/<seu usuário>”. Se o seu usuário é “pedro”, então “/home/pedro”. Vamos dissecar:
/home/pedro
| | |
| | T
| | Seu diretório pessoal, que deveria abrigar a maioria dos seus arquivos e as configurações dos programas
| T
| O diretório home nessa mesma raiz, que abriga dentro dele subdiretórios para usuários
T
A raiz do sistema, nível mais alto, ponte entre o dispositivo de blocos e o sistema de arquivos
Se está oculta, então não é a correta. Mas você pode criar qualquer coisa, “apps”, “programas”, o que for mais conveniente pra jogar o Piskel e qualquer outra coisa que precise do mesmo procedimento manual. Só precisa adaptar os exemplos de acordo.
Obrigado d+. Estou desenvolvendo e programando um game na Unity, e esse programa era meu favorito de quando eu estava com Windows, maiô me aguentaria fazer em outro programa.