Como intalar drive da AMD HD RADEON 7450 no ubuntu 22.04.6

Estou tentando usar o ubuntu 22.04.6 em um PC com as seguintes especificações:
CPU: Intel® Xeon(R) CPU E5-2420 0 @ 1.90GHz × 12
RAM: 8 Gb ddr3
SSD 120 Gb
GPU: AMD Radeon™ HD 7450

O sistema até roda de boa; porem o vide está com uma resolução péssima; e as vezes apaga. O monitor está ok, já chequei; me sobra a placa de video; os tutorias que encontrei me orientam a baixar o drive do site do fabricante; porém o mesmo só da suporte até o ubuntu 14.04; não consegui instalar os pacotes baixados; qual a solução possível?

Olá, bem, os driver AMD são Opensource e já vem com o kernel, ou seja, já estão instalados, falei no plural pois há 2 drives, um antigo, o Radeon e o novo AMDGPU.

Por padrão vem ativado o driver Radeon, para utilizar o AMDGPU tem um tutorial aqui no diolinux mesmo:

No caso descobri que minha GPU só é compatível com radeon; existe alguma forma de tentar atualizar o drive pelo terminal? ou existe algum outro fator que explique os problemas com o video?

o drive está atualizado, como ele vem com o kernel, creio que você esteja numa versão bem próxima da atual ( como seu hardware é antigo, o mais novo não tera diferença, tenho uma HD8670m e não tem diferença, ja fiz alguns testes )

Creio que seja outro fator, não tenho muito conhecimento pra verificar isto, mas creio que você está usando a saide de video diretamente da placa, certo ?

Você roda windows nessa maquina também ?

1 curtida

Primeiro obrigado pela atenção; consegui resolver. Era um problema na saída VGA, (Não sei se especificamente com a minha placa, ou se o drive atual está dando algum conflito com essa saída de video) a solução foi um adotador e passar a usar a saída HDMI.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.