Como instalo drivers proprietários AMD no Linux?

Eu estou com problema para instalar drivers no linux, utilizo o ubuntu 19 com kde(kubuntu) e tenho uma placa de vídeo no meu notebook: Radeon HD 8550M / R5 M230, pelo site de drivers da AMD eles dão suporte somente até o ubuntu 15, fiquei na dúvida, teria como eu instalar esses drivers de alguma forma ou simplesmente não há como?

Para placas de vídeo AMD e também Intel, na maioria dos casos o drive embutido nos Kernels mais recentes é suficiente para a maioria dos usos no entanto se você planeja jogar, existe a opção de instalar por exemplo os drivers não proprietários de forma muito simples, e assim manter o Mesa e outras coisas atualizadas, leia este artigo do DIO Drivers Oibaf para melhorar o desempenho em jogos no Ubuntu - Diolinux

2 curtidas
1 curtida

Os drivers da AMD funcionam ao encontrário ao da Nvidia os drivers de código aberto é superior á versão proprietária, o que se torna até possível jogar só precisa instalar as bibliotecas mesa e o vulkan:

Os drivers de Ubuntu 14 são o antigo fglrx/Catalyst. Esse não tem como rodar em distribuições modernas, ao menos se você fizer um processo chamado com downgrade do Xorg (feito por terminal). Honestamente não vale a pena, já que o driver opensource radeonsi tem desempenho superior e já vem pré-instalado no sistema operacional Ubuntu. (o tutorial postado pelo @keviny é voltado para o Debian)

Se você insistir em usar drivers proprietários, o @jeffinshadow postou o tutorial de como instalar o AMDGPU Pro, que roda de forma experimental na sua placa.

3 curtidas

Noobmaster 69?

Captura%20de%20tela%20de%202019-07-17%2017-17-39

2 curtidas

Valeria a pena comparado ao ganho de desempenho, principalmente para utilizar máquinas virtuais, não jogo no linux, utilizo somente para estudos e trabalho, porém utilizo uma máquina virtual com windows 10 para utilizar certas aplicações que só tem no windows, utilizar a placa gráfica auxiliaria ou não faria muita diferença?

quero experimentar o AMDVLK a um tempo.

1 curtida