Como instalar windows, linux e batocera, com multi-boot, no pc?

Olá, sou novo por aqui e tenho apenas noções sobre sistema Windows e quase nada sei sobre Linux. Mas uso o sistema BATOCERA num pendrive e gostei muito! Cheguei até a instalar esse sistema solitariamente num notebook velho e deu tudo certo. Porém resolvi montar um novo PC exclusivo para games com um SSD NVME de 128 GB para os sistemas e um SSD de 2 TB para arquivo de jogos. Quero usar o Windows para jogar na Steam, Epic Games, Amazon Games, etc, o Batocera para jogar retro games e o Linux Ubuntu para aprender a usar esse sistema. Então eu pergunto; é possível instalar os sistemas Windows, Linux e o Batocera no SSD de 128 GB, os arquivos no SSD de 2 TB e acessar estes sistemas usando multi-boot? Teria que usar o GRUB ou existem outras maneiras? Agradeço se alguém puder ajudar!

1 curtida

Amigo, esse ssd você tá usando ele como externo pra por os jogos? Pq acredito q o ideal seria você por o batocera nele, e fazer o dualboot do Windows com o Linux no nvme. O que você quer fazer é possível sim, mas aconselho você dar uma olhada no batocera Plus na versão hd que vem uns arquivos para você fazer multiboot com ele mas seria bacana você dar uma estudada nesse processo antes de realizar, para não ter dor de cabeça.

  • Primeiro ponto, recomendo procurar pelo Batocera.Plus
  • Segundo ponto, é possivel fazer isso, mas o recomendado é usar um pendrive para dar boot no pendrive e deixar um HD/SSD exclusivamente para os jogos
  • Caso vc n queira usar o pendrive, a forma indicada pelos desenvolvedores para instalar instalar é usar o grub (ou o grub2win para qm usa windows) mais detalhes aqui e opcionalmente aqui
  • Obs: recomendo ter uma experiencia minima com Linux para evitar problemas
  • Obs2: Caso tenha interesse em conhecer o projeto Batocera.plus, entre no discord deles

Obrigado pela ajuda Otavio e Androvin. Não respondi antes porque acabei me esquecendo da consulta que fiz aqui e somente hoje recebi aviso por e-mail. Percebi agora que não havia ativado as notificações! Bem, vamos lá. Quando fiz a pergunta já conhecia o Batocera Plus. Inclusive sou inscrito no Discord deles. Bem, o que aconteceu desde então? Eu tenho um notebook antigo (Dell Inspirion Core 2 Duo) com um SSD de 512 GB e 4 GB de memória. Instalei neste único SSD o Windows, o Linux Ubuntu, O Batocera Oficial e o Batocera Plus. E tudo funciona em multi-boot, com o método criado pelo Alexandre Freire, do Batocera Plus. Tudo funciona muito bem. Acesso o Grub e posso escolher entre estes quatro sistemas. Pois bem, daí fui replicar a experiência no PC que montei com Placa Mãe Mini Itx Z97, processador Xeon (ia por uma GPU RTX 1050, mas a queimei ao montar o PC, então comprei outro Xeon com GPU integrada). Instalei o Windows no SSD NVME M2, instalei o Ubuntu em outro SSD M2 NGFF, instalei um SSD SATA de 2 TB e particionei para usar STEAM, AMAZON, EPIC GAMES, ORIGIN, etc, e instalei um SSD de 512 GB somente para usar os arquivos do Batocera. Aí fui fazer a instalação multi-boot que fizera no Notebook velho no novo PC. E qual não foi minha decepção! Não funcionou. Tentei de várias formas. Então acabei desistindo deste sistema, instalei somente o Windows no SSD NVME M2, instalei o Linux Ubuntu num SSD Sata de 256 GB e instalei o Batocera Linux no SSD de 512 GB, onde também ficaram os arquivos (roms). E para dar boot no Windows ou Linux, uso o Grub do Linux. Para dar boot no Batocera, uso o boot acionado pelo botão reiniciar e apertando a tecla shift ao mesmo tempo, quando entra no modo de recuperação e posso escolher o boot pelo SSD do Batocera. Talvez tenha outro método para este último boot, (fora entrar na bios), só que desconheço. Acho que assim vai funcionar, sem perigo de corromper alguma coisa, pois está tudo separado. E não vou mexer mais, pois pra quem é leigo, fica difícil, é muita tentativa e erro e as coisas nem sempre acontecem como a gente espera, Parece que as situações mudam. Algo que acontece hoje, amanhã se dá de forma diferente. E mais uma vez obrigado a ambos pela ajuda.

1 curtida