Como instalar Ubuntu 19 mantendo windows 10

olá tenho windows 10 com dois HDs o sistema está em um e arquivos importantes em outro.

neste outro quero instalar o Ubuntu 19. por isso fiz uma nova partição nele.

eu fiz o pen-drive do Ubuntu, segui os passos de instalação, mas em vez de usar a opção de instalar ele ao lado do windows (achei que não teria como instalar na partição nova)
fui em avançado, e cliquei na partição nova.

não lembro bem mas ele pediu para criar um sistema raiz, acho que selecionei a mesma partição nova como raiz, no HD que não tenho o Windows instalado.

ele fez a instalação, mas agora não boot mais!
se eu pela bios desligar o HD que tem Windows ele inicia o Ubuntu…

tentei usar um HD de recuperação do windows, mas ele não consegue reparar anicialização…
e pelo pen-drive do Ubuntu ele quer colocar dois Ubuntu…
É no avançado vê isso

segue i,agem de como está

Ninguém pode me ajudar?

olá boa tarde, eu quando iniciei em linux também usava o velhinho xp em dual boot e lembro que ele instalava o grub, que é o gestor de arranque para escolher o SO a iniciar.
isto na minha opinião e sou iniciante novamente, deve de ter que dar ordem na bios de qual o HD que dá inicio ao pc, e feito isso depois terá que instalar o grub nesse HD de inicio.
Como instalar o grub após a instalação do ubuntu eu não sei como se faz, alguém com mais conhecimento te consiga ajudar

1 curtida

Achei este video xplicativo pode tentar a ver se resolveu.
Não sou experiente e só indiquei algo que possa ajudar, fica a sua responsabilidade se quer experimentar

1 curtida

obrigado, vou testar esse final de semana.

olá gente só para avisar tentei os passos do vídeo e não funcionou até achei um comando parecido para o windows, mas não funcionou, não sei se não rodou o do win pois tentei o mesmo processo no linux, mas posso afirmar que o linux entrava, mas depois que tentei reparar pelo prompt do win usando um disco de recuperação do windows, nem o linux entrava.