Como instalar ubuntu 19.10 em dual boot sem acessar o windows

Amigos eu comprei um notebook recentemente, ele chegou hoje e veio com o Windows 10, porém não posso acessar o Windows por que irei pedir estorno do mesmo, Então quero saber como instalar o Ubuntu em dual boot sem ter que entrar no Windows 10 e particionar o ssd, visto que no live cd não aparece a opção de instalar ao lado, e eu não quero sobrescrever o Windows até ter o estorno.

1 Curtida

Cara, tem a opção “avançado”, onde você pode criar as partições na hora da instalação, ou você pode usar o Gparted no modo live do Ubuntu para criar a partição, e depois selecioná-la no “modo avançado” na instalação
Nesse vídeo do Dio, ele utiliza o “modo avançado”, talvez seja útil :slight_smile:

2 Curtidas

Tem tbm a opção instalar ao lado!:smiley:

Olá @deusgone tudo beleza?
Provavelmente você deve ter seus motivos para querer devolver o computador, mas particionar o disco para instalar o Linux pode invalidar sua garantia.

Aqui vai uma opinião pessoal minha, se você vai devolver o equipamento… Talvez você não deveria usá-lo.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Pelo que entendi o @deusgone vai pedir estorno do Windows, não do notebook, se for isso mesmo o mais fácil seria justamente como já indicaram fazer edição de partição pelo Gparted, ou se for possível faz um pendrive bootavel com sistema de dados persistente e espera até sair o estorno…

1 Curtida

Relendo o post, realmente fez mais sentido se for extorno do Windows. :wink:

1 Curtida

Obrigado a todos que responderam, sim eu pretendo fazer apenas estorno do Windows, não tenho intenção alguma de devolver o notebook, porem pelo gparted todo o disco aparece como utilizado pelo Windows e não tem espaço que eu possa usar pra particionar o Linux, e talvez por isso não apareça a opção de instalar ao lado.

Sobre, estou usando o Ubuntu 19.10 em live cd, mas não e muito bom, como seria esse sistema de dados persistente?

O jeito mais fácil é fazer uma instalação de um SO em um pendrive, pode ser qualquer uma, XFCE geralmente fica mais rápida. Se você tiver pendrive e entrada usb 3.0 faça com ela, porque vai ser melhor.

No menu de instalação aparecem varias opções de instalação:
1.o disco e instalar
2.Instalar ao lado
3.Instalaçao avançada (onde vc determina como serão as partições).
Ubuntu e Linux Mint mostram essas opções.