[RESOLVIDO] Instalar Ubuntu 19.10 ? (LENOVO IDEAPAD S145-API RYZEN 7 3700U)

Amigos eu comprei um notebook recentemente, ele chegou hoje e veio com o Windows 10, porém não posso acessar o Windows por que irei pedir estorno do mesmo, Então quero saber como instalar o Ubuntu em dual boot sem ter que entrar no Windows 10 e particionar o ssd, visto que no live cd não aparece a opção de instalar ao lado, e eu não quero sobrescrever o Windows até ter o estorno.

1 curtida

Cara, tem a opção “avançado”, onde você pode criar as partições na hora da instalação, ou você pode usar o Gparted no modo live do Ubuntu para criar a partição, e depois selecioná-la no “modo avançado” na instalação
Nesse vídeo do Dio, ele utiliza o “modo avançado”, talvez seja útil :slight_smile:

2 curtidas

Tem tbm a opção instalar ao lado!:smiley:

Olá @deusgone tudo beleza?
Provavelmente você deve ter seus motivos para querer devolver o computador, mas particionar o disco para instalar o Linux pode invalidar sua garantia.

Aqui vai uma opinião pessoal minha, se você vai devolver o equipamento… Talvez você não deveria usá-lo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pelo que entendi o @deusgone vai pedir estorno do Windows, não do notebook, se for isso mesmo o mais fácil seria justamente como já indicaram fazer edição de partição pelo Gparted, ou se for possível faz um pendrive bootavel com sistema de dados persistente e espera até sair o estorno…

1 curtida

Relendo o post, realmente fez mais sentido se for extorno do Windows. :wink:

1 curtida

Obrigado a todos que responderam, sim eu pretendo fazer apenas estorno do Windows, não tenho intenção alguma de devolver o notebook, porem pelo gparted todo o disco aparece como utilizado pelo Windows e não tem espaço que eu possa usar pra particionar o Linux, e talvez por isso não apareça a opção de instalar ao lado.

Sobre, estou usando o Ubuntu 19.10 em live cd, mas não e muito bom, como seria esse sistema de dados persistente?

O jeito mais fácil é fazer uma instalação de um SO em um pendrive, pode ser qualquer uma, XFCE geralmente fica mais rápida. Se você tiver pendrive e entrada usb 3.0 faça com ela, porque vai ser melhor.

1 curtida

No menu de instalação aparecem varias opções de instalação:
1.o disco e instalar
2.Instalar ao lado
3.Instalaçao avançada (onde vc determina como serão as partições).
Ubuntu e Linux Mint mostram essas opções.

1 curtida

Acabou que eu consegui instalar no hd, foi uma longa história, utilizei o Ubuntu Mate pra instalar e ele diferente do Ubuntu com GNOME mostra a opção de instalar ao lado. Porém, deu falha na instalação, e no sistema de aplicativos, o firefox parou de funcionar no live iso e etc, ai eu com muito esforco instalei outro navegador epiphany-browser, baixei o Ubuntu dnv, como ele já tinha particionado o hd pra mim achei que seria possível, mas deu falha também e o mesmo erro no Firefox que o Ubuntu Mate 19.10, então eu baixei o Epiphany de novo, passei o zero no pen drive, baixei o etcher e bootei o Manjaro, funcionou perfeito, mas meu mouse Logitech bluetooth ficava desligando o bluetooth do pc, simplesmente do nada o bluetooth parava e era como se não tivesse no noteobok. Ontem depois de horas tentando fazer o bluetooth funcionar no Manjaro, instalei bluez, bluez-utils, até o bluesman e NADA, então eu falei “Do que vale um peido pra quem tá cagado?” Vou tentar o PopOS, já que a System76 sempre investiu em Hardware de ponta, então deve ter uma compatibilidade boa, baixei e testei em live iso, o firefox funcionou normal, e já em live o meu mouse funcionou sem falhas por alguns minutos, não sei ainda se vai parar depois pois não tive tempo, já era madrugada e eu tinha que vir trabalhar hoje cedo. Então eu resolvi instalar o PopOS, como eu só tinha uma partição precisei separar e criar uma pro boot efi, mas deu falha na instalação, algo relacionado a ter que formatar mesmo sendo nulo, não obtive resposta na internet, mas como sou insistente, reniciei o pc, fui no gparted, criei uma partição EXT4 pro sistema, uma fat 32 de 500mb pro boot e uma de 2gb pro swap assim como fiz uma vez no desktop que eu tinha, pra instalar o arch. Já adiantou que sou novo no Linux, mas consegui instalar e pelos 10 minutos que usei, o Bluetooth não falhou e tudo funciona perfeitamente no PopOs 19.10, desmistificando que Ubuntu Likes podem ser instaladas no novo Lenovo Ideapad S145-API com Cpu Ryzen 7 3700U.

EDIT: Hoje não vou pra casa, mas amanhã passarei o dia em casa e testarei pra ver se está tudo ok e volto pra avisar a todos, quem saiba esse post poderá ajudar mais alguém.

Galera o PopOS 10.10 funcionou perfeitamente, eu até tentei o 18.04 lts, e apesar de tudo funcionar bem, curiosamente até o bletooth, coisa que não funcionou no mate 18.04, acho que o problema é na interface o mouse da logitech só parece ser detectado no GNOME, o meu pc tratava depois de algum tempo usando, provavelmente por conta do GNOME bugado da 18.04, já na 19.10 está tudo perfeito, é isso quem tiver um Lenovo Ideapad S145-API com Ryzen, vai de PopOS :slight_smile:

No site da Lenovo tem esta informação:

Atualização do Flash BIOS - Flash da versão do sistema operacional para Lenovo ideapad Yoga 900-13ISK2

Versão 2UCN10T

SO aplicável Win10 (64 bits)

README de instalação
Data de atualização: 14/10/2016
Este pacote atualiza o sistema básico de entrada / saída (BIOS) no Lenovo ideapad Yoga 900-13ISK2
BIOS, abreviatura de Basic Input / Output System, é integrado no chip ROM na placa principal, que contém o programa básico de entrada / saída, informações de configuração do sistema, autoverificação de inicialização do sistema e programas de pré-configuração. O BIOS fornece a maioria das operações básicas de hardware de baixo nível; é a conexão entre o software e o hardware e a janela de interface do hardware e do sistema operacional.

Este BIOS cria uma seleção AHCI SATA Controller Mode para permitir a instalação do sistema operacional Linux.
Este BIOS NÃO se destina ao uso em máquinas que executam o sistema operacional Windows.
Nenhum suporte oficial é fornecido para este BIOS. O usuário assume o risco de qualquer degradação de desempenho associada ao uso deste BIOS.

Nota: Anote todas as configurações alteradas no BIOS Configuration Utility. Essas configurações podem precisar ser inseridas novamente após a atualização do BIOS.

Atenção: Não desligue ou reinicie o computador durante o processo de atualização do BIOS, o que causará sérios danos e funcionamento incorreto do computador.

Imprima este arquivo para que você possa consultá-lo durante a instalação.

Baixando o pacote

  1. Clique no link do arquivo para baixar o arquivo da página da web.
  2. Quando solicitado, selecione uma unidade e um diretório para salvar o arquivo baixado.

Instalando o pacote no Windows.

Siga a etapa abaixo para atualizar o BIOS no Windows:

  1. Localize o arquivo 2ucn10t.exe que foi baixado.
  2. Clique duas vezes no ícone 2ucn10t.exe.
  3. Siga a interface do usuário do assistente, certificando-se de qual BIOS deve ser atualizada e em qual plataforma.
  4. Por fim, pressione Instalar e Concluir para começar a piscar. Durante o processo, é aconselhável não desligar o computador.
  5. Quando a atualização terminar, o computador será reiniciado automaticamente para que as alterações tenham efeito.

Informação atualizada:

A versão mais recente do BIOS corrigiu todos os problemas mesclados anteriores.

Sumário de Mudanças

Informação geral:

2UCN10T:
Notificação de BIOS:

  1. Fixo
  1. Nenhum.
  1. Adicionar
  1. Adicione a opção SATA Controller Mode na página de configuração de instalação.
  1. Modificado
  1. Nenhum.

Notificação CE:

  1. Fixo
  1. Nenhum.
  1. Adicionar
  1. Nenhum.
  1. Modificado
  1. Nenhum.

Marcas Registradas

IdeaPad e IdeaCentre são marcas registradas da Lenovo.

Microsoft e Windows são marcas comerciais da Microsoft Corporation em
os Estados Unidos, outros países ou ambos. Outra empresa, produto,
e os nomes dos serviços podem ser marcas comerciais ou marcas de serviços de terceiros.

ESTE DOCUMENTO É FORNECIDO “COMO ESTÁ” SEM QUALQUER TIPO DE GARANTIA.
RENUNCIAMOS TODAS AS GARANTIAS, SEJAM EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS,
INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE FITNESS
PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E COMERCIALIZAÇÃO COM RESPEITO À
INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO. AO FORNECER ESTE DOCUMENTO, WEGRANT
SEM LICENÇAS PARA NENHUMA PATENTE OU DIREITOS AUTORAIS.

Copyright (c) Lenovo 2008, todos os direitos reservados

Boa noite Nilton, eu estou sem Linux no PC agora, mas o Fedora funcionou muito bem, infelizmente o problema era algumas distros por que eu estava usando um processador muito novo, na epoca tinha apenas 1 mês de lançamento mais ou menos do ryzen 7 3700u, estou voltando pro linux novamente porém agora em VM para estudar melhor o sistema antes de me arriscar de novo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.