[Resolvido] Como instalar outro linux por cima do atual?

Sou usuário do Zorin 15, baseado no Ubuntu e tive alguns problemas consecutivos que acabaram quebrando meu sistema. Começou quando decidir instalar algumas ferramentas do Kali via Katoolin(péssima ideia) no meu sistema principal. Com isso uma serie de repositórios foram alterados e excluidos, depois de algum tempo decidir retirar as aplicações e repositórios do Kali(outra ideia ainda pior), após esse processo vários pacotes ficaram quebrados minha Source.list foi pro quinto dos infernos. Ao tentar resolver os problemas, usando o “aptitude” piorei ainda mais(talento especial para fazer opções inadequadas). Com tudo isso, quebrei em vários níveis o sistema, já não estava mais aquela coisa maravilhosa mas agora se tornou insustentável.

Por isso gostaria de saber como re-instalar o Zorin ou se possível mudar para o Ubuntu sem precisar formatar minha partição e ter que fazer backup de tudo. Outro ponto importante é, como posso catalogar os programas instalados para fazer a reinstalação no fim do processo? E o que será perdido no processo?

não sei se está distro vem com o timeshift

se tiver o timeshift tem como restaurar o sistema

timeshift --restore

Sua home está numa partição separada da do sistema? Se estiver, então é tranquilo a reinstalação mantendo a partição home sem formatar durante a instalação. Caso a home não esteja numa partição separada, leia o tópico abaixo.

Não está separada, vou ver como fazer isso no tópico que mandou. Depois que o /home estiver em outra partição, como devo proceder? Posso instalar qualquer dos sistemas que desejo na outra partição?
Outras dúvidas são:

Como acessar o /home depois que instalar de novo?
Vou perder os programas que estão instalados?
O que se manterá configurado e o que preciso preparar para refazer?

1 curtida

é só na hora de instalar não pedir para formatara partição que está a home.

1 curtida

No fim das contas acabei por formatar a partição por completo e instalar o Ubuntu 19.04, dessa vez com o /home separado desde o inicio. Agradeço as recomendações @swatquest e @tnsampa!

Aos próximos que tiverem dúvidas:

1 curtida

tenho um Ubuntu com Home separada já, ao instalar um novo OS posso manter o mesmo usuário ou melhor usar um novo depois migrar?

Se o novo SO também for base debian, não deverá ter problemas em compartilhar a Home. Mas se for, por exemplo, fedora, deverá ter algumas incompatibilidades de aplicações e configurações.

mesmo SO apenas mudança de versão mesmo.

Talvez precise reinstalar algumas aplicações. Mas não deverá ter problemas.