Como instalar o Reaper no Ubuntu?

Galera, eu baixei o Reaper pois é um programa que acho muito útil para edição de áudio, e ele lançou uma versão pra Linux, porem ele vem assim… “reaper5975_linux_x86_64.tar.xz”, como diabos eu instalo isso? Tem uma espécie de “executável” dentro desse pacote, mas ele ta um milhão de erros quando abro a mesma…

Edit: Quando eu abro pelo executável, nenhum erro ocorre mais, porem ainda quero instalar o programa, eu instalei as dependências necessárias.

já tento extrair ele navegar ate a pasta onde vc extraiu ele e deu um sudo chmod +x e depois um sudo sh ./install-reaper.sh ?

2 Curtidas

Não deu certo, desculpe eu sou muito novo no Linux ai quando aparece algo diferente assim eu fico perdido… Vou mandar o print do retorno dos comandos:

Dentro do arquivo tar.xz que você baixou, existe um arquivo de texto chamado readme-linux.txt, leia com atenção, porque, provavelmente algumas dependências que o Reaper necessita você não tem instalado.

Ah, vou tentar instalar aqui no Debian e, se der tempo, depois tento fazer um passo-a-passo. Já instalei ele uns tempos atrás, lembro que não era difícil, não.

Infelizmente, o Reaper para linux ainda está em fase beta, e já tem bastante tempo que ele está assim. Se quiser alternativas, tem o Audacity (embora ele seja muito básico, dependendo o uso pode servir) e o Ardour (que é um bom software). Tinha uma distribuição brasileira, não sei se ainda existe, que era voltada para a produção musical, já tinha várias dessas ferramentas instaladas. Se achar volto aqui no tópico para falar o nome.

Confesso que sinto falta do Reaper, é um software fantástico, tem preço acessível (perto de Sonar, Cubase e esses outros mais famosos), e vem com o básico sem ocupar milhões de gigas no hd como muitos desses outros DAW fazem.

1 Curtida

Agora que vi o print, tire o sh da frente do sudo. Tenta instalar assim: sudo ./install-reaper.sh.

2 Curtidas

Cara, eu preciso de algo mais avançado, eu consigo fazer bastante coisa no Audacity, porem eu perco muito tempo pra fazer as coisas nele, tenho maior velocidade em FL studio e no proprio reaper, n larguei o Windows ate hoje pq o FL studio eu uso la, com varias VSTs e etc, preguiça de configurar ele no linux, mas o Reaper funcionando no linux ja vai dar pra eu mexer nos efeitos sonos… Olha aqui o que deu com o retorno do comando.

extraia o reaper5975_linux_x86_64.tar.xz em Downloads com o unrar dai e só seguir meu print.

1 Curtida

instalei aqui vai na Opção [A]dd desktop integration na opção I testei aqui só se vc tiver logado com sudo su.

2 Curtidas

Cara, muito, mas muito obrigado mesmo, espero que um dia o Reaper saia da versão beta no Linux

mesmo ele sendo beta parece que ta funcionando normal flw.

2 Curtidas

Sim, tá funcionando lindamente! Mas o nome “beta” sempre me assusta :joy::joy::joy:

@diegocosta250 e @Guigude infelizmente, mesmo sendo estável, essa versão para linux do Reaper não recebe atualizações. Pelo que entendi, sempre que sair uma versão nova, você terá que instalar novamente manualmente. Como o Reaper não lança muitas versões, isso não será problema. Porém, funciona bem como vocês disseram, testei aqui.

No fórum oficial tem um tópico sobre ela, se quiserem acompanhar: https://forum.cockos.com/forumdisplay.php?s=38ae9e696c526ef2b141084f95ed4ac9&f=52

1 Curtida

Galera surgiu outro problema, eu queria usar uns VSTs do Windows e acabei instalando um trem chamado Carla! Porem ele não funcionou como eu esperava e eu não consegui deletar o mesmo… Quando eu mandei baixar do site KXStudio, que é um site que eu uso pra alguns repositórios de musica, eu baixei dessa maneira aqui:

Porem agora eu não faço a mínima ideia de como deletar esse troço!

Você baixou por torrent? Como instalou o pacote?

Digite no terminal “apt list carla” para ver o que retorna.

1 Curtida

Desculpe a demora pra responde, correria, acabei resolvendo o problema… Mas queria saber outra coisa, quando eu for baixar uma nova versão do Reaper, como eu desinstalo a anterior? xD

E como você resolveu o problema? Divide com o pessoal, porque as vezes mais pessoas estão com problemas semelhantes.

1 Curtida

Eu usei sudo “apt-get purge carla” e deu cabo no problema xD.

depende aonde vc instalo ele, eu desinstalei ele deletando uma pasta chamada Reaper.

1 Curtida

Eu sei onde ele esta instalado, se eu deletar essa pasta ele some ate dos meus aplicativos? Eu to perguntando mais pra quando eu for baixar a nova versão xD.