Estava enfrentando alguns problemas ao tentar instalar o MySQL no meu servidor Ubuntu 20.04, especialmente com a configuração do MySQL e a segurança. No começo, segui algumas documentações, mas me deparei com dificuldades ao tentar configurar o MySQL de forma segura, principalmente porque o processo de autenticação padrão do MySQL no Ubuntu usa o método auth_socket
, o que me impediu de realizar o login corretamente.
A solução para isso foi seguir um guia completo e confiável, o qual me ajudou a resolver todos esses problemas e completar a instalação corretamente. Encontrei uma excelente documentação da Vultr, que explica detalhadamente o processo de instalação do MySQL no Ubuntu 20.04 e como garantir que a instalação seja segura.
Aqui está o que fiz, baseado no guia da Vultr:
Passos para Instalar MySQL no Ubuntu 20.04:
-
Atualizar o Sistema:
O primeiro passo foi atualizar o repositório de pacotes do sistema para garantir que tudo estivesse em sua versão mais recente:sudo apt update && sudo apt upgrade -y
-
Instalar o MySQL:
Depois, instalei o servidor MySQL com o seguinte comando:sudo apt install mysql-server -y
Após a instalação, usei o comando abaixo para confirmar se o MySQL estava funcionando corretamente:
mysql --version
Ou então, verifiquei o status do serviço MySQL com:
sudo systemctl status mysql
-
Segurar a Instalação do MySQL:
O próximo passo foi executar o scriptmysql_secure_installation
para configurar o MySQL de forma mais segura. No entanto, como o método de autenticação padrão (auth_socket
) estava em uso, não consegui fazer login imediatamente.Para resolver isso, entrei no MySQL e alterei a autenticação para
mysql_native_password
com o comando:sudo mysql ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password by 'minhasenha'; exit
Após isso, pude rodar o script de segurança com:
sudo mysql_secure_installation
Eu então segui as instruções interativas para desabilitar o login remoto como root, remover usuários anônimos e testar bancos de dados.
-
Criar Banco de Dados e Usuário:
Segui as instruções do guia da Vultr para criar um novo banco de dados e um usuário com privilégios desudo
:sudo mysql CREATE DATABASE novobanco; CREATE USER 'novousuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'minhasenha'; GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'novousuario'@'localhost' WITH GRANT OPTION; FLUSH PRIVILEGES; EXIT
-
Login com Novo Usuário:
Para testar a criação do novo usuário, fiz login com:mysql -u novousuario -p
Quando solicitado, digitei a senha que configurei durante a criação do usuário.
Conclusão
Embora o processo tenha sido um pouco confuso no início, após seguir o guia da Vultr, consegui completar a instalação do MySQL de forma segura e eficiente. Isso me ajudou a evitar os problemas relacionados ao método de autenticação padrão do MySQL no Ubuntu e também a configurar o banco de dados e os usuários corretamente.
Se você está enfrentando problemas semelhantes, recomendo muito o guia da Vultr como uma excelente referência. A documentação é clara e cobre os passos fundamentais para garantir uma instalação bem-sucedida. Para mais detalhes, acesse o link abaixo:
Como instalar o MySQL no Ubuntu 20.04.
Esse guia foi um grande auxílio e me permitiu resolver todos os problemas que encontrei durante a instalação.