Olá Galera,
Sou novo por aqui, tanto no forum quanto no linux.
Bom, estou curtindo muito a experiência do linux, porém estou com algumas dúvidas.
Eu tava vendo que lançaram uma atualização pro gnome,
e pelo pouco que vi. O jeito que o gnome trata o desktop nessa atualização foi o jeito que eu
mais curti em lidar com um sistema. Principalmente por causa do ambientes que ao apertar a tecla super, se enfileram pra você.
Existe uma forma de eu fazer essa atualização diretamente e de forma confiável? ou eu tenho que esperar as distros lançarem a atualização?
Se eu tiver que experar, existe alguma ferramenta que me permita alterar a forma de lidar com ambientes?
Espera um pouco, em breve vem a versão com o 40 completo (eles estão implementando aos poucos) e, assim que estiver pronto, eles devem subir uma ISO certinha. Mas se der muita vontade, pega a última ISO com Gnome que em breve ela atualizará pro 40…
“Você pode alternar para o branch instável para ter o Gnome 40 Shell, se desejar. No branch estável e de teste ainda estamos no 3.38 por razões. A maioria das extensões importantes não são totalmente portadas para o novo shell.” https://twitter.com/ManjaroLinux/status/1383901837238050818?s=19
Entendi, então de certa forma não existe uma versão “totalmente estável”.
Cara, bem legal. Eu acho que vou ficar por alguns dias nessa versão então,
aproveitando pra testar tudo o que preciso do linux. E depois eu mudo se necessário.
Não, não tem isso de “totalmente estável”, porque o Manjaro, como outras distribuições, é de atualização contínua (rolling release). Mas ela é bastante estável, pois suas atualizações passam por 2 repositórios (testing e unstable) antes de chegar no repo estável. Um modelo semelhante é seguido pelo OpenSUSE Tumbleweed e pelo Solus.
Distros como o Arch e o OpenSUSE Krypton usam o modelo bleeding edge, onde as atualizações são liberadas à medida que seus desenvolvedores as liberam e colocam nos repositórios das distros. Isso as torna mais atualizadas mas mais inseguras. Porém, muita gente usa Krypton e, especialmente, Arch e derivadas sem muitos problemas…