Pessoal, sou um novato com linux mas já uso a pouco mais de um ano. Migrei do windows 10. Já testei zorin, ubuntu, linux mint e recentemente acabei me interessando pelo fedora 36. Costumo jogar lol, e cs no máximo ou emuladores, e pretendia mudar a distro que atualmente é o POP!_OS. Porém meu hd secundário infelizmente deu adeus, e eu queria saber se tem como particionar o resto do hd que tem o pop (restam cerca de 450gb), transferir meus arquivos para essa segunda partição após instalar o fedora 36, e em seguida formatar a outra partição que está com o POP!_OS sem perder meus arquivos. PS: Não tenho partições feitas, pretedia usar o GPARTED pra diminuir a partição que está com meus arquivos deixando os GB livres para a nova partição. Quero fazer isso pq estou sofrendo bastante com o POP O.S já é a terceira vez que preciso ativar a recuperação do sistema por conta de alguma atualização com erro. Já tentei de tudo pra manter o POP mas isso tá me prejudicando bastante.
Essa tal partição seria o /home
? Se sim, basta instalar com o particionamento manual no anaconda (instalador do Fedora) e por no formato EXT4, já que por padrão o Fedora usa Btrfs.
@frc_kde você que tem um multiboot insano. Saberia auxiliar o colega?
Será que estragou mesmo? – Isso é a primeira coisa que a gente pensa – e é a primeira coisa que todo mundo diz, na maioria dos fóruns.
Tenho 2 HDDs comprados em 2009 e outros 2 HDDs comprados depois. – Várias vezes já achei que algum deles estava bichado, depois vi que não era verdade. – Eram só alarmes falsos. Estão todos 4 muito bem.
Vale a pena investir um tempo pesquisando e examinando. – Sai mais barato do que jogar fora e comprar outro.
Uma anotação que fiz em 2017:
$ sudo badblocks -v /dev/sdd1 > badsectors.txt
Checking blocks 0 to 26214399
Checking for bad blocks (read-only test):
done
Pass completed, 0 bad blocks found. (0/0/0 errors)
Há outras ferramentas, que os colegas poderão lembrar.
Está confuso, não consegui entender.