Pessoal, sou um novato com linux mas já uso a pouco mais de um ano. Migrei do windows 10. Já testei zorin, ubuntu, linux mint e recentemente acabei me interessando pelo fedora 36. Costumo jogar lol, e cs no máximo ou emuladores, e pretendia mudar a distro que atualmente é o POP!_OS. Porém meu hd secundário infelizmente deu adeus, e eu queria saber se tem como particionar o resto do hd que tem o pop (restam cerca de 450gb), transferir meus arquivos para essa segunda partição após instalar o fedora 36, e em seguida formatar a outra partição que está com o POP!_OS sem perder meus arquivos. PS: Não tenho partições feitas, pretedia usar o GPARTED pra diminuir a partição que está com meus arquivos deixando os GB livres para a nova partição. Quero fazer isso pq estou sofrendo bastante com o POP O.S já é a terceira vez que preciso ativar a recuperação do sistema por conta de alguma atualização com erro. Já tentei de tudo pra manter o POP mas isso tá me prejudicando bastante.
Essa tal partição seria o /home
? Se sim, basta instalar com o particionamento manual no anaconda (instalador do Fedora) e por no formato EXT4, já que por padrão o Fedora usa Btrfs.
@frc_kde você que tem um multiboot insano. Saberia auxiliar o colega?
Será que estragou mesmo? – Isso é a primeira coisa que a gente pensa – e é a primeira coisa que todo mundo diz, na maioria dos fóruns.
Tenho 2 HDDs comprados em 2009 e outros 2 HDDs comprados depois. – Várias vezes já achei que algum deles estava bichado, depois vi que não era verdade. – Eram só alarmes falsos. Estão todos 4 muito bem.
Vale a pena investir um tempo pesquisando e examinando. – Sai mais barato do que jogar fora e comprar outro.
Uma anotação que fiz em 2017:
$ sudo badblocks -v /dev/sdd1 > badsectors.txt
Checking blocks 0 to 26214399
Checking for bad blocks (read-only test):
done
Pass completed, 0 bad blocks found. (0/0/0 errors)
Há outras ferramentas, que os colegas poderão lembrar.
Está confuso, não consegui entender.
Tente mostrar um esquema dos 2 HDDs, e como você pretende que eles fiquem, no final.
Também precisa pensar como no “freecell” – qual espaço livre vai criar primeiro, para depois mover alguma coisa para lá – e qual espaço livre vai criar em seguida… e assim por diante.
A propósito, você já usou o GParted?
Seu particionamento é MBR ou GPT?
Está assim atualmente. Esse hd é de 1tb o outro que eu tinha era um de 500 que eu ia usar como externo para fazer o backup dos arquivos mas ele literalmente queimou. Então quero fazer todo o procedimento usando meu hd de 1tb onde está o POP os quase brickado atualmente.
Só estou com 1 hd, o outro chegou a pegar fogo kkkk. A pergunta acima é sobre fazer o procedimento de partição do hd separando um espaço não alocado com o tanto de gb livre restante e instalar o fedora. E depois transferir os arquivos para a nova partição e formatar a outra parte que tem o POP OS
OBS: Esse hd do print atualmente tem 450gb livre.
Ah, nunca usei o GPARTED. Pesquisei um pouco e vi que dá pra reduzir o espaço total do sda3 que tem os 450gb livre.
Aí, a única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Pelo GParted, você pode reduzir essa partição nº 3 – mas isso tem de ser feito a partir de uma sessão Live, pois ela não pode estar montada. – O Pop_OS jamais permitirá que você mexa na partição dele mesmo. – Só outra distro:
É só arrastar o final em direção ao começo:
O GParted vai dizer que é perigoso, etc., mas se ele topar, geralmente dá certo.
Deixe pelo menos 40 ou 50 GB para o Pop_OS – e depois instale o Fedora no lugar dele. – Não vale a pena fazer outra partição para o Fedora, se você vai deletar o Pop_OS.
Mas… onde estão os arquivos que você quer aproveitar? Estão dentro do Pop_OS?
Certo, já estou com a redução do sd3 em andamento. E sim, meus arquivos infelizmente estão na pasta home do POP!_OS, o que fazer quando a redução do sd3 acabar?
Obs: Favor ignorar as pesquisas da minha filha kkkkk
Ao reduzir a partição nº 3, de 923 GiB para 488 GiB, você vai ter uns 435 GiB de espaço livre. – Crie uma partição com esses 435 GiB de espaço livre. – Mova seus arquivos da pasta /home
para a nova partição de 435 GiB.
Com isso, você já poderá reduzir ainda mais a partição nº 3.
Outra opção é apenas deletar a partição nº 3 e usar o espaço livre de 488 GiB para fazer 2 partições:
- uma partição de uns 40 ou 50 GiB para instalar o Fedora (*)
- outra partição para ter a
/home
separada (*). – Isso evita esse problema que você está tendo agora.
(*) Não entendo nada de jogos, por isso não sei se eles ficam na partição-raiz ou na /home
, ou em qualquer lugar. – Eu faço partições de 30 a 50 GiB para cada distro; – e partições de apenas 15 GiB para cada /home
, pois não guardo nada nelas.
Prefiro guardar meus arquivos em uma partição independente (Warehouse, Sites, Works).
Uma ideia:
- uma partição para jogos
- uma partição para outros arquivos, como vídeos, fotos, textos etc.
Mas isso, você precisa decidir antes – para depois estabelecer um plano de ação: – Abrir espaço, criar partição, mover arquivos de um lugar para outro.
Eu posso fazer uma instalação do fedora nesse espaço que sobrou, mover meus arquivos (que atualmente são cerca de 380gb) e deletar as outras partições onde estava o POP!_OS?
Claro que pode! O computador é seu.
Essa resposta me deu foi medo kkkkk. Mas consegui, troquei pra o fedora36 sem perder meus arquivos. Muito obrigado pela ajuda!
Agora vou lá desfrutar dessa distro novinha.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.