Como instalar o fedora sem perder meus arquivos (fotos, videos etc.)

Pessoal, sou um novato com linux mas já uso a pouco mais de um ano. Migrei do windows 10. Já testei zorin, ubuntu, linux mint e recentemente acabei me interessando pelo fedora 36. Costumo jogar lol, e cs no máximo ou emuladores, e pretendia mudar a distro que atualmente é o POP!_OS. Porém meu hd secundário infelizmente deu adeus, e eu queria saber se tem como particionar o resto do hd que tem o pop (restam cerca de 450gb), transferir meus arquivos para essa segunda partição após instalar o fedora 36, e em seguida formatar a outra partição que está com o POP!_OS sem perder meus arquivos. PS: Não tenho partições feitas, pretedia usar o GPARTED pra diminuir a partição que está com meus arquivos deixando os GB livres para a nova partição. Quero fazer isso pq estou sofrendo bastante com o POP O.S já é a terceira vez que preciso ativar a recuperação do sistema por conta de alguma atualização com erro. Já tentei de tudo pra manter o POP mas isso tá me prejudicando bastante.

Essa tal partição seria o /home? Se sim, basta instalar com o particionamento manual no anaconda (instalador do Fedora) e por no formato EXT4, já que por padrão o Fedora usa Btrfs.
@frc_kde você que tem um multiboot insano. Saberia auxiliar o colega?

1 curtida

Será que estragou mesmo? – Isso é a primeira coisa que a gente pensa – e é a primeira coisa que todo mundo diz, na maioria dos fóruns.

Tenho 2 HDDs comprados em 2009 e outros 2 HDDs comprados depois. – Várias vezes já achei que algum deles estava bichado, depois vi que não era verdade. – Eram só alarmes falsos. Estão todos 4 muito bem.

Vale a pena investir um tempo pesquisando e examinando. – Sai mais barato do que jogar fora e comprar outro.

Uma anotação que fiz em 2017:

$ sudo badblocks -v /dev/sdd1 > badsectors.txt
Checking blocks 0 to 26214399
Checking for bad blocks (read-only test): 
done                                                 
Pass completed, 0 bad blocks found. (0/0/0 errors)

Há outras ferramentas, que os colegas poderão lembrar.

Está confuso, não consegui entender.

Tente mostrar um esquema dos 2 HDDs, e como você pretende que eles fiquem, no final.

Também precisa pensar como no “freecell” – qual espaço livre vai criar primeiro, para depois mover alguma coisa para lá – e qual espaço livre vai criar em seguida… e assim por diante.

A propósito, você já usou o GParted?

Seu particionamento é MBR ou GPT?

Está assim atualmente. Esse hd é de 1tb o outro que eu tinha era um de 500 que eu ia usar como externo para fazer o backup dos arquivos mas ele literalmente queimou. Então quero fazer todo o procedimento usando meu hd de 1tb onde está o POP os quase brickado atualmente.

Só estou com 1 hd, o outro chegou a pegar fogo kkkk. A pergunta acima é sobre fazer o procedimento de partição do hd separando um espaço não alocado com o tanto de gb livre restante e instalar o fedora. E depois transferir os arquivos para a nova partição e formatar a outra parte que tem o POP OS

OBS: Esse hd do print atualmente tem 450gb livre.

Ah, nunca usei o GPARTED. Pesquisei um pouco e vi que dá pra reduzir o espaço total do sda3 que tem os 450gb livre.

Aí, a única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

Pelo GParted, você pode reduzir essa partição nº 3 – mas isso tem de ser feito a partir de uma sessão Live, pois ela não pode estar montada. – O Pop_OS jamais permitirá que você mexa na partição dele mesmo. – Só outra distro:

É só arrastar o final em direção ao começo:

O GParted vai dizer que é perigoso, etc., mas se ele topar, geralmente dá certo.

Deixe pelo menos 40 ou 50 GB para o Pop_OS – e depois instale o Fedora no lugar dele. – Não vale a pena fazer outra partição para o Fedora, se você vai deletar o Pop_OS.

Mas… onde estão os arquivos que você quer aproveitar? Estão dentro do Pop_OS?

Certo, já estou com a redução do sd3 em andamento. E sim, meus arquivos infelizmente estão na pasta home do POP!_OS, o que fazer quando a redução do sd3 acabar?

Obs: Favor ignorar as pesquisas da minha filha kkkkk

Ao reduzir a partição nº 3, de 923 GiB para 488 GiB, você vai ter uns 435 GiB de espaço livre. – Crie uma partição com esses 435 GiB de espaço livre. – Mova seus arquivos da pasta /home para a nova partição de 435 GiB.

Com isso, você já poderá reduzir ainda mais a partição nº 3.

Outra opção é apenas deletar a partição nº 3 e usar o espaço livre de 488 GiB para fazer 2 partições:

• uma partição de uns 40 ou 50 GiB para instalar o Fedora (*)
  • outra partição para ter a /home separada (*). – Isso evita esse problema que você está tendo agora.

(*) Não entendo nada de jogos, por isso não sei se eles ficam na partição-raiz ou na /home, ou em qualquer lugar. – Eu faço partições de 30 a 50 GiB para cada distro; – e partições de apenas 15 GiB para cada /home, pois não guardo nada nelas.

Prefiro guardar meus arquivos em uma partição independente (Warehouse, Sites, Works).

Uma ideia:

• uma partição para jogos
  • uma partição para outros arquivos, como vídeos, fotos, textos etc.

Mas isso, você precisa decidir antes – para depois estabelecer um plano de ação: – Abrir espaço, criar partição, mover arquivos de um lugar para outro.

2 curtidas

Eu posso fazer uma instalação do fedora nesse espaço que sobrou, mover meus arquivos (que atualmente são cerca de 380gb) e deletar as outras partições onde estava o POP!_OS?

Claro que pode! O computador é seu.

1 curtida

Essa resposta me deu foi medo kkkkk. Mas consegui, troquei pra o fedora36 sem perder meus arquivos. Muito obrigado pela ajuda!

Agora vou lá desfrutar dessa distro novinha.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.