Como instalar o driver nouveau no Manjaro?

To rodando o Manjaro com uma placa híbrida, Intel/Nvidia, e to querendo testar o driver Nouveau, como faço pra instalar?

Olha, eu uso Intel, mas pelo que andei lendo, o Nouveau não presta pra híbridas. Tá com problemas de driver antigo?

2 curtidas

Não instale. O Nouveau não oferece uma opção PRIME para trocar entre os gráficos integrados e a placa dedicada como o driver proprietário faz. Além disso, não gerencia a energia da placa de vídeo corretamente e, no caso de notebooks híbridos, isso resulta em mais aquecimento e bateria drenando mais rápido, enquanto simultaneamente você não está usando a placa dedicada.

No caso do Manjaro, você pode acompanhar toda a discussão neste tópico: Dropping all legacy and older Nvidia drivers ?!? - Graphics & Display - Manjaro Linux Forum

Tentei usar o Nouveau aqui no meu notebook para evitar esse problema com os drivers da Nvidia e foi um fiasco. O Nouveau é uma opção para quem tem apenas uma placa da Nvidia, como no caso de desktops, e não realiza tarefas que dependam de grande poder gráfico, pois o desempenho é bem baixo.

1 curtida

E no caso do fedora silverblue?
Não vale a pena instalar os drivers proprietários da Intel e o Nvidia prime não suporta o silverblue

Depende o nouveal esta no kernel.
Se nao esta instalado é porque a equipe de desenvolvimento do kernel nao quis compilar o kernel com o driver nouveal…
Se o Nouveal não foi compilado no kernel você teria que baixar o kernel de uma distro que tenha o kernel compilado com o nouveal ou você mesmo compilar o kernel com o nouveal.

To tendo problemas de performance, mas não é nada serio. O Manjaro deu uma atualização que removeu vários drivers.

Tem como restaurar isso baixando drivers legacy do repositório do Manjariando… dá uma olhada:

1 curtida