Como instalar o deepin no ssd - hd

Ola gostaria de saber como posso estar instalando o Deepin no SSD e programas.
E deixar o HD para colocar vídeos, filmes, fotos e Jogos
alguém sabe o passo a passo na hora da formatação ??
Obrigado

Sim. Na formação, coloque a partição home no HD e as partição raiz e swap no ssd

2 curtidas

O Deepin necessita no mínimo de 16GB para a /raiz… se pretender usar hibernação é bom definir a /swap. Pode instalar o sistema normalmente no SSD… depois formatar o outro HD manualmente (definir /home é opcional - pois ele vai acessar igual).

Se for usar o HD com outro sistema (leia-se Windows)… formate o HD em NTFS.

2 curtidas

Salve, galera. Recentemente migrei para o linux e poxa… Pena que foi recentemente. Perdi tempos preciosos usando o windows, mas vamos jogar pra frente. Adquiri um SSD de 120GB da Kingston e nele defini 8GB de swap e o restante ficou para o sistema, a home ficou no HD.
Fiz conforme o Dio sugeriu em um vídeo e tal, mas depois disso passei a ver muitas coisas falando sobre uma redução da vida útil de SSD mantendo a partição swap nesse carinha.
Ao que parece, quanto mais dados são escritos e subscritos por lá menor a vida dele.
O que vocês pensam sobre isso? Seria melhor deixar a partição swap no HD?

Se vc tem 4GB ou mais, não é necessário ter /swap.

Cara, eu tenho 4GB de RAM e vou te falar, a swap me salva muito!

1 curtida

Isso acontecia com os primeiros e te digo até SSDs com memórias TLC eles tendem a durar bastante tempo (cerca de 10 anos de escrita), eu tenho dois SSDs um usa memórias TLC e outro MLC e te digo o de memórias MLC é muto bom tem cerca de 50% de vida útil maior que os SSDs TLC além de ser mais rápido.

Caso tenha dúvidas te deixo um post explicativo sobre as diferenças desses SSDs

Mas se quiser pegar um SSD barato (TLC) com um ótimo suporte no Brasil recomendo SanDisk, apesar de ter SSDs mais lentos que o da Kingston em velocidade de escrita tem um excelente RMA aqui é só ir no site e com o código de série que você ativa

2 curtidas

O meu computador só tem 3GB de Ram e te digo é bem dificil o sistema fazer swap (e quando faz não passa de 512MB).

Isso acontece porque o Linux gerencia muito bem a Ram.

Certo, Keviny… Valeu pelo esclarecimento.
Então, não é uma redução drástica de vida útil, não é?
O meu Kingston é o A400, (TLC), só reparei agora após ir procurar a embalagem depois de ler a sua resposta, mas não tinha atentado ainda para essas especifidades dessa tecnologia.
Então, especificamente sobre meu dilema com a swap… Você acha de boa manter no SSD ou é algo bom de se evitar nos TLCs?

Pode deixar a swap no ssd tranquilo mas recomendo configurar o swappines para não usar tanto, por que quando o sistema faz bastante swap tende deixar o sistema mais lento

No meu caso deixei o arquivo /etc/sysctl.conf assim

#Reduz o uso de SWAP
vm.swappiness=50
#Melhora a gestão de cache
vm.vfs_cache_pressure=50

1 curtida

Massa! Pelo que entendi…
Usar swap é necessário para hibernar (para mim que estou sem bateria no notebbok é essencial), e para gerir “emergências” de esgotamento.
No meu deepin por padrão, o swappiness estava configurado em 10. Editei para 20 em vez de 50 como você sugeriu.
Vou reiniciar, aproveito e mudo o lance na bios da AHCI.

Muito obrigado mais um vez, querido!

1 curtida