Como instalar Linux em um laptop Samsung Expert?

Inclusive provavelmente você também consegue alterar qual sistema iniciar pressionando a tecla f8 na hora de ligar o seu notebook.

Olá, obrigado por responder. O meu problema, fora o Ubuntu 20.04 que conseguiu se instalar, mas não aparecia, dando a ideia de que não havia se instalado, resolveu-se teclando o F8, como vc disse, e, no menu mostrado, escolhi ubunto (esta dica havia visto em um dos vídeos do Diolinux) e na reinicialização o grub apareceu e entrei normalmente no Ubunto, tb apareceu o boot do Windows 10 para ser selecionado se quiser, agora essa instalação está OK. Mas todas as demais distros que tentei instalar, não conseguiram chegar ao fim da instalação, dando erro, mas não dizem qual é o erro. Qdo acabar de configurar o meu atual Ubunto+KDE Plasma, vou tentar uma nova instalação usando apenas o UEFI para ver se dá certo.

Meu Samsung Essentials aceita as distros de Linux numa boa (1). O menu de boot montado por cada instalação é posto na lista de opções na BIOS, junto ao bootloader original do Windows. Só que o menu das distribuições de Linux inclui todos os sistema operacionais instalados, enquanto escolher o bootloader do Windows vai direto para o sistema da Microsoft.

(1) Tenho de desabilitar o “Secure Boot” para usar Manjaro e Puppy em lives, e suponho que, se instalar esses sistemas, terei de manter essa desabilitação.