Como instalar Linux em um laptop Samsung Expert?

Olá!
Tenho um note Samsung Expert NP300E5M-XF3BR, i7-7500U, 16GB, Geforce 920MX, 2GB, 1TB HD e tentei instalar o Ubunto 20.04, Kubunto 20.04, Manjaro KDE, KDE Neon. O primeiro vai com a instalação até o fim, mas ao reinicializar o note, entra direto no win 10. As outras não conseguem chegar ao fim e dão uma mensagem de erro.
Na bios está com o sistema de segurança desabilitado para uso do pen drive e está a bios aceita legacy e UEFI.

O Ubuntu, que se instala até o final, deve estar na máquina.
É importante você nos.mostrar que.mensagens de erro são essas, e a imagem de tela de sua BIOS, principalmente da aba de boot.

Tenho um Samsung e, sem desabilitar o Secure Boot na BIOS, eu não conseguia rodar em live pelo pendrive o Manjaro. Nem o Puppy Linux.

Bem vindo ao fórum!
Você usou qual software para gerar um pendrive bootável? Recomendo usar o Balena Etcher ou o Ventoy.
Como tu é novato no mundo Linux, recomendo testar o Linux Mint por causa da aparência do sistema por padrão (bem windows like), mas o Ubuntu é uma boa escolha para que está começando também.
Tentou seguir as dicas deste vídeo para o dual boot?

Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

Após instalar o Ubuntu, só ir na bios e deixar HD Ubuntu como primeiro na ordem de boot.

1 Curtida

Veja se na sua bios tem a opção de autorizar uma imagem EFI como segura. No meu notebook Acer tem essa opção (pra isso tem que LIGAR o secure boot) e tive que fazer. Geralmente ao apertar na opção ele vai mostrar as pastas dentro da partição EFI, vc vai ter que procurar a pasta do ubuntu e selecionar o arquivo certo, depois disso ele vai conseguir ligar o Ubuntu. Só não me pergunte qual arquivo é, geralmente na pasta tem uns 2 ou 3 arquivos. Vai por tentativa e erro pq eu n lembro qual funciona.

1 Curtida

Olá,
muito obrigado por responder. Não tenho certeza se entendi o que devo fazer, pois a bios do meu note é bem simples e não vi algo assim, a não ser para o uso do pendrive, motivo da minha visita a bios.
Depois de tanto insistir, consegui fazer um Ubunto 20.04 se instalar, mesmo ele, no reboot, não entrar no grub, entrou direto no windows 10. Mas, havia visto em um dos vídeos do Diolinux, que o note dele, usando a tecla F10 no boot, abria um multiloader. Experimentei e achei um ubunto em minúsculas e cliquei nele e caiu um trovão de um céu limpo, finalmente o Ubunto entrou. Mas eu queria o KDE plasma e assim consegui instalar o dito cujo e agora o meu linux está ficando legal (lógico que estou pulando a descrição de dezenas de horas perdidas fazendo configurações que não funcionam comigo, mas funcionam nos vídeos). Mas tenho espaço para mais uma distro e vou retentar com o KDE Neon, por isso, outros comentários sobre o tema como o do guilhermems serão bem vindos.

Olá, nenhuma mensagem de erro é exibida. Só no caso do KDE Neon, que dá erro em BootPython error in job “bootloader”. O secure boot tinha sido desabilitado. Mas um Ubunto entrou, agora é ver pq os outros não. Muito obrigado.

A verdade é q assistir um vídeo de dualboot vai lhe ajudar a entender como esse esquema funciona! Tentar replicar a mesma coisa do vídeo sendo que existem várias bios e configurações diferentes em cada PC/Notebook vai resultar em fracasso. O que a pessoa deve entender é como configurar sua bios após fazer o dualboot que geralmente (varia muito pouco), consiste em colocar a partição onde a distro foi instalar na primeira posição na ordem de boot na bios, que geralmente vai estar WindowsBootManager (Gerenciador de boot do Windows).

Olá, fiz isso. Nas duas primeiras vezes o nome ubunto mostrou uma mensagem e uma linha de script na qual eu deveria fornecer alguma instrução para o grub!!?? Na terceira vez, mas não pela bios, mas por F10, consegui, finalmente, entrar no Ubunto. Obrigado.

Olá, eu usei o Rufus, conforme o vídeo. Mas anotei a sua sugestão, porque pretendo instalar uma outra distribuição. Obrigado.

olha se n tem alguma configuração adicional que mostre outro nome Ubuntu (em algumas instalações ficam 2 e o segundo é o Ubuntu que deve estar na primeira ordem de boot).

Mas quem foi o “genio” olavista que viu os meus dados sobre meu notebook como propaganda de alguma zosta? Eram apenas dados para quem fosse responder saber das características do meu note. E que propaganda seria essa de que ele não instala nenhum Linux em um fórum sobre o Linux???

N entendi esse comentário. Alguém disse o q? Realmente n entendi kk.

Como ele criou uma segunda conta para contornar o limite de postagens por dia que tem para contas recém-criadas, o sistema do fórum foi acionado para um moderador confirmar se era por um bom motivo ou se era um robô/spammer.

Liberei a postagem e destravei a segunda conta, para não haver motivos para criar uma terceira.

3 Curtidas

Ah entendi.

O meu post foi classifica como ‘oculto’ pq conteria propaganda. Depois mudaram e deixaram como está. Mas até ai já havia escrito a mensagem de desabafo. Desculpa.

Segunda conta? Para mim só havia criado uma. Desculpe-me pelo erro, que garanto foi involuntário.

Estou vendo duas contas que agem como se tivessem postado esse tópico, @joagostini e @jca-U2K5.

A conta/login que eu dei permissões adicionais foi @joagostini.

Dá para usar o mesmo login e senha em vários dispositivos, se for esse o problema.

Obrigado. Mas não tenho lembrança de ter feito isso, ainda mais pq esse segundo eu criei especificamente para o Diolinux.

Teste esse método, no meu computador tenho 2 hds, eu estava pressionando o f8 para escolher qual sistema usar, decidir adicionar o grub para fazer isso de forma visual, bem melhor.