Como instalar linux em HD SSD com Raid 0 sem ser via software?

Olá a todos!
Eu gostaria de instalar o Manjaro ou o Ubuntu no meu computador, porém não encontrei nada explicando como fazer isso quando vc já tem 2 HDs em Raid 0. No caso eu já fiz a Raid 0 pela ferramenta da Bios e então instalei o Windows. Mas quando tento instalar o linux ele não ve os HDs.

Achei isso na documentação do Arch:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Installing_with_Fake_RAID_(Português)

Mas não entendo muiro de FakeRaid sempre preferir usar o mdadm, mas nunca fiz instalação limpa, talvez alguém que tenha passado por isso possa te ajudar

Olha “garimpei” um pouco no google e olha o que achei Complete Guide to Installing a Fake Raid in Ubuntu

Infelizmente esse método não é a Raid via placa mãe, é um outro método que torna incompatível com Windows.

Por experiência, recomendo usar o Raid 0 com apenas 1 sistema, várias coisas vão influenciar como configurar o Raid no Linux como a quantidade de armazenamento, se sua bios é UEFI ou não, o tipo de sistema de arquivo que vai utilizar etc. Tenho Raid com SSD Samsung 860 EVO 1TB com sistema de arquivo f2fs, lvm e criptografia usando luks2 e te digo que tive vários problemas não só com o Raid mas com Grub que acabei abandonando e instalando outro bootloader.

No meu caso utilizei a documentação do Arch Linux que é a minha distro que por sinal explica tudo que precisa para realizar o Raid, caso queira instalar o Manjaro não terá problema algum se seguir a wiki do Arch.

Arch Linux Wiki - RAID

A instalação é um pouco trabalhosa principalmente por se tratar de ssd, por isso fica um pouco difícil eu detalhar como fiz a instalação pois foram aparecendo alguns problemas que fui corrigindo conforme criava, mas se der uma boa lida na wiki e caso tenha algum problema durante a criação do Raid postar aqui no forum posso estar te ajudando.

2 curtidas

Certeza? Raid de Bios = FakeRaid, como você fez o raid e como o Danielaustlab disse dualboot é problemático em raid, na minha opinião Raid0 é inseguro e não deve fazer diferença no Linux, já que a maioria das distros são muito rápidas te falo o meu Xubuntu em um SSD Sata 2 tem a mesma velocidade de boot em um SSD Sata 3, a única diferença é o tempo do Post que a Bios é mais “lenta” que o UEFI (no meu caso)

No Gparted não aparece os Hds?

Não, só aparece se eu tirar da bios a opção de Raid e colocar AHCI, se eu não me engano.

O windows estar instalado?

Sim. Atualmente só uso ele.

É acho que só vai funcionar se tentar o Manjaro com essas opções do manual do Arch que o Danielaustlab passou

Melhor continuar com seu Windows.:smile:

Ou instalar o Linux em outro dispositivo de armazenamento, nem é necessário o HD, pode ser em um pendrive, mas aí você que se decide…

Tem momentos que o destino não favorece kkkkkkkk

Pois é. :joy::joy::joy:

Eu achei um tutorial que aparentemente faz exatamente o que eu quero, mas eu tô sem tempo pra testar e sem acesso a ele no momento, e tenho muita coisa pra fazer backup. Mas depois que eu testar, eu passo o resultado aqui

1 curtida

Legal quando fizer diga como foi a sua experiência :wink:

só lembrando q hd e ssd são coisas distintas
ou é hd ou é ssd

1 curtida