Como instalar linux com processador ARM?

eu tenho um notebook mais fraco, que usa um processador snapdragon 7c gen 2, que por causa disso, ele não é nem arquiteturas padrões como x86, eu tentei instalar o zorion OS, por eu ser iniciante, mas não consegui, fiz todos os procedimentos varias vezes, mas na hora de iniciar o zorion, a tela fica preta, talvez não seja a arquitetura ARM, estou supondo que é por sempre que eu instalo algo, tem grandes chances de não ser compatilvel, imagino isso com linux tbm.

Olá.

Infelizmente a BIOS e suporte para instalar distros Linux são praticamente inexistente. Aqui no fórum tem várias threads sobre os notes com essa gen de snapdragon.
O viável é o Win mesmo. Há quem conseguiu Debian forçando bem a barra, mas não é funcional como deveria.
Porém, além das pesquisas aqui que terão links para github de projetos que tentam isso nos snapdragons, pesquisar novidades nesse ano. Últimas vezes que olhei com um pouco mais de detalhes foi meados do ano apssado e vi que basicamente era uma ideia “perdida” dado que os mais avançados nessa façanjas ambandonaram a ideia devido a $ que requer pra fazer isso uma realidade viável.

1 curtida

Não entendo muito de como funciona a BIOS desses notebooks ARM’s, mas a distro que eu uso (Fedora) tem versão em ARM64 se não me engano, pelo programa deles o Fedora Media Writer já fica tudo configurado certo no pendrive pra poder dar o boot, talvez valha a pena o teste.

vou dar uma olhada nessa distro, vlw mano

esse tem o mesmo processador

É bem dificil achar algo que funcione direito com esses notebooks.
Mas tenta ver o ubuntu 25.04, vi que ele adicionou suporte aos processadores snapdragon nessa versão, talvez de bom.

A inicialização do computador funciona de forma semelhante:

1. BIOS gerencia/inicializa os periféricos e passa o controle pro bootloader
  2. O bootloader encontra o sistema operacional e inicia-o.
  3. O sistema operacional conversa com a BIOS para saber dos periféricos e o sistema funciona.

A diferença de arquitetura processador faz com que tanto o bootloader quanto o sistema operacional sejam específicos para ele. Tentar iniciar um sistema amd64 (x86) não vai nem iniciar o computador. Algumas distribuições já tem imagens de instalação do sistema em arquitetura arm64, mas provavelmente haverá problemas também drivers de periféricos (wifi, fechamento da tela do notebook, etc). Nesse ponto o colega aarProTech parece ser mais experiente sobre o hardware em questão.

1 curtida