Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA

O video muito explicativo! mas queria tirar uma duvida ele disse min: 7:40 do video ‘’ caso instale outro sistema mas que continue com mesmo nome os arquivos e historia ficaria como cash do navegador e outros ‘’

ae vem minha duvida baseado nisso ! caso sistema de pau usando o particionamento exemplo feito pelo dio no video … eu teria que fazer e como fazer pra instalar um novo sistema sem perder meus arquivos ?
exemplo deletando partição / e criado uma nova iria resolver ?

Desculpa a todos Sou novato e muito iniciante no mundo linux :smiley:

1 curtida

Ñ há pq se desculpar por perguntar, ñ saber é o q todos nós temos, cada um em alguma coisa.

Qto à sua dúvida, se entendi bem, uma vez q vc tem sua /home separada, o q quer q vc faça com sua / ñ vai mais afetá-la. Caso faça um update de versão ou reinstalação, formatando a partição /, a /home continua a mesma.

É a mesma coisa se mudar de distro, por exemplo, mas nesse caso, principalmente com DE diferente, vai ter arquivos q ñ usa mais, ou de configuração diferente, nada q cause muito transtorno.

2 curtidas

entendi… caso eu precise reinstalar um novo sistema unica coisa que teria que deletar e recriar seria a partição / correto ? ou eu precisaria recriar a partição /boot?

porque eu estou querendo fazer isso de agora em diante… e querendo deixar meus arquivos bem guardando… estou engressando no mundo linux e quando o sistema corrompe eu uso ubuntu e as vezes o mint… pra caso isso aconteça quero me certificar que estou fazendo correto !

em relação das minhas desculpas é porque isso pra vcs é basico mas pra mim é bem novo kkk estão acostumado com dificuldade maiores vcs e eu com minha basica kkkk Obrigado por sua atenção @tenseu

1 curtida

O q é básico pra um é complexo pra outro.

Em teoria somente a / muda, mas a única q precisa manter mesmo é a /home, recriar qq outra ñ dá trab e ñ tem pq guardar.

2 curtidas

Olá @pedrowill1987 - somente fazendo um complemento na sua observação:

  • Quando/se você instalar uma nova distribuição você vai precisar tomar o cuidado de selecionar o “particionamento avançado ou manual” no instalador e então formatar (não excluir) a partição “/”.

Seguindo estes passos, todos os dados que estiverem na sua partição “/home” permanecerão seguros.

2 curtidas

sim… isso eu prestei atenção que preciso ir sem em avançado ! Só tava querendo aprender isso… porque no windows é partição ( C: ) que fica o sistema outras partição de arquivo em caso de reinstalação deletando e criando uma nova partição C: quer dizer que o sistema seria instalando sem perda de arquivos !

minha dificuldade era isso no linux em sabe deletar só o sistema e não os arquivos ! é isso é muito importante pra mim vendo que estou ingressando no linux e quero começar corretamente…

então só pra revisar… baseado no video do Diolinux deletando e recriando a partição / e clikando em instalar sistema meus arquivos /home ficaria intacto ? lembrando como diolinux falou mando mesmo nome de usuário do sistema anterior eu não perderia nada… incluindo cash no navegador como ele explica no Video do Canal dele! :point_down::point_down::point_down:

1 curtida

O conceito é exatamente esse, sugiro que você pratique em uma máquina virtual antes de aplicar em uma máquina real. :slight_smile:

O VirtualBox e o Gnomes Boxes são muito simples de usar e assim você pode praticar tranquilamente sem colocar seus dados em risco.

2 curtidas

Obrigado a todos por tirarem minhas duvidas…

vlw pessoal !:+1::+1::+1: