Como instalar jdk+netbeans 8.2

Olá, sou ainda novo no linux e estou a tentar aprender java com linux, mas não sei como instalar o jdk+netbeans 8.2.Quero o netbeans 8.2 porque é o que eu uso no Windows para estudar para a faculdade, alguém me poderia ensinar por favor.

Esse é o site da oracle que eu baixei no windows não sei se serve de uso para o linux.
Obrigado!

em teoria, pra vc baixar o netbeans 8 vc usaria esse site:

eu não sei que tipo de instalação ele usava, se vc puder me dizer qual arquivo o site baixou (caso vc não saiba como proceder)

eu não sei qual distribuição linux vc tá usando, vou supor que é o ubuntu (ou base debian), no caso seria só chegar no terminal e digitar:

sudo apt install default-jdk -y

e tudo pronto, imagino que quando vc baixar o netbeans e executar ele detectará o jdk e vc estará pronto pra estudar

Uso ubuntu, fiz download e guardei o ficheiro nas transferências, nome do ficheiro é netbeans-8.2-javase-linux.sh

ah… aí é de boa, só clicar com o botão direito, propriedades -> permissões, e marcar como executável, e dar dois cliques (imagino que seja só isso mesmo, se não acontecer nada digita o caminho inteiro no terminal precedido com “sudo” que com certeza funciona)