Olá Pessoal, Preciso de ajuda com a instalação do Driver de Vídeo para o Notebook Lenovo IdealPad 330s com Processador Ryzen 5 e Placa integrada Radeon Vega 8 Graphics.
Sou iniciante no linux e tentei buscar soluções na web mas não consegui encontrar muito a respeito.
Caso alguém já passou por situação semelhante e conseguiu solucionar este problema puder me ajudar desde já agradeço.
Então, é extremamente provável que a sua distribuição já venha com a versão open source desses drivers já que eles são inclusos no kernel e as distros mais recentes e que tem foco em um mercado mais abrangente possuem um bom suporte pra eles.
Mas é claro, você pode procurar formas de como manter os drivers nas versões mais recentes do que as que são oferecidas pelo seu sistema, assim como instalar a versão proprietária dos mesmos.
Acho bom você especificar qual a sua distro, caso alguém queira deixar o link de um tutorial ou algo do tipo.
E verdade kkk eu estou usando o ubuntu 20.04 lts. Eu acredito que necessito dos drivers mais recentes pois minha maquina esta congelando quando utilizo programas mais pesados me forcando a desligá-la segurando o botão power. acredito q seja pela falta de drivers de video mais recentes.
Estranho hein cara. É possível que sejam problemas no sistema, por mais que seja uma versão “estável”, ainda assim podem haver problemas.
O Ubuntu 20.04 tem uns drivers bem recentes, mas acho que pra ter algo mais “bleending edge” você teria que instalar algum PPA. Artigo do Diolinux sobre um PPA que traz as versões mais recentes do drivers: Kisak PPA: Uma ótima opção para o Mesa Driver no Ubuntu - Diolinux
Também recomendo procurar pessoas que podem ter o mesmo problema, pra confirmar se se trata realmente de um bug, como citei acima, ou se é o caso de os drivers não estarem atualizados.
Edit: dei uma pesquisada sobre esse notebook. Ele tem memória RAM de 4GB? É possível que o sistema esteja precisando de mais, dependendo de quais programas você tá utilizando.
Entendo vou olhar o artigo e ver se consigo dar uma melhorada na memória ram acrescentando mais 4 gb. Depois de pronto eu comento aki. Tomara que melhore kkkkkk e vlw cara por sua atenção tá ajudando bastante.
Olá @ph_mass, vc conseguiu resolver seu problema? Estou com o mesmo processador (Ryzen 5 com placa de video integrada) e tenho constantes travamentos (começa com o mouse parando de responder… depois congela todas as janelas). Já tentei 3 distros e ainda não achei a solução.
Infelizmente não consegui ainda to igual a vc testando distribuições diferentes. o pior q não estou conseguindo acreditar que com maquina virtual o sistema nem trava kkkk e instalado na maquina ta travando kkkkk