Como instalar drive para adaptador wireles realtek RTL8821CU

Pessoal sou iniciante linux, decidi migrar totalmente, já que se eu ficasse em dual boot, eu não iria aprender sobre o linux, decidi mergulhar de vez no linux, e, não tem sido uma tarefa fácil, mas, ao poucos estou aprendendo algo, gostaria de compartilhar com vocês a respeito do adaptador wireles da realtek RTL8821CU foi um problema pra mim logo de cara mas, consegui instalar o drive no meu computador, não sei se existe método mais fácil pois, para mim o que funcionou foi esse…
Aqui está o link do driver:
https://drive.google.com/file/d/1fiIbevwpZLucAUffwHWL2zQfN_QMuzQW/view?usp=sharing

Eu extrai ele dentro da pasta documentos da minha distribuição, dentro da pasta que foi extraída, eu abri com a opção abrir pelo terminal, (clicando com o botão direito do mouse) como eu estava sem internet, tive que usar o celular e baixei o pacote dkms.deb e o pacote make.deb.
Mas para quem tem acesso a internet, pode instalar com os comandos:
sudo apt install make

sudo apt install dkms

Já com o terminal direcionado a pasta que você extraiu, digite os comandos:

Para instalar pelo DKMS
sudo ./dkms-install.sh

Logo após a instalação, reinicie o computador.

Para instalar como MAKE
cd ~/build/rtl8821CU
make
sudo make install

Após a instalação, reinicie o computador.

(OBS.: Instalei o meu pelo dkms é muito mais fácil e prático, mas, também já instalei pelo make, porque, tive que formatar novamente minha máquina, por causa de um erro de partição.)

Bom galera, espero ajudar alguém, como disse estou iniciando agora e, achei importante compartilhar como resolvi o problema com o meu adaptador, peço desculpas pelos erros de escrita… Felicidades a todos!

5 curtidas

Bem vindo ao fórum @calango!
Dicas como essas são sempre bem vindas, sempre há uma pessoa em busca exatamente desse informação. Obrigado por colaborar.

Gracas a você consegui instalar o meu adaptador USB wi-fi. Parabéns e Obrigado.

1 curtida

Eu instalei o meu através desse cara no github!