Preciso da ajuda dos amigos e companheiro de Linux.
Recentemente instalei o Ubuntu em meu pc e infelizmente tive que desinstalar por causa de bugs entre eles não poder usar o Winhq por “old pacotes”! Ai instalei o PopOs, só que ele tá em uma resolução de tela muito baixa e parece que não reconheceu minha placa de video, uma nvidia gforce gt 240, Já tentei baixar e instalar e sempre dá erro. não sei o que fazer mais, alguém pode me ajudar e dar algumas soluções?
Agradeço as ajudas!
Retina (HiDPI) display support
GNOME introduced HiDPI support in version 3.10. If your display does not provide the correct screen size through EDID, this can lead to incorrectly scaled UI elements. As a workaround you can open dconf-editor and find the key scaling-factor
in org.gnome.desktop.interface
. Set it to 1
to get the standard scale.
Also see HiDPI.
Mude para 1 para ver se funciona ou zero é teste
As novas versões do kernel Linux não têm suporte aos drives dessa placa.
Essa placa é muito antiga. A última versão suportada do driver proprietário da Nvidia é a 340. A última versão do kernel suportada oficialmente, para esse driver, é a 5.4 LTS.
A saída é usar o driver open source mesmo. Aí precisamos analisar o que está ocorrendo aí.
O menu de configurações da Nvidia parece estar instalado? Procure por ele. Já ocorreu comigo do Pop!_OS forçar versões incompatíveis do driver proprietário.
Mano, eu baixei do próprio site Nvidia os drivers da placa, se não me engano é a versão 340.108. ele vem arquivado como um .run só que toda vez que tento instalar ele dá erro e não instala!
Segui até um tuto do Edivaldo no canal dele e não deu certo! O interessante é que no Ubuntu ou Linux Mint isso não acontece. O geito é desinstalar o Pop e instalar o Fedora quem sabe e estudar as linha de codigos de comandos do terminal, já que eu estava mais acostumado a usar sudo apt!
Vou fazer isso valew!
Eu não tive esse problema com o Ubuntu 21,10 e nem com o Linux Mint e inclusive eu baixei o Pop OS Nvidia que deveria vir com os drives da Nvidia sem importar ou não com a idade da placa de video ou tinha que ter algum drive open source que identificaria a placa e me permitiria almentar a resolução pra 1280x720p!
É porque o pop os em particular, só têm suporte aos drivers recentes da nvidia.
Sim, com o driver open source nouveal você pode usar a sua placa sem muitos problemas, porém se você baixou a iso do pop os com driver nvidia não dará certo, para usar o driver nouveal baixe a iso normal do pop os ou remova o driver proprietário da nvidia do seu pop os.
Não custa vc fazer um teste no Manjaro com o kernel LTS(5.4), nesse artigo mostra disponibilidade atraves de um mantedor brasileiro que fez essa proeza Drivers legacy da Nvidia em nosso repositório | Manjariando