Como instalar apps diretamente no cartão SD?

Tem como eu instalar apps ou mover arquivos de aplicativos já instalados para um armazenamento externo (neste caso é um cartão SD)?

Se sim, como faço isso?

1 curtida

A eu não vi no topico Como transformar um cartão sd em memoria interna que você não era o autor do tópico.
Teve essa confusão esse é o problema de usar tópicos de outras pessoas.
É muito simples, vc sabe formatar o SD?
Formate para BTRFS e então altere o FSTAB para montar algumas das pastas da raiz(/) no pendrive.
Só isso.
Para isso vc vai precisar de varias partições no SD tera que usar o GPT.
A é verdade tem que colocar para o FSTAB montar o SD automaticamente no boot.

Leia: digite no terminal “man hier”
Hierarquia do Sistema de Arquivos GNU/Linux
Decifrando o /etc/fstab

2 curtidas

Eu acabei de formatar pra Ext4. Já estou baixando o Gparted.

Como sou bastante leigo nisso de partição… gostaria de ajuda!

Queria fazer isso, porque vi este tópico Como instalar o Prime OS (Android x86) dentro da sua distribuição linux e me interessei bastante, e para não ter que gastar a pouca memória que já tenho, gostaria de colocar tudo isso no cartão SD.

Além disso, os games que jogo, também dá pra passar, certo?

Não consigo formatar para BTRFS, a opção é “inclicável”. Mas, percebi que a partição onde estão alocados os arquivos do meu laptop é ext4. Esse formato não serve não? Ou não tem como?

O método que estou passando vai fazer com que tudo em diante seja instalado nas respectivas partições do SD e as pastas originais vão ficar escondida.
Eu nunca fiz isso mas eu já fiz parcial.
Então eu imagino que de certo mas sem teste conclusivo.

1 curtida

Hmm… ok. Mas e:

E aí?

Serve, mas o Ext4 não é auto recuperável então pode acontecer dos arquivos serem corrompido e pelo Ext4 não ser um filesystem COW ele não vai conseguir recuperar o arquivo em alguns casos.
Pq vc não faz um LLVM com o SD seria melhor, mas eu não sei mexer com LLVM.

Nesse caso de recuperar arquivos, não vou ligar tanto, porque os meus arquivos mais importantes estão em nuvem: como trabalhos de escola, os saves dos jogos, etc.

Logo, mesmo não dando pra por em BTRFS, posso passar os arquivos?

O Ext4 não serve, é instável?

Ah, e é um cartão de memória e não um pendrive

Então o Ext4 é estável e ele já é versão final isso significa que ele não vai mais receber novos recursos apesar dele usar tecnologias obsoletas.
Já o BTRFS ele é mais recente é estável no entanto não é a versão final então ele vai receber mais recursos.

O problema de um software que recebe novos recursos é que em um destes recursos sendo adicionados aconteça novos bugs que não tinha nas versões anteriores.

1 curtida

Então, mesmo com a questão de não ser auto-recuperável, dá para passar os arquivos, certo? Por agora eu queria passar meus jogos Steam, dá tranquilo?

Ou eu precisaria passar toda /home/alef?

(alef é meu usuário)

Sim da pó o que se não deve fazer é usar um filisystem tipo NTFS, FAT16, FAT32, sei la quais filesystem mais existe que o Linux suporta mais não tem o padrão posix.

1 curtida

Mas, para conseguir mover os jogos seria necessário mover toda home ou eu posso simplesmente pegar a pasta .steam e mover pro cartão?

Porque vc não usa o LLVM? seria melhor.
Para mudar a steam só teria que mudar a steam e a steam na verdade fica em “debian-installation” no meu.

É nessa pasta mesmo, sorry.

LLVM é um outro filesystem? Posso pesquisar sobre. Mas se der certo no ext4 permanecerei nele, se antender às minhas expectativas

Então eu não sei mexer com LLVM mas usar ele seria melhor sim, ele vai juntar o SD com o outro disco e fazer um disco só com os seus respectivos espaços somados.
O disco não é real mas o sistema pensa que é.

Ahhhhhhhhhhh, era isso que eu queria e perguntei no outro tópico e me disseram que não tinha como fazer isso.

Vou pesquisar horrores agora

Que outro tópico que eu não vi?

Neste tópico mesmo. A minha primeira pergunta

Me desculpa eu não leio muito sobre o assunto.
Não é LLVM na verdade é LVM: Logical volume management - Wikipedia

1 curtida