Como instalar a IDLE no Arch Linux?

Oi, Rodrigo.

Então, eu usava Ubuntu, mas queria experimentar outra coisa. Mudei para o Ubuntu Studio e ele era fantástico, mas por algum motivo não conseguia mais atualizar ele… Aparecia mensagem informando que a atualização estava disponível, eu aceitava e não acontecia nada.

Eu acho que fui estragando ele… Colocava aplicativos, documentos, programas que achava que seriam interessantes, mas não sabia usar ou a sua procedência… Não sei verificar diretórios, muito menos a saúde do sistema, também não sei usar o terminal de forma eficiente… Eu sempre fui uma máquina de dar control c e control v. E isso começou a me incomodar, pq tenho certeza que foi essa minha ignorância que estragou o sistema e não sabia como consertar.

Eu tentei de tudo, fui atrás de informações, tentei e tento ler manuais, Wiki, conversar com as pessoas de forma online e aí fui descobrindo que não existe apenas Ubuntu, mas outros sabores e também conheci o sistema, que na verdade é um kernel, o Linux. Aí fui lendo, lendo, lendo… mas de cada 100 páginas compreendo 5 e ia me perdendo. Naturalmente as pessoas detentoras do conhecimento não tem muita paciência, afinal é “apenas ler”, mas nem todas as pessoas funcionam assim…

Aí fiquei revoltada, achava (e ainda acho um pouco) que tudo é elitista e proibitivo e Linux embora grátis, é fechado em um clubinho restrito de gênios… Isso me deixava muito mal e brava, me fazia lembrar a escola e como era difícil estudar matemática e ciências naturais. Eu acho isso injusto e acho que o mundo não deveria ser assim.

Então eu resolvi não aceitar esta condição. Jurei aprender a estudar matemática, me tornar professora, sair do tipo de vida que tenho e ensinar pessoas como eu. Pq matemática não pode ser um bem para uma minoria. Todos nós temos o direito e a capacidade de aprender e acho que por nunca ter sido inteligente, consigo sentir a dor de quem também não é e se sente excluído. Quero me ajudar para ajudar quem é igual a mim…

E a informática é a mesma coisa! Porque só vcs podem usar Linux? Porque a Wiki, a tão poderosa Wiki é escrita daquela forma? Porque ela não é feita de uma forma mais amigável? Porque não consigo conversar com ninguém da ArchWiki? Percebi que o objetivo de quem usa e conhece não era esse (expandir a comunidade open source para todos).

Linux e o open source são livres e de graça apenas para quem sabe “ler” o manual, escrito de forma excludente, ainda que indiretamente (duvido seriamente disso). É uma comunidade excludente assim como é a escola. Um clubinho de gênios descolados.

Quero romper com isso também! Quero aprender Linux, decifrar sua(s) Wiki, e quando conseguir fazer isso, vou compartilhar com todo mundo, nada de elitismos, nada de pessoas más maltratando quem não sabe. Odeio isso e não gosto de pessoas assim… Não gosto!

Só que descobri que tudo no Linux é mais do que posso imaginar… tem que entender o que é kernel, shell, shell script, o que é Bash, o que é gitclone, Vim, Nano, Emacs, Gnome, KDE, BSPWM… então vou ter que aprender sobre programação também…

Mas não vou desistir! Vou decifrar o máximo dessas coisas! Até esse tal de Arch, acho ele metido, arrogante e excludente. Quero que a comunidade dele um dia saiba que até alguém como eu pode usar ele… E ninguém mais vai pisar em mim nem em ninguém, sobre essas coisas. E olha que apanhei bastante antes de chegar até aqui…

Levei duas semanas para instalar o Arch. O método do Diolinux não funcionou muito bem (provavelmente pq não fiz certo). Peguei informações em fóruns, consegui conversar com outras pessoas e fui montando uma outra forma de instalação (que sinceramente acho que não sei fazer de novo).

Aí instalei o Arch Linux, só que não funciona muito bem… Encontrei uma pessoa muito legal que é um gênio como vcs, só que acabamos discutindo… Eu sou uma pessoa difícil, fico perguntando, interrompendo, falando, olha o tamanho desse texto rsrsrs. E ele foi embora… Sinto muitas saudades porque ele me ajudava muito, ainda que do jeito dele.

E aí graças ao Twitter e minhas reclamações na rede social, acabei chegando até aqui e “conheci” vcs… algumas coisas que eu pensava tem mudado, outras tem se reforçado e tantas outras eu simplesmente não sei mais. Não sei se vale a pena continuar com este Arch Linux por exemplo. Acho que vou voltar para o Ubuntu Studio. Eu era um pouco mais feliz e não sabia rsrsrs.

Foi isso! Nem sei se te respondi direito. É difícil digitar por muito tempo rsrsrsrs e estou falando de coisas de que não tenho conhecimento. É sentimento sobre sentimento, e o mundo de vocês é guiado por lógica, portanto, desculpa por qualquer coisa.

Resumindo, quero aprender o que nunca consegui entender para poder compartilhar com quem tem dificuldade em aprender.

E por mais estranho que pareça, sempre vi beleza nessas coisas que não compreendo… uma lousa com um monte de números que não entendia nada e uma tela preta de computador como um monte de código. Tudo parece mágica. Problemas que levam dias para mim, me fazem chorar e derrubam minha auto estima, vocês resolvem em segundos… Isso é muito poder, e acho que todos deveriam ter acesso a isso. Não deveria haver abismo de conhecimento…

Nossa, deve ser muito legal saber das coisas e ser inteligente!

E mais uma vez obrigada por tudo. Não sabia que existia pessoas como vocês neste meio do Linux. Pensava que vocês fossem pessoas ruins. Não são.

Acho que no final das contas, depois de tanta dor, está valendo a pena!

:v: :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Ana, legal demais tua mensagem, o que te digo, pra começar, é: NÃO DESISTA DOS TEUS SONHOS E METAS!

Sobre o Arch, acho que vc exagerou… digo, vc saiu de uma base fácil, mas frágil (minha opinião, quebrar Ubuntu é fácil, basta fuçar um pouco, instalar uns repositórios de terceiros e listo!, sistema quebrado) e escolheu uma avançada demais. Eu penso que você poderia ter escolhido uma distro mais intermediária. Eu, no meu caso, instalo o sistema para usar aplicativos (sou jornalista e designer, preciso de navegador, pacote Office, editores de áudio, vídeo, desenho etc.), não programo. Por isso, instalar Arch (mesmo querendo fazer alguma hora do jeito cru) não é a melhor opção, preciso de algo mais simples e, ao mesmo tempo, firme.

O que te sugiro é escolher outra distro ao invés de voltar pro Ubuntu. Aí há opções bem legais, como o Fedora, o Manjaro, o Reborn OS, OpeSUSE Leap, o Regata OS. Cada uma delas tem suas características, diferenças e dificuldades. Mas todas as que citei são mais simples de instalar, usar e adicionar programas. Até porque a ideia, pra vc, é usar os aplicativos que vc quer e não brincar de Lego montando seu sistema, não é?

Pensa no que você quer e procure a melhor solução, ok? Sorte ai!

2 curtidas

Oi Thiago12, tudo bem?

Muita obrigada pelas sugestões e ajuda! :heart:

Infelizmente não poderei usar os comandos sugeridos porque não entendo os significados dos comandos. Quero aprender a ler essas coisas, de agora em diante. Não quero mais dar control c control v. Mas muito obrigada mesmo!!

Eu vou voltar para o Ubuntu Studio mesmo. Já usei ele antes, mas acho que de tanto fuçar nele sem conhecimento estraguei… Mas pelo menos lá eu não me sentia tão mau. Arch Linux derruba meu psicológico. Antes de conhecer vocês eu nem tinha mais vontade de ligar esse computador. Esse sistema realmente sabe fazer alguém se sentir um lixo de burra rsrsrs. Mas já estou melhor. Muito obrigada!

2 curtidas

Oi Rodrigo_Chile (ah, o senhor é chileno ou tem descendência?)!

Muito obrigada por suas mesagens e de todo suporte da comunidade aliás.

OpenSuse é o do camaleãozinho né? Eu acho ele tão fofinho rsrsrsrs.

Provavelmente irei fazer isso mesmo, mas não vou mais cometer o mesmo erro. Vou ler bastante, escrever, reescrever, esquematizar, desenhar e agora tirar dúvidas por aqui, e só depois, fazer um pen drive bootável. Eu realmente errei com esse Arch Linux, poderia ter me poupado de muita coisa… Mas é isso, vivendo e aprendendo né!
:sweat_smile: :joy:

2 curtidas

Sem senhor, por favor! (Rimou… heheheeh)

Sou chileno, mesmo morando no Brasil há muitos anos (por isso o apelido e a foto com a bandeira)

E isso, estude, pense e escolha - no caso do Arch, você não errou de sistema (o Arch é muito bom), errou de momento. Mais à frente, estando mais experiente, vc consegue rodar Arch tranquila. Mas, como tudo na vida, é preciso aprender. Não adianta tirar carteira de motorista e querer dirigir de cara uma Ferrari, tem que passar pelos Fuscas e Fiat Uno da vida primeiro…

2 curtidas

Acho nobre sua atitude, continue assim, a humanidade precisa de mais gente assim

Calma aí jovem, isso é o que se chama de overdose de informações, não precisa aprender tudo e explanar tudo, se cada um fizer um pouquinho ninguém fica sobrecarregado o que deve ser simplificado será, essa é a ideia do fórum

Poste suas dúvidas e a gente te explica, só peço para não postar vários posts em sequência (vários num dia só) isso configura flood e viola as regras

Diga você, instalou o Arch de um jeito próprio, você achou uma solução criativa para um Problema e isso é ser inteligente

3 curtidas

Mais que legal!!! Bem vindo ao Brasil (com alguns anos de atraso né kkkk)
Verdade… Por enquanto ainda não troquei o sistema. Vamos estudando! :v: :slightly_smiling_face:

1 curtida

Ana, eu vi que vc colocou algumas dúvidas no post do Natanael sobre Python. Alguns tem a ver com Python mesmo, outros são ligados a comandos típicos das distros Linux. Bom, se você ainda não leu esse, fica a recomendação:

http://www.guiafoca.org/

3 curtidas

Vou consultar!
Obrigadaaa!

2 curtidas