Como instalar a IDLE no Arch Linux?

Oi, tudo bem?

Recentemente consegui instalar o Arch Linux e estou muito feliz. Mas tenho alguns problemas que não consigo resolver… (ele está funcional, estou escrevendo na máquina com ele).
Eu gostaria de instalar a IDLE para começar a estudar Python, mas nada do que faço vai…Pesquisei bastante e fiz um comando que não entendi (é dificil para mim entender), e quando eu digito “IDLE” no terminal, aparece a seguinte mensagem:

"**[karenina@Arch ~]$ idle**
**** IDLE can't import Tkinter.**
**Your Python may not be configured for Tk. ****"

Apareceu também um diretório “IDLE” com os arquivos idle.desktop e PKGBUILD, clico neles mas nada funciona.

Por favor, alguém sabe me infomar o que fiz de errado e como posso corrigir?

Esqueci de informar! Já tentei fazer lendo a Arch Wiki, mas ela é de dificil leitura e entendi muito pouco, assim como entendi pouco sobre a instalação da Distro em si. Com certeza foi por isso que tenho tanta coisa com defeito, mas gostaria de tratar deste primeiro. Os outros problemas vou continuar estudando.

Desde já obrigada por tudo e desculpa por eventuais erros de digitação, coerência e coesão. Tenho dificuldades para aprendizagem, leitura e escrita, mas gostaria de tentar aprender a usar Linux (pq é o que tenho e não sei e não quero piratear)…

Ps.: Por favor, não seja rude nem grosseiro comigo. Sei que são perguntas trivais e fáceis, não precisa tripudiar nem humilhar. Estou aqui porque passaram os dias e ainda não consegui… Por favor se for assim ignore minha postagem. Sei como a comunidade Linux é inteligente e bem qualificada em tudo, mas também arisca a pessoas como eu, e ainda não me acostumei com esse jeito, portanto por favor, se não for para ajudar, gostaria que não me maltratasse…

Abraços fraternos a todos!

5 curtidas

Oi! Olha, o que me parece é que vc andou passeando por comunidades de Arch e talvez não tenha gostado de coisas que viu por ali… fica tranquila, aqui o pessoal é de boas

Pelo que percebi, vc baixou o pacote para compilar mas não o compilou. E sim, não é uma pergunta boba nem um procedimento exatamente simples.

Acredito que seja este o pacote que vc quer usar, não?

Se for isso mesmo, vc precisa ter um aurhelper, que é um pacote para compilar programas do Arch User Repository (que seria o mesmo que vc quer instalar aí). Para isso, no terminal, entre com sudo pacman -S yay. Uma vez feita a instalação, mande yay -S nome-do-pacote (para ter certeza se é isso mesmo, se esse é o nome, procure por ele no Google junto com a palavra “aur”).

Do jeito que vc quis fazer (que provavelmente foi baixando um pacote de um Github ou Gitlab), aí é de outro jeito: precisa ter instalados os pacotes makepkg e fakeroot (se não estou enganado, podem faltar outros, as mensagens de erro devem te dizer algo, se faltam coisas como make, cmake, meson etc.). Aí é entrar nessa pasta PKGBUILD, abrir um terminal nela e entrar com makepkg que ele compila e gera, ao final, um pacote nome do programa.pkg.tar.zst, que é um instalável do Arch.

A vantagem do yay é que ele baixa o que for necessário para compilar. Mas há jeitos mais fáceis. Dá uma olhada nesse tópico aqui que o pessoal explica algumas coisas sobre como instalar no Arch.

E lembre-se, a Wiki do Arch é sua amiga, use-a!

3 curtidas

Parece que falta instalar alguma dependência

Pelo que está escrito, esse comqndo deve resolver:

pacman -S tk
3 curtidas

Seja bem-vinda Ana. Fique tranquila, ninguém lhe ofenderá aqui. Esse espaço é justamente para o seu aprendizado, qualquer pessoa que passar dos limites e for mal-educada é limada na hora. Neste espaço, todas as dúvidas de iniciantes são importantes.

8 curtidas

@Ana_Paula :wave:t2: seja bem-vinda a comunidade Diolinux Play.

O Arch nos deixa muito felizes quando conseguimos instalar, eu gosto muito de desafios e dificuldades.
Eu sou um pouco ruim de explicar mas vamos lá:

Para instalarmos aplicativos do AUR precisamos dos packs git e base-devel instalados, você pode instala-los pelo comando abaixo, aparentemente você já tem o git mas é sempre bom confirmar.

sudo pacman -S base-devel git
sudo pacman -Syu para atualizar o Arch.

Depois, para ficar organizados os aplicativos do AUR eu costumo criar uma pasta específica, pode ser na home e nomea-la como aur, pode ser outros nomes também e dar as permissões a ela, pode ser clicando com o botão direito nela e mudar para criar e deletar arquivos. Você já tem o idle e o PKGBUILD mas eu sugiro que delete estes e refaça a instalação deles pelos comandos abaixo, dentro desta pasta:

Edited: Digita estes comandos no Terminal, dentro da pasta que criamos aur Edited/
1 - git clone e o link do aplicativo (este link pegamos no site do AUR, https://aur.archlinux.org/)
2 - acessa a pasta do aplicativo (pelo Terminal)
3 - less PKGBUILD para testar a integridade
4 - makepkg -si para completar
5 - git pull --ff-only para atualizar. De tempos em tempos acessa a pasta do aur e execute este comando em cada aplicativo instalado.

Veja se resolveu o problema e qualquer coisa a vontade em enviar mensagens com duvidas. :smiley:

Edited2:

Com vídeo fica melhor do que com texto :innocent: então no link abaixo, o vídeo está no idioma Inglês mas não se preocupe, pois ele mostra no terminal oque eu digitei no texto entre os tempos de 2:47 até 4:47 e não se preocupe também com outros detalhes do vídeo para não confundir mas se preferir assiti-lo todo :sweat_smile::

Edted2/
:pray:t2:

3 curtidas

Oi, tudo bem?

Nossa, muito obrigada por me responder, mas acho que não expliquei direito a situação… São muitas informações e me perco muito fácil no processo (ainda não sou boa em leitura e escrita), além disso fui editando o meu texto ontem o que prejudicou ainda mais ao invés de facilitar na solicitação de ajuda, por isso, de novo, fica o meu pedido de desculpas.

O que ocorreu: Instalei o Arch Linux (o que se provou uma atitude precipitada minha. Errei). E ele está desajustado. Reconheço meu erro, mas vou deixar do jeito que está. Isso vai me forçar a estudar (era a estratégia original, mas não imaginei que ele fosse ficar ou ser assim).

Quero dar processeguimento na aprendizagem e resolvi estudar Python (pq todas as fontes que leio me recomendam ela como linguagem fácil para iniciantes, e eu sou iniciante de tudo. Do tipo beeem lerda aliás).

Não sei fazer instalações do GitHub (nem absolutamente nada nele), e pelo visto, de acordo com a Arch Wiki, um monte de instalações e processos se encontram lá… Busquei ajuda da comunidade Arch do Linux e do Google tradutor, cheguei neste ponto:

https: //aur. archlinux. org /packages/idlex/

E coloquei tudo isso no meu terminal: git clone http s://aur. archlinux. org/ idlex.git idle;cd idle;makepkg -si

O resultado foi este:

"[karenina@Arch ~]$ su - root
**Senha: **
[root@Arch ~]# git clone https:// aur.arc hlinux. org/id lex.git idle;cd idle;makepkg -si
Cloning into ‘idle’…
remote: Enumerating objects: 26, done.
remote: Counting objects: 100% (26/26), done.
remote: Compressing objects: 100% (24/24), done.
remote: Total 26 (delta 2), reused 25 (delta 2), pack-reused 0
Unpacking objects: 100% (26/26), 5.37 KiB | 785.00 KiB/s, done.
==> ERRO: Executar makepkg como root não é permitido, pois isso pode
causar danos catastróficos e permanentes ao seu sistema."

Uma outra fonte me disse para instalar sem ser usuária root. Então eu refiz e apareceu isso:

"[karenina@Arch ~]$ git clone https:// aur. archlinux. org/idlex.git idle;cd idle;makepkg -si
Cloning into ‘idle’…
remote: Enumerating objects: 26, done.
remote: Counting objects: 100% (26/26), done.
remote: Compressing objects: 100% (24/24), done.
remote: Total 26 (delta 2), reused 25 (delta 2), pack-reused 0
Unpacking objects: 100% (26/26), 5.37 KiB | 687.00 KiB/s, done.
==> ERRO: Cannot find the fakeroot binary.
==> ATENÇÃO: Cannot find the sudo binary. Will use su to acquire root privileges."

Aí me disseram: "instala o sudo ai e add essa linha em /etc/sudoers"
Eu respondi: “pacman -S sudo?”
Ele me disse: “%karenina ALL=(ALL) ALL” e eu fiz isso.

Discutimos porque eu não havia ainda entendido nada, mas ele me deu um último comando: "pacman -S sudo;echo ‘%karenina ALL=(ALL) ALL’>>/etc/sudoers"

Eu estava me sentindo muito mal, pois eu estava fazendo control c control v e não entendo nada, não queria mais ser assim. Então discutimos mais ainda… E ele foi embora. Eu realmente não me lembro se fiz este último comando…

O resumo é este, agora quando entro no terminal e digito IDLE, aparece isso:

"**[karenina@Arch ~]$ idle**
**** IDLE can't import Tkinter.**
**Your Python may not be configured for Tk. ****"

E também, como havia dito, um diretório “IDLE” com os arquivos idle.desktop e PKGBUILD, clico neles mas nada funciona.

Eu leio a Arch Wiki, até escrevo e tento fazer esquematizações para tentar entender melhor, vou nos links, mas me perco… Ela não é nem de longe minha melhor amiga, é tudo muito complexo e difícil…

Percebi que no Linux nada é apertar, concordar e usar, mas ler, adaptar, instalar e se necessário readequar. Não é ruim, mas é bem complicado. Ainda não tenho um visualizador de imagens por exemplo, mas isso eu pesquiso depois, mas foi isso o que aconteceu.

Ah, e tem ou tinha o tal do yaourt, mas parece que ele foi descontinuado. Isso me embolou ainda mais. Enfim, acho que ficou um pouco mais entendível minha situação com este texto aliado ao anterior.

De qualquer forma, muito obrigada pela atenção, educação e disponibilidade em me ajudar! Tenho lido outras partes do forúm (como a que o senhor me recomendou), e vi que o senhor sempre ajuda as pessoas. Obrigada!

Ps.: Separei os links pq senão eu não ia conseguir responder.

1 curtida

O senhor conseguiu!!!

Minha nossa, muito obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!!!
Me desculpa, eu estou muito feliz… Eu estou assim desde domingo levei duas semans para instalar o sistema também… Muito obrigada!!!

Vcs fazem as coisas como se fosse mágica! Muito obrigada mesmo!!!

2 curtidas

Professor, muito obrigada!!!
Vcs conseguiram me ajudar!
Eu vou me esforçar para aprender, quero ajudar todo mundo também!! Muito obrigada!

1 curtida

Eu consegui te entender mas complicou nos paragráfos após a imagem que o senhor postou… aurhelper é a mesma coisa que era o yauort?
Por favor, quantos desses “pacotes para compilar programas” eu preciso ter para manter o sistema funcional? Existe mais de um não…?

Ah, eu estou usando a Arch Wiki também mas não sei ler ela direito ainda. Também não sei usar este forum kkkkkk meu Deus! Eu fiz um texto te explicando sobre esse meu problema na Wiki, inclusive estou anotando tudo do post que o senhor me indicou no fórum. Muito obrigada!

1 curtida

Oi. Obrigada por tentar me ajudar.

Eu tenho um pouco de dificuldade com leitura, sou analfabeta funcional e tenho déficit de aprendizagem. Te peço desculpas porque embora saiba que vc esteja sendo bem intencionado, não consegui compreender o conteúdo que o senhor postou. Vi o vídeo todo e não ajudou muito não… Ele fala em outro idioma…

Sei que é de extrema inportância suas informações, por isso vou tentar tirar dúvidas com o senhor daquilo que entendi o suficiente para formular perguntas, mas o senhor não tem obrigação nenhuma em responder. Até prefiro se for te incomodar… Bom, lá vai:

O senhor me passou o comando: sudo pacman -S base-devel git com isso agora eu tenho aquele aplicativo “Git” e posso postar (não sei se é assim que se fala, desculpa), coisas no GitHub?

O senhor também disse que talvez eu já tivesse isso no meu pc instalado, como saber se já tenho instalado ou não? Eu fiz o comando solicitado pelo senhor, será que instalei duas vezes a mesma coisa? Isso é ruim? Se sim, por favor, como posso corrigir?

Criei um diretório de nome “AUR” em meu diretório HOME, como o senhor sugeriu, posso deixar o AUR com letra maiúscula ou tem que ser minúscula?

A parte de permissões que o senhor falou eu realmente não entendi… Cliquei com o botão direito na pasta e não apareceu nada como “criar e deletar arquivos”

Os comandos que o senhor sugeriu dentro da pasta AUR, aur Edited/ é sempre quando eu for instalar alguma coisa vinda do Git, GitHub ou Git clone (aliás, o senhor sabe me dizer a diferença entre os três? São coisas diferentes né?.. Pode ser links (em português, por favor)), ou é para fazer agora?

less PKGBUILD sei que isso é um comando, mas não entendi como vou saber a integridade de um arquivo com ele.

git pull --ff-only como executo este comando em cada aplicativo instalado? São apenas nos aplicativos do diretório AUR? Aí é entrar no diretório AUR, abrir o terminal e fazer o comando ou é de outra forma?..

Depois disso não dá mais para perguntar nada. Ficou tudo nebuloso… no vídeo o menino digita nproc, por favor, o que é isso? Tem outras coisas que ele faz que são fantásticas eu acho, mas aí vou vendo umas 50 vezes para poder assimilar é normal, e dessa vez eu não anotei (não entendo o idioma dele), mas em 2020 aprendi equação de 2° grau e hoje estou aqui com vcs… Demora, mais eu ando…

Muito obrigada por todo o esforço e paciência em me ajudar. Fique bem!

1 curtida

Concordo com vc, a archwiki é um manual que precisa de um manual pra ler ela… Não deixa de ser boa, mas…

Posta aqui no grupo, a gente te ajudar e se puder e souber a gente te explica

Tamo na mesma

Se acontecer isso, simplesmente reporte a administração e ignore, geralmente quem faz isso é porque não sabe resolver o problema mas precisa inflar o ego

Sei bem como é isso

Vc não fez nada errado, relaxa… Só foi pelo caminho mais difícil

Me permita discordar, usuários usuários com anos de experiência em Linux quebram a cabeça com Arch… É perfeitamente normal ter dúvidas e você tá bem acima da média

Aqui pelo menos eu, costumo explicar o erro quando tenho tempo, o problema é eu ter tempo kkkkk

Vou explicar as linhas que te passaram então:

pacman é o gestor de pacotes do Arch, não é o joguinho como você já percebeu, seu nome vem de package manager

-S diz pro pacman que você quer instalar alguma coisa

sudo é o pacote, esse pacote tem um programa com o mesmo nome que permite você executar um comando como outro usuário, por padrão é o root (pode chamar de Ruth se te ajuda a memorizar) esse usuário pode fazer quase qualquer coisa no sistema, então toma cuidado com as coisas que você executa que começam com sudo

Esse não é exatamente um comando, faz parte do controle de fluxo, se quiser aprender mais sobre eu posso abrir um tópico tipo tutorial só pra explicar, eu não fiz porque não tem muita gente querendo saber como funciona, mas anyway, ; significa dizer pro sistema esperar o comando da esquerda (pacman…) terminar, independente do resultado e após terminar execute o da direita (echo…)

echo por padrão mostra alguma coisa na tela, nesse caso o que está entre as aspas simples


Agora presta atenção, essa parte, ela é interessante mas só vale pra esse caso em específico, se você tiver dificuldade, sem problemas, primeiro vc provavelmente não vai precisar usar, segundo que se você ficar confusa eu posso abrir outro tutorial (mesmo esquema do outro)

Essa parte pode ser duas coisas, com o % reapresenta um grupo, sem é um usuário… o que me obriga a falar que te passaram um comando errado, já que pelos seus posts esse é o seu nome de usuário

Representa o computador onde ele vai poder rodar, funciona assim: nome=, salvo raríssimas exceções você vai usar ALL no lugar de “nome”

Representa o usuário que você você pode se tornar usando sudo, ALL representa todos, o nome do usuário deve ficar entre parênteses

É o programa que você pode executar como o usuário especificado, ALL significa todos, você precisa colocar o caminho completo

É um redirecionador, troca “mostrar na tela” por “escreva em algum lugar”, >> significa “escreva no final do arquivo”

É o arquivo


É basicamente isso que esse comando faz, se tiver ficado com dúvidas, é só falar que eu abro um tópico só pra explicar


E agora como eu diagnostiquei seu problema, eu não sou conhecedor de python, mas você fez um excelente post mostrando todos os dados necessários para diagnosticar, então meus parabéns

Erros em python que contém a frasse “can’t import” ou parecido significa que você não tem o módulo instalado, nesse caso está falando que não pode importar o módulo “Tkinter” então o que eu fiz foi pesquisar qual pacote trazia esse módulo


Como você está começando eu sugiro usar um recurso do próprio python que vai facilitar sua vida chamado Virtual Environment e usar o pip, nesse post eu explico como fazer isso

Nesse caso quando der erro de módulo você pesquisa qual pacote do pip traz o módulo

4 curtidas

Assim, sei que foi por educação mas não precisa ter esse tipo de formalidade, aqui estamos de igual pra igual, pelo menos comigo me chame de “você” mesmo, ps:

Vc não tá sozinha sozinha, eu tenho TDA o que causa o mesmo efeito, só que o pouco no meu caso é muito kkkkkkkkkk

3 curtidas

Não precisa pedir desculpas e eu que agradeço pelo retorno e por ter me orientado a melhorar minhas explicações :smiley: Na verdade eu que peço desculpas a você e toda a comunidade Diolinux Plus por usar um vídeo em outro idioma.

Não é encomodo nenhum, tento fazer meu melhor para todos nós sermos os melhores juntos, então estamos aqui para aprendermos juntos :smile:

sudo pacman -S base-devel git são 2 aplicativos diferentes:

base-devel: São ferramentas para criar, construir, fazer links de aplicativos. Como você tem interesse de aprender Python é legal instalar ele.

Git: São ferramentas podemos criar, gerenciar e versionar aplicativos: Por exemplo: Criamos um aplicativo e ele está funcionando. Para alterarmos ele sem precisar mexer na versão que está funcionando, criamos uma segunda versão chamada branch, isso significa que podemos alterar, criar novos detalhes para o nosso aplicativo sem precisar alterar a versão que esta funcionando. Depois que certificamos que a segunda versão está legal então mesclamos ela com a versão principal(merge).

Exatamente sim o Git possibilita nós a postar nossos aplicativos no GitHub. :innocent:

Fica tranquila, se tentarmos instalar um aplicativo igual pela segunda vez, ele apenas irá re instalar oque já está instalado, mas não irá duplicar.

Sim claro, você pode deixar com o tamanho maiúsculo sem problema nenhum.

Esta parte de permissões seria se algum aplicativo encontrar problemas para instalar. Realmente ela é um pouco dificil de se entender mas fica tranquila, como o aplicativo que você precisava funcionou então não se preocupe com este detalhe. Mas caso vier a surgir problemas futuros fique a vontade em perguntar, estamos aqui para aprendermos e sermos fortes todos juntos :smile:

Quando estamos dentro da pasta do aplicativo que instalamos do AUR o comando less serve para ler o PKGBUILD para verificarmos o conteudo do aplicativo do AUR mas realmente é um pouco dificil de entender, mas fica tranquila se você precisar instalar mais aplicativo do AUR e tiver duvidas pode perguntar que será uma honra ajudar-nos. :pray:t2:

Por exemplo: Digamos que a pasta AUR que criamos está onde ficam as pastas Imagem, Downloads etc e o IDLE está na pasta AUR, então no terminal usamos o comando cd ~/AUR/ e o nome da pasta do IDLE . O Terminal estará dentro dos arquivos do IDLE então executamos o comando git pull --ff-only para atualizar o IDLE.

Mas temos de fazer este procedimento para cada aplicativo que instalarmos do AUR. Ele só serve para atualizar os aplicativos do AUR. Os aplicativos que instalamos do Arch são atualizados todos apenas pelo comando sudo pacman -Syu :laughing:

Esse comando nproc serve para mostrar quantos núcleos do nosso processador estão ativos. Não se preocupe com este comando.
Fico feliz em poder ajudar, como eu disse sou ruim em explicar :joy: então não se preocupe e fico mais feliz ainda em você ter me orientado a melhorar isso é uma honra para mim, minha intenção é que todos nós sejamos fortes. :grin:

Eu te agradeço muito e fique a vontade em perguntar, tirar dúvidas, pois afinal nossas dúvidas nos tornam mais fortes pois aprendemos juntos a resolver. Melhor todos fortes que apenas 1 forte e o restante fraco, concorda. Eu prefiro todos fortes juntos. Então estamos aqui para sermos fortes juntos. :pray:t2:

Aqui no Diolinux Plus cada um de nós temos um formato de explicar e tentar ajudar e com isso todos nós aprendemos a ficarmos fortes juntos. Então fica a vontade em me corrigir e me orientar a melhorar minha comunicação e caso eu ainda não estiver conseguindo melhorar, o pessoal desta maravilhosa comunidade irão nos ajudar a ficarmos mais fortes juntos. Você irá conseguir, eu irei conseguir, nós todos iremos conseguir.

Estamos juntos e sucessos para todos nós :pray:t2:

Fiquemos bem todos nós juntos! :pray:t2:

1 curtida

Oi, Ana! Não se preocupe com as formalidades por aqui. Ao menos comigo, não precisa de “senhor”, não estamos numa sala de aula e aqui todos podem ensinar e aprender sem ser professores, no sentido estrito da palavra.

Parece que o pessoal tá indo bem em te explicar as coisas, mas… por que Arch? É o seu primeiro Linux? Parece que sim e, mesmo para aprender a programar em Python ou outras linguagens, não é a opção mais simples. Aí queria entender mesmo…

Boa sorte e vai colocando as dúvidas aí!

2 curtidas

Olá @Ana_Paula . Bom, se você tiver seguido a instrução do @Natanael.755 , você já consegue abrir o Idle pelo terminal. Se quiser facilitar mais as coisas, você pode criar um atalho para o programa no menu de aplicativos.
Para isso, abra um editor de texto, e cole esse conteúdo nele:

[Desktop Entry]
Name=IDLE
Comment=Integrated DeveLopment Environment for Python3
Exec=/usr/bin/idle %F
TryExec=/usr/bin/idle
Icon=/usr/share/pixmaps/idle.xpm
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Development;
StartupNotify=true
MimeType=text/x-python;

Salve o arquivo com o nome idle.desktop no diretório /usr/share/applications (para isso você precisará de permissões de root.

Espero ter sido claro, qualquer dúvida pode perguntar.


A propósito, como você disse que é muito iniciante no mundo Linux e tem um pouco de dificuldade, eu recomendaria você ir devagar, começar por uma distribuição que seja mais fácil, como o Linux Mint por exemplo. Inclusive, é bem facinho instalar o Idle nele, não dá esse trabalho todo.

4 curtidas

Meu Deus, o senhor explicou ponto a ponto… eu não estou acreditando!
Muito, muito, muito obrigada professor!!!
Eu vou anotar TUDO amanhã de manhã! Pode deixar!
Espero que dê tudo certo em sua vida, sua família e em seus projetos! Eu sei, como disse, é trivial para vcs, mas isso é inacreditável para alguém como eu.

MUITO OBRIGADA! :heart: :heart: :heart: :heart:

2 curtidas

Vc tem TDA… Eu nunca ia imaginar… Eu me trato na Unifesp aqui em SP com a Doutora Ana psicologa e a doutora Juliana de fono. Elas são muitos legais, se vc precisar de ajuda e morar em SP, procura eles é de graça e é muito bom!
Eu tenho pensado nisso, e com vcs isso tem ficado mais forte. acho que quero um dia ensinar pessoas como eu, ou nós. Tipo como o senhor já faz rsrsrs. Muito obrigada!!!

2 curtidas

O senhor escreve muito bem… Eu também fiquei muito emotiva. Nunca conheci alguém inteligente como o senhor mas também gentil. Na verdade todos vcs são, mas o senhor… <3
Espero que o senhor seja muito feliz em tudo. Não o conheço mas já sou sua fã!!!

Muito obrigada por compartilhar tanta coisa, vou anotar absolutamente TUDO!!! :slightly_smiling_face: :v: :heart: :heart:

2 curtidas

:grin:Fico muito feliz por suas gentis palavras e também sou seu fã. Você é uma pessoa esforçada e dedicada, merece todo sucesso e felicidade! :heart:

Muito obrigado e estamos ae para nos ajudar, quailquer duvida é só perguntar! :v:t2: :pray:t2:

2 curtidas