Como instalação ubuntu 20.04 no Dell Inspiron 5590

Boa tarde pessoal, comprei uma máquina na Dell (Inspiron 5590), uma máquina excelente, porém estou com problemas para instalar o Ubuntu nela. De acordo com a sessão de suporte da Dell esta máquina está homologada para receber a instalação de uma distribuição linux, inclusive com um passo-a-passo de como instalar (uma vez que o boot foi feito pelo pendrive) .
Meu problema começa quando tento alterar a ordem de boot na BIOS, aparece que legacy mode não é suportada, porem liguei no suporte da Dell e foi me dito que dá sim para instalar o linux sim. Alguém sabe como fazer? Os tutoriais usam uma versão da bios desatualizada em relação a que veio no notebook, mudaram todo o layout, telas e menus.
O pendrive está OK pois consigo dar boot por ele em outrra máquina que tenho aqui.

As principais distros suportam boot por UEFI, inclusive a maioria recomenda que seja assim. Mas precisa desligar o Secure Boot. Dá uma olhada na BIOS pra achar essas opções.
E deve ter uma tecla de ordem de boot, normalmente nos Dell é F12. Tentou por ali?

Ja tentei, liguei no suporte da dell e me disseram que há como instalar mas não souberam em dizer o passo a passo. Um ticket foi aberto e nos próximos dias saberei se dá ou não para instalar.
Obrigado de qualquer forma.

Uma experiência pessoal: instalar o Mint neste Dell que uso foi um parto. Consegui com o Ubuntu MATE 18.04, mas que acabou todo bugado. Quando coloquei Manjaro, ficou bem melhor - não sei pq, tem a ver com a forma como cada distro reconhece os dispositivos instalados. Mas sempre em UEFI. Sugiro tentar outras distros, criar o pendrive com Ventoy e manter UEFI com Secure Boot desativado

Entendi,o meu problema não está no pendrive ou na iso pois o mesmo funciona no lenovo que tenho de configuração equivalente. Instalar outra distro que nao seja baseada no ubuntu é complicado pois é para um usuário iniciante.

Não tem uma tecla de seleção de boot? Eu tenho um Dell mais antigo e é F12. Daí vc seleciona o pendrive (que já deve estar conectado quando vc ligou o computador) e começa a instalação.

O problema nao esta em entra na BIOS e mudar a ordem de boot isto foi feito, porém o boot pelo pendrive não acontece. A BIOS já foi atualizada, o secure boot desativado. Mas mesmo assim não ocorre.

Tentou com o *buntus (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu, MATE), os Mint (20 e LMDE) ou os Zorins (lite e core)?

conseguiu instalar…?
o meu problema é em relação ao grub…