Como inicio um programa C++ sem utilizar o terminal?

Recentemente eu criei um programa muito simples em C++ (estou iniciando a linguagem agora), porém, sempre que eu quero abri-lo eu preciso acessar o terminal, ir ao diretório em que ele está armazenado e digitar o comando ./
E eu gostaria de saber se tem como eu abrir ele sem precisar ficar indo ao terminal. O programa já foi compilado.
Esse é o código do programa, não sei se interfere muito, este programa é bem simples, ele é apenas algo que eu utilizei para aprender a usar o If, Else e Goto.

#include iostream

using namespace std;

int main(){

int n1, n2, result;
char cfr;

srt:

cout << "Dígite o valor da nota 1\n";
cin >> n1;
cout << "Dígite o valor da nota 2\n ";
cin >> n2;

result=n1+n2;

if(result>=60){
    cout << "Aluno Aprovado\n";
}else if (result>=40) {
    cout << "Aluno em recuperação\n";
}else {
  cout << "Aluno Reprovado\n";
}

cout << "\nGostaria de analisar outras notas? (s/n)\n";
cin >> cfr;

if(cfr=='s' or cfr=='S'){

goto srt;

}else if(cfr=='n' or cfr=='N'){
}

return 0;
}

Você pode criar um .desktop ou usar uma DE que permite abrir programas no terminal via GUI, ou ainda automatizar a execução, mas para esse programa em particular que você criou é um tanto inevitável pois você desenvolveu especialmente para ser interativo via terminal, com os descritores padrões de entrada e saída de um terminal (cin, cout) sendo a sua interface com o usuário.

1 curtida

No diretório do seu programa, vai ter um arquivo executável com a extensão .o

Vc pode ir no terminal e torná-lo executável:

sudo chmod a+x nomedoseuprograma

Ou, clicando com o botão direito e em permissões, marcar o campo para permitir execução como programa.

Bem que eu já estava desconfiando disso. Vou criar um programa que trabalhe com uma janela própria mais para frente. Obrigado.

@nando3d
Já fiz o procedimento mas ele dá erro dizendo que o formato de arquivo é desconhecido

Vc compilou como?

Uma outra coisa que você pode fazer para não ter que ficar indo ate o caminho do programa toda hora só pra inicializar ele é criar um makefile.

O Marcos do Terminal root tem um tutorial mt bom sobre isso:

Você vai fazer ele virar um programa do shell, como o CD, CAT, LS…

Como pode ver no video abaixo, eu criei um programa pra saber que horas eu vou ter que bater meu ponto kkkk, invés de ficar tendo que ir ate o diretório dele toda hora e fazer o clássico ./ponto eu fiz um makefile que tem um install dentro. Ai ele já fica como se fosse um programa nativo do shell. Basta eu digitar “ponto” que ele vai executar meu programa.

Se quiser um makefile de exemplo, pode pegar esse do meu github:

1 curtida

g++ programa.cpp -o programa

1 curtida