Como iniciar o mysql no linux?

Galera, eu faço curso de informática e comecei a aprender banco de dados recentemente, utilizamos o MySQL Workbench, instalei aqui rapidinho no Manjaro. O problema é pra iniciar o serviço, eu crio uma conexão mas a mensagem que aparece quando clico na conexão padrão é a seguinte:
Captura de tela de 2020-02-19 23-05-07.

Não faço ideia de como resolver, no colégio onde estudo usa-se o windows, então é só abrir o Xampp e dar um clique em “iniciar MySQL”. Não sei como inicia-lo no linux, ainda sou meio iniciante. Dei uma olhada na internet e testei alguns comandos do tipo:

[denieltoff@denieltoff-pc ~]$ mysql start
ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local MySQL server through socket '/run/mysqld/mysqld.sock' (111)

_

[denieltoff@denieltoff-pc ~]$ which mysqld
/usr/bin/mysqld
[denieltoff@denieltoff-pc ~]$ cd /usr/sbin/
[denieltoff@denieltoff-pc sbin]$ /usr/sbin/mysqld
2020-02-19 23:08:00 0 [Note] /usr/sbin/mysqld (mysqld 10.4.12-MariaDB) starting as process 17434 ...
2020-02-19 23:08:00 0 [Warning] Can't create test file /var/lib/mysql/denieltoff-pc.lower-test
/usr/sbin/mysqld: Can't change dir to '/var/lib/mysql/' (Errcode: 13 "Permission denied")
2020-02-19 23:08:00 0 [ERROR] Aborting
[denieltoff@denieltoff-pc sbin]$ sudo /usr/sbin/mysqld
[sudo] senha para denieltoff: 
2020-02-19 23:08:13 0 [Note] /usr/sbin/mysqld (mysqld 10.4.12-MariaDB) starting as process 17439 ...
/usr/sbin/mysqld: Please consult the Knowledge Base to find out how to run mysqld as root!
2020-02-19 23:08:13 0 [ERROR] Aborting

_

Não faço ideia de como resolver esse problema, ficaria muito grato se alguém mais entendido pudesse me dar uma ajuda, já tenho o mariadb instalado, tentei pela archwiki comandos similares a estes aí e deu erro também.

Veja o erro no google as vezes ajuda

Tenta aí

http://devfuria.com.br/linux/mysql-error-cant-connect-to-local-mysql-server-through-socket/