Como identificar uma Distro filha, tipo xubuntu, lubuntu, etc. Pelo terminal

Então pessoal. A dúvida não é identificar via terminal a distro base (Debian ou Ubuntu), mas sim os nomes das suas derivações (Especialmente nas do Ubuntu: Lubuntu, Xubuntu, etc).
Conhecem uma saída?

Estou usando o Xubuntu Core 20.04, mas até agora não consegui identificar essa release pelo terminal. Só se identifica como Ubuntu 20.04 Focal Fossa. Acredido que nas outras derivadas devem ter um meio, mas desconheço qual.

Vlw.

2 curtidas

@andryel :wave:t2:

Chegou a testar o comando uname -a?

1 curtida

Pela lista de repositórios; nem sempre isso funciona precisamente (o Manjaro se baseia em Arch mas tem repos próprios), mas uma olhada em arquivos como o sources.list resolveria essa dúvida… no entanto, ainda acho mais fácil olhar no Distrowatch mesmo

1 curtida

uname -a, aqui no Manjaro, sai dizendo… er… Manjaro?

1 curtida

Ah, agora entendi… tentou coisas como Neofetch, Paleofetch e Screenfetch?

1 curtida

Ah é o nome detalhado, então neste caso:

cat /etc/*-release

Acredito que as derivadas aparecem em “Pretty Name”

Ou tentar os “fetch” como citou o Rodrigo_Chile :smile:

No meu caso, como é uma release da comunidade do Xubuntu eu acho que podem ter se esquecido de alterar em algum canto. Ou não estar sabendo mesmo aonde é.

Neofech e Screenfetch só aparecem Ubuntu 20.04 focal

Nos arquivos em /etc/*-release só aparecem a mesma coisa.

2 curtidas

E o Paleofetch, deu o quê? Ah, fora terminal, sempre tem as configs do sistema, não é bem o que você quer, mas isso costuma aparecer ali, não?

Não tem esse app no repositório do ubuntu.

1 curtida

Eita :sweat_smile:.Bom, tenta o lsb_release e também adiciona a flag lsb_release -a para ver.

Sinceramente, acho o nome repositório feio (mas adequado também), mas em português poderia ser Jarra.

2 curtidas

No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 20.04.2 LTS
Release: 20.04
Codename: focal

2 curtidas

:scream: bom, então tenta o comando hostname. hostnamectl. cat/proc/sys/kernel/hostname :joy:

Edited:
Como o meu é Arch estes comandos não funcionam aqui, eu acredito que só em versões baseadas no Debian. Se não der certo, tenta eles mas separado:

hostname
ou
hostnamectl
ou
cat/proc/sys/kernel/hostname
Edited/

quando vc executa sudo find / -xdev -type f -exec grep -il xubuntu {} \; alguma coisa é retornada?

1 curtida

:man_facepalming: Apareceu na /etc/apt/sources.list (como fui me esquecer, kkkkkkkkkk).

“Cada release tem modificações próprias, e que precisam de um endereçamento para o repositório da mesma aonde estão as modificações/adições”

Com o caminho da Fonte para o CDROM consigo ver o nome da release. Agora só basta filtrar.

Vlw galera. Post resolvido @leoteodoro. Mas obrigado pela ajuda de todos!

1 curtida

Já tentou:

cat /var/log/installer/media-info

Se o seu objetivo é realmente saber o ambiente, talvez seja melhor usar:

echo $XDG_CURRENT_DESKTOP
1 curtida

Como os outros usuários mais ou menos sugeriram, é uma boa usar os *fetch. Dá para usar o neofetch mesmo como “fonte de informação” com neofetch INFORMAÇÃO, por exemplo:

$ neofetch distro
distro: Ubuntu MATE 20.04.3 LTS x86_64 
# comando | cut -d: -f2- para cortar o que vem antes dos dois pontos.

Se não quiser que o script dependa dele, o código do Neofetch é em Bash/linguagem de terminal, o que facilita bastante para ter uma noção de como ele faz. Linha 1123, por exemplo, é como ele diferencia os flavors do Ubuntu.

1 curtida

Dá uma olhada se na linha em que estaquei te responde a pergunta.

tiger@tiger:~$ cat /etc/os-release
NAME=“TigerOS”
VERSION=“20.04.2 LTS (Focal Fossa)”
ID=ubuntu
ID_LIKE=debian
PRETTY_NAME=“TigerOS 20.04.2 LTS”
VERSION_ID=“20.04”
HOME_URL=“https://www.ubuntu.com/
SUPPORT_URL=“https://help.ubuntu.com/
BUG_REPORT_URL=“Bugs : Ubuntu
PRIVACY_POLICY_URL=“Data privacy | Ubuntu
VERSION_CODENAME=focal
UBUNTU_CODENAME=focal

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.