Então pessoal. A dúvida não é identificar via terminal a distro base (Debian ou Ubuntu), mas sim os nomes das suas derivações (Especialmente nas do Ubuntu: Lubuntu, Xubuntu, etc).
Conhecem uma saída?
Estou usando o Xubuntu Core 20.04, mas até agora não consegui identificar essa release pelo terminal. Só se identifica como Ubuntu 20.04 Focal Fossa. Acredido que nas outras derivadas devem ter um meio, mas desconheço qual.
Pela lista de repositórios; nem sempre isso funciona precisamente (o Manjaro se baseia em Arch mas tem repos próprios), mas uma olhada em arquivos como o sources.list resolveria essa dúvida… no entanto, ainda acho mais fácil olhar no Distrowatch mesmo
No meu caso, como é uma release da comunidade do Xubuntu eu acho que podem ter se esquecido de alterar em algum canto. Ou não estar sabendo mesmo aonde é.
Neofech e Screenfetch só aparecem Ubuntu 20.04 focal
Nos arquivos em /etc/*-release só aparecem a mesma coisa.
bom, então tenta o comando hostname. hostnamectl. cat/proc/sys/kernel/hostname
Edited:
Como o meu é Arch estes comandos não funcionam aqui, eu acredito que só em versões baseadas no Debian. Se não der certo, tenta eles mas separado:
hostname
ou hostnamectl
ou cat/proc/sys/kernel/hostname Edited/
Como os outros usuários mais ou menos sugeriram, é uma boa usar os *fetch. Dá para usar o neofetch mesmo como “fonte de informação” com neofetch INFORMAÇÃO, por exemplo:
$ neofetch distro
distro: Ubuntu MATE 20.04.3 LTS x86_64
# comando | cut -d: -f2- para cortar o que vem antes dos dois pontos.
Se não quiser que o script dependa dele, o código do Neofetch é em Bash/linguagem de terminal, o que facilita bastante para ter uma noção de como ele faz. Linha 1123, por exemplo, é como ele diferencia os flavors do Ubuntu.