Como identificar quem usa sua rede local?

Olá pessoal.

Eu tenho um pequeno servidor que fica ligado 24h por cabo RJ-45 no meu roteador da operadora me fornecendo alguns serviços de multimidia, serviços http, nextcloud, etc e queria que ele fosse capaz de “varrer” minha rede local apenas procurando quem esta conectado e se possível me retornar o sistema operacional e quando de banda está consumindo. Quando eu acesso meu ip do roteador consigo identificar todos que estão conectados, mas pra isso preciso de uma interface gráfica (browser) e estar conectado na msm rede.

Então procurando pela internet achei algumas soluções pra fazer isso por terminal via SSH, achei uma solução com o “nmap” e com “arp-scan”, mas esses pacotes não funcionam 100% nunca, sempre vem faltando alguns ip’s (se eu tenho 10 usuarios conectados, ele sempre acha uns 7 e não consegue pegar todos na rede) e tbm mesmo passando os parametros apropriados ele não consegue me retornar se é windows/linux se é um celular ou impressora ou uma TV, apenas retorna um IP e nada mais.

Teria alguma ferramenta mais “inteligente” pra fazer isso ?

Talvez o Netdiscover te ajude nisso, mas e por command line
No repositorio da sua distro tem ele(dependendo da distro)

2 curtidas

Olá @lucianopp tudo beleza?

Quando falamos de monitoramento de redes existe uma infinidade de soluções que você pode utilizar para obter o resultado que deseja, porém, nenhum delas vai conseguir “burlar” uma coisa: as configurações de segurança do cliente de rede.

Se o cliente está configurado para não passar as flags de identificação do sistema operacional o sistema de monitoramento não poderá operar um milagre. As melhores soluções de monitoramento do mundo trabalhando sempre com o esquema de “cliente e servidor” - onde para cada equipamento que você quer monitorar você instala um cliente específico ou mesmo efetua uma configuração diferenciada para que o servidor seja capaz de monitora-la corretamente.

Existe esse diagrama aqui que é muito famoso no mundo Linux, ele pode te dar uma ideia de que ferramenta usar para monitorar cada tipo de serviço. Agora se você quer ferramentas com interface gráfica, provavelmente o Nagios ou o Cacti vão te atender bem.

Update: Você também pode testar o Zabbix também neste link tem várias outras opções.

https://www.reddit.com/r/linux/comments/4qtkp6/all_the_performance_monitoring_tools_in_linux_and/

:vulcan_salute:

3 curtidas