Boa tarde amigos, instalei o pop os no meu notebook (Acer Aspire 5), e encontrei um pequeno “probleminha”, ao fechar a tampa do notebook ele não hiberna, já busquei algumas soluções, encontrei uma extensão para habilitar o hibernar no gnome, mas logo abaixo tinha informações de usuários com link’s afirmando que tinha que mexer na swap para fazer funcionar e etc… Alguém aqui sabe se é somente assim mesmo? E no caso vai habilitar somente o botão do hibernar ou teria como fazer ele hibernar automático ao fechar a tampa do notebook? Vou deixar os link’s abaixo. Grato desde já pela atenção de todos!
Bom, o Pop_OS tem um guia de hibernação. Não adianta somente querer hibernar, você tem que ajustar a swap para tal processo e ativá-lo. Recomendo uma boa leitura para o entendimento do processo, que pode ser complexo. Qualquer dúvida pode perguntar aqui!
Na maioria das vezes não vai dar certo.
Descobre que o sistema tmb tem que gravar a cache de RAM na swap, muito triste mas eu não consigo hibernar aqui, aparentemente tem que salvar a RAM inteira na swap.
Eu sempre soube que para usar hibernação a partição swap tem ter o dobro da RAM, mas no wiki do Arch fala que se pode hibernar mesmo com uma swap menor do que a RAM, então é preciso ter cuidado com exagero. O wiki do Arch é muito completo, aprende-se muita coisa lá.
Mesmo que sua partição swap seja menor que a RAM, você ainda tem uma grande chance de hibernar com sucesso. Consulte “image_size” na documentação do kernel para obter informações sobre o image_sizepseudoarquivo sysfs(5) .
Eu uso hibernação no meu notebook e funciona bem depois de configurado, eu uso Arch. Eu uso um arquivo de swap com o dobro do tamanho da minha ram, acredito ser o suficiente. Pra que o notebook hiberne quando se fecha a tampa vc precisa editar o arquivo /etc/systemd/logind.conf e procurar pelas linhas abaixo, descomente elas e adicione hibernate no lugar de suspend, como no exemplo :
Não é limitado, teve uma época em que o hibernate estava dando problema em alguns hardware, ai pararam de implementar por padrão nos sistemas operacionais.
É que nem o grub no Ubuntu que desativaram o dualboot por causa de um problema no em um software usado pelo grub.
Como já disse, eu uso hibernação no Linux e funciona perfeitamente, não encotrei nenhum tipo de limitação até o momento, ou pelo menos não estou percebendo nenhuma.