Como habilitar "abrir com" após instalar wine no Ubuntu

Ao instalar o wine pela loja no Mint, por exemplo, quando clico com o botão direito do mouse em um .exe aparece a opção de abrir pelo wine, porem, ao instalar no Ubuntu 19.1 não tenho essa opção, conforme tela abaixo:

Saberiam me informar o que tenho que fazer para habilitar? Tenho que instalar algum complemento extra?

tenta ai abrir com outro aplicativo, depois escolhe carregador de aplicativos windows wine.
ou vai em propriedades depois abrir com e escolhe carregador de aplicativos windows wine e define como padrão

Tentei, mas não aparece wine na lista

image

Se clicar em Localizar novos aplicativos manda para a loja

acho que ja sei por que, esse wine da loja ta meio antigo eu estou usando aqui o 4.19 faz o seguinte desinstala esse e instala esse
sudo dpkg --add-architecture i386
esqueci isse passo
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo apt-key add winehq.key
sudo apt-add-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu eoan main’
sudo apt install --install-recommends winehq-staging
eu prefiro o staging aqui eu não tenho problema pelo contrário ta uma blz

1 Curtida

Depois de remover, ao tentar instalar pelos comandos, não encontrou winehq-staging

1 Curtida

desculpa eu tinha esquecido a chave começa do começo o tutorial que te passei eu arrumei os passo lá

1 Curtida

sudo dpkg --add-architecture i386
esqueci isse passo
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo apt-key add winehq.key
sudo apt-add-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu eoan main’
sudo apt install --install-recommends winehq-staging

diga se deu certo

1 Curtida

Deu certo! Aparentemente instalando apenas pelo sudo apt install wine vai com algum complemente a menos. Instalando dessa forma, por sinal a forma que o site indica, deu certo.

image

Apesar de não utilizar wine para nada, nem o Ubuntu, eu instalei para testes e está tranquilo aqui no Fedora Rawhide.

Testei com um exe simples do FDM (Free Download Manager)

Captura%20de%20tela%20de%202019-11-09%2022-52-21

1 Curtida

Muito obrigado por fazer o teste. Você instalou de que forma? Usando as instruções do site?

blz, espero ter ajudado eu prefiro usar o staging que ta na versão muito a frente do stable

1 Curtida

Como disse fiz o teste no Fedora Rawhide somente com os repositórios que utilizo diariamente “rawhide e koji” no caso do koji (pacotes ainda em testes que futuramente irão para o Rawhide).

Ajudou sim, pensei que estava faltando alguma coisa, e estava, mas pensei que instalaria uma libr… e funcionária.

se vc vai instalar jogo eu recomendaria o lutris aqui eu uso ele e quase 85% dos jogos que instalo dá certo roda de boa

1 Curtida

Eu uso o Q4WINE pra lançar os executáveis do Windows no Ubuntu, ele traz vários recursos bons pra gerenciar garrafas e coisas do tipo.

1 Curtida

Cheguei a instalar tbm, vem com mais opções, achei interessante, mas no meu caso seria apenas para ver se apps portáteis estão abrindo, aí o wine simples é mais objetivo.

Sem jogos. Para não dizer 0 jogos, só abro um emulador eventualmente, nesse caso o wine já serve tbm.

Na verdade, ele tem vários recursos, mas você não é obrigado à usar, se for só pra abrir, ele abre, sem tretas.

Eu uso ele pra tudo.

1 Curtida

:thinking:
Vou fazer uns teste então, como ele abria as configurações todas as vezes (bastava avançar) pensei que acabaria acumulando configurações desnecessárias, visto que testaria dezenas de portáteis por dia.

Ele só abre pra você configurar alguma variável se for o caso, mas se ignorar, não acontece nada, não salva informação nenhuma.

E você também pode desativar essa pergunta nas configurações.

O mais legal nele, é que o WineTricks que roda dentro dele é sempre atualizado na hora da execução e a gerencia de garrafas é a melhor.

Sem contar o gerenciador de tarefas só pros processos do WINE.

1 Curtida