Eu sou instrutor de cursos online e quando eu gravava no estúdio o computador era Windows. Lá eu usava o Camtasia para gravar a tela e a webcam ao mesmo tempo. Depois a equipe de edição cuidava de posicionar a câmera no ponto correto da tela em cada momento do vídeo.
No Linux eu comecei a usar o OBS mas a configuração de posição da câmera só pode ser feita previamente. Eu consigo com algum software gravar a câmera e a tela ao mesmo tempo para que eu possa cuidar desses detalhes de posicionamento da câmera na tela no momento da edição?
Usar softwares separados é uma opção viável, mas preciso de algum software que me permita ter tantas configurações para a webcam como o OBS, pois nele posso configurar o foco, codecs, etc.
Esse post sugere configurar um atalho para iniciar e parar gravação e com isso usar dois OBSs abertos ao mesmo tempo, um para a webcam e outro para o vídeo.
Outra opção é botar um tamanho de vídeo maior que a tela, deixar a facecam de lado e cortar depois.
Valeu pela resposta. O que eu fiz por enquanto foi essa segunda opção de ter a câmera do lado da tela pra editar depois. Mas isso fez meu computador gargalar um pouco, aí parece que há algumas perdas de frame na câmera. Alguma sugestão pra otimizar isso?
Eu tenho uma Nvidia GeForce MX150 (não suporta Nvenc).
(mude a taxa de bits, pra conseguir fazer um vídeo MP4 a 720p com qualidade aceitável o mínimo é 2000 kbps, e a maioria dos blurays põem entre 8 e 15 mil)
(caso fale Impossível criar arquivo de saída, mude o VAAPI device, pode ser que a primeira GPU aí seja a Nvidia)