Como garantir que todos programas sejam instalados na raiz ( / )?

Há muito tempo não acompanho notícias e acabo ficado por fora de algumas coisas simples. Mas por acaso que vi que os jogos da Steam são instalados no /home. Utilizo um ssd para o sistema e HD sata maior para os arquivos (/home). Por muito tempo ficava sem entender pq os jogos estavam tendo desempenhos pior que outros programas. Após uma formatação do sistema que mantive o home, ao fazer a instalação da Steam que percebi que os jogos continuavam instalador. Foi assim que aprendi essa questão.

Pesquisando vi que aparentemente tem como configurar na Steam os locais de instalação. Mas depois de tanta conversa, venho colocar a pergunta verdadeira. Há mais programas que se instalam no /Home? Há como configurar que todos programas sejam instalados na raiz?

2 curtidas

Que eu saiba apenas o Steam e o Wine instalam jogos no diretório home, no caso do Steam é possível escolher o local de instalação nas configurações. Você poderia criar uma pasta na raiz do sistema e dar permissões para o seu usuário, ou simplesmente eliminar a partição home, dessa forma todo o sistema ficaria no SSD. Você pode utilizar o HD como um dispositivo de armazenamento genérico.

3 curtidas

Eu cheguei a pensar nessas mesmas opções.

A steam é instalada na raíz do sistema, os arquivos de configurações do steam e os games no /home que pode ser alterado nas configs do steam assim como o drakofrost citou acima.

4 curtidas

Obrigado pessoal. Da Steam eu tinha achado essa possibilidade. Minha preocupação era mais se existia outros programas que se instalassem no /Home. Mas acho que vou deixar tudo no SSD e usar o outro HD como um “HD Externo” sem ser externo =P.

Estou pensando em comprar um Rasberry Pi e criar um NAS ou uma nuvem privada e não necessitar mais de HDs no PC.

2 curtidas

não use raspberry para fazer nuvem. Não tem entrada Sata para conectar HD, o acesso vai ser apenas por USB 2.0 que não é adequado para esse tipo de uso.
alem disso o processamento do Raspberry deixa deixa muito a desejar.

Procure um mini PC com porta Sata.
Ou se quiser algo mais robusto use um NUC, com um sistema Proxmox.

2 curtidas

Obrigado pela dica. Mas estava escolhendo o Rasberry por muxibagem mesmo =D. Acho que se eu partir para um mini pc X86_64, devo acabar utilizando o FreeNas.

1 curtida