Olá, gostaria de saber como posso garantir minha chave digital do Windows se desinstalar ele para rodar o Linux. Tenho a licença pois veio instalado com o meu notebook.
como vc fez a compra da licença? pelo site da microsoft?
até onde sei existem três possibilidades pra ter uma chave
deixá-la na sua conta microsoft (ai pra usar ela é só logar com tua conta microsoft na instalação)
ter uma chave de 25 dígitos e usar no assistente de ativação
a fabricante deixa uma chave na bios (no caso é só instalar o windows normalmente que ele se vira pra se ativar)
Depende, se for um notebook ou desktop de fábrica já com Windows OEM por exemplo, já tem uma etiqueta afixada a carcaça do computador, bastaria redigitar a chave de ativação.
Outra possibilidade é não precisa fazer nada já que algumas máquinas modernas já vem com a ativação injetada na bios ou firmware e no momento de instalação ocorre a ativação automática.
E se você adquiriu uma licença aftermarket basta redigitar a chave de ativação que vem junto com a mídia de instalação ou que você recebeu por e-mail.
esse tutorial abaixo vai te ajudar a localizar a chave:
Até onde eu sei, depois de instalado, a chave fica associada à placa mãe.
Isso quer dizer que numa instalação posterior, vc instala mesmo sem chave e a ativação será automática quando tiver acesso à internet.
O problema é justamente se vc quiser trocar a licença de computador, aí vai depender do tipo de licença e vai precisar fazer um procedimento de “desativação” pra posteriormente poder “ativar” em outra placa mãe.
Obviamente opte pela segurança e salve uma cópia da chave de ativação em caso de não haver essa ativação automática, daí vc poderá pedir suporte pra microsoft e eles vão indicar como proceder. Possivelmente terá uma burocracia de nota fiscal de compra da licença ou do computador.
Já tirei Windows e instalei só Linux, e quando instalei Windows novamente, veio ativado automaticamente.
Se quiser garantir, coloque sua conta da Microsoft para associar com a chave.
Obrigado pelas respostas galera, que comunidade bacana! Consegui achar a minha chave pelo PowerShell, e ela está associada a minha conta.
Se ele comprou a computador já com o Windows instalado sim , mas caso ele tenha trocado
a placa mãe terá que usar a chave sempre que reinstalar o windows.
Ah! pra quem falou da questão da chave ficar associada a placa mãe, acertou também hehehe… comprei o note já com o Windows, mas por segurança guardei o número e associei a conta, vai saber né? É um i5 com 4gb de ram da Acer, paguei 2000 na Americanas há uns 2 anos… Achei bem barato, mas não é grande coisa… espero que com o Linux fique mais rápido.