Como funciona Snap e Flatpak? E remover bloatware do Manjaro irá causar problemas?

Olá,

Estou testando o Manjaro a algum tempo na VB, e vi que alguns programas no qual eu utilizo no dia a dia para programar só estão disponíveis via “Snap”.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam e me esclareçam para eu entender melhor.

O que eu procurei e tentei entender, é que ele é uma nova versão de “empacotar” os softwares para linux no geral. Ao invés de ter vários tipos ( .deb, .rpm, etc ) teríamos apenas o Snap que conseguiram instalar qualquer software em qualquer distribuição linux, algo como se fosse o .exe para os Windows.

Outra coisa que li e que não entendi, é que dizia que os programas instalados utilizando Snap as atualizações são automáticas, é verdade isso? Se sim, teria alguma forma de eu gerenciar de forma manual qual programa que quero atualizar?

E por fim, alguém já teve algum problema no “futuro” ao desinstalar os programas (bloatware) que já vem instalados no Manjaro KDE? Ele vem com vários que nunca irei utilizar ou então existe um programa diferente que faz a mesma coisa só que melhor.

Acho que só isso por enquanto xD.

1 curtida

Snap e Flatpak

PS: Bônus: AppImage

Quais programas seriam esses?

Cuidado com o que vai apagar, o pamac é uma excelente ferramenta, e esta excelência as vezes é prejudicial, visto que no intuito de facilitar a vida do usuário, pode muitas vezes apagar o que vc quer e mais as dependencias, e estas dependências tem que ser analisadas antes de clicar no “Sim”, vc pode limpar a sua interface.

Ex: Os programas Avahi SSH Server e Avahi VNC Server, se tentar remover eles iram levar bastante coisa do seu sistema por ser utilizado como dependência.

PS: Como você esta rodando virtualmente, pode fazer uns “testes” para ver o que pode ser deletado ou não.

Depende o que você acha que não utiliza e quiser remover, as ferramentas Qt por exemplo, você pode não utilizar elas diretamente, mas se você remover as mesma o KDE vai quebrar, já que ele utiliza as ferramentas como dependência (elas não estão ali atoa como dizem por ai).

Como mencionado pelo @Pio, você deve prestar atenção ao remover algo, pois ele pode servir como uma dependências de algo que você ou o sistema utiliza. No Pamac você tem essas informações, assim você pode conferir antes de instalar. Quanto aos Snap, não posso ajudar muito por não utilizar esse método de empacotamento.

Saudações.

Resumindo muito, os Snaps é um formato de distribuição de programas e Flatpaks é um meio de distribuir programas.

Sim, é basicamente isso, não tão novas assim mas é isso, mecanismos similares (e até superiores em certos pontos), existem desde 2004

Não exatamente, snaps funcionam como um MSI portátil, você instala, mas pode copiar o programa pra outro PC e instalar a partir dele, desde que se tenha o snapdinstalados, o análogo aos .exe são os AppImages

As atualizações por padrão são automáticas sim, são verificadas 4x por dia

Não, o máximo que você pode fazer é definir os horários e quantos snaps são atualizados por fez, existem gambiarras mas isso traz programas bugados ou muito antigos

Não, elo menos eu nunca tive, até onde eu pesquisei esses programas são instalados após o sistema pronto, sendo assim, nenhum componente do sistema depende deles. Cabe o bom senso, são bloatware os ferramentas do sistema?