Como funciona os temas no Linux?

Conteúdo sinalizado escondido.

3 Curtidas

Sim, o Gnome-look é um bom site pra se baixar temas e ícones
Você usa o Cinnamon, então baixe GTK3 Themes para o tema das aplicações/janelas e Icon Themes para os aplicativos :slight_smile:

Para instalar, basta descompactar e mover para as pastas .themes e .icons que ficam no /home

Obs: essas pastas estarão ocultas, então pressione ctrl H para você poder vê-las, e se elas não existirem, você pode criá-las

Por exemplo:
Para instalar o tema Flat Remix Green, você clica em Download e seleciona a versão desse tema que você quer

Irá abrir uma janela, então você clica em Download novamente

Depois, selecione a opção Salvar Arquivo

Depois, vá na pasta Download e clique com o botão direito do mouse e clique em extrair aqui

Depois de extraído, clique com o botão direito do mouse e clique em cortar, depois disso, vá na sua /Home (clicando em Pasta Pessoal que fica do lado esquerdo do navegador de arquivos)

Aí pressione Ctrl H para mostrar os arquivos e pastas ocultas, procure por .themes, se não encontrar, basta clicar com o botão direito do mouse e em criar nova pasta (com o nome .themes)
Depois de criada, entre nela, clique com o botão direito do mouse e clique em colar (para colar o tema que você extraiu)

Para selecionar o tema:
Abra o aplicativo Configurações do Sistema e vá na opção Temas

Nas opções Bordas das janelas e Controles você pode selecionar o tema:

Espero que não tenha ficado muito confuso :sweat_smile:

3 Curtidas

Tecnicamente exceto Qt não existem temas pra Linux, existem arquivos CSS que por acaso funcionam como tema, no caso você precisa de um tema que suporta GTK 2 e GTK 3 assim você cobre apps GTK e QT, no mais só seguir os passos do @Thomas

3 Curtidas

@Thomas, como você usa a interface de usuário Cinnamon, você deve usar temas GTK2 e 3, esses também são compatíveis com interfaces de usuário como: Gnome, Gnome Shell, Xfce, Mate, Budgie, etc…

No Linux você tem a liberdade em utilizar diferentes interfaces de usuários e alternar entre elas, como também optar por usar outros gerenciadores de arquivos, diferentes versões do kernel…

No mais é só seguir o tutorial do @Lissandro!

2 Curtidas

Ficou claro como dia! :joy: :joy: :joy:
Muito obrigado @Lissandro!

Só mais uma dúvida, ao aplicar o tema seguindo seu tutorial, o meu Gerenciador de Arquivos não ficou igual ao da imagem de divulgação do tema Qogir, o motivo seria o que o @D3XT3R mencionou acima, esta usando um outro gerenciador de arquivo?
Saberia me informar qual é esse gerenciador de arquivos da imagem abaixo?

image

1 Curtida

@Thomas, parece ser o Nautilus, mas não tenho certeza, se você usa o padrão do Cinnamon, então você está usando o Nemo!

1 Curtida

@Thomas, visite esse tópico “Qual o melhor gerenciador de arquivos” , para entender melhor sobre o assunto, lá a turma debate qual é o mais leve, tem mais funcionalidades, como baixar, como trocar o gerenciador, etc…

2 Curtidas

De nada :slight_smile:

Acho que é o Nautilus, o gerenciador de arquivos do Gnome, como o @D3XT3R mencionou.

2 Curtidas

Outra dúvida sobre essa parte de temas, percebi que a maioria dos temas do GNOME-LOOK, tem entre as imagens de ilustração a seguinte tela (imagem 01, irei postar na sequencia, pois o fórum faz bullying com novos membros, limitando a postagem de apenas uma imagem por tópico, isso poderia ser revisto pela administração), essa aplicação é padrão do sistema (como se chama, pra que serve e onde acessá-la?) ou deve ser baixada?

A personalização é modular, ótimo, gostei muito dessa sua combinação!
@Lissandro, você é canhoto, seus botões ficam no lado esquerdo :joy: :joy: :joy:, cara até isso é possível alterar no Linux. :clap: :clap: :clap:
Não consegui achar o tema “Adapta-Nokto” para “Controles” e nem o “Eleganse” para “Área de trabalho”, poderia disponibilizar o link @Lissandro?
Na “imagem 02”, aqueles “traços verdes discretos”, o responsável seria o tema “Adapta-Nokto” para “Controles”? Os padrões do Mint o fundo do ícone fica cheio quando selecionado, visualmente acho carregado!
Sou curioso :thinking: e aproveitando a imagem 02, porque o atalho para sua “Pasta pessoal” no canto esquerdo da janela do gerenciador de arquivos tem uma barra, digamos de indicação de uso de espaço disponível? Como você fez para “remover/ocultar” o atalho para “Disquete” em “Dispositivos”, no meu gerenciador (Nemo), esse atalho aparece (imagem 03) e eu nem mesmo tem um leitor de disquete em meu computador! :crazy_face:

1 Curtida

Imagem 01:

Imagem 02:

Imagem 03:

image

Na verdade não, sou destro, porém gosto do “padrão Apple” dos botões (lado esquerdo) :sweat_smile:

Eles estão disponíveis para baixar pelas configurações do Mint:
Abra o aplicativo de Configurações e vá em Temas
Você verá que tem três abas, que são: Temas, Adicionar/Remover e Configurações
Então você vai na opção Adicionar/Remover, aí vai pedir para atualizar o cache e depois disso é só procurar os temas

Mas se você quiser os links, aqui estão:
Adapta-Nokto
Eleganse

2 Curtidas

Sim, os detalhes são do tema Adapta-Nokto :slight_smile:

É padrão do Nemo, quanto mais arquivos eu tenho na minha /home, mais a barra vai enchendo.

Aí eu já não faço idéia :joy:

2 Curtidas

Também acho pouco, poderia ser no mínimo 3 a 5 imagens, pois como se diz um velho ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”, o @Dio pode reavaliar isso…

2 Curtidas

Verdade, facilita muito!

A minha “Pasta pessoal” não tem isso, apenas o “Sistema de arquivos” e olha o danado do “Disquete”:

image

2 Curtidas

Na instalação você deixou o /home como uma partição e o / como outra, ou apenas instalou em uma única particão?
Acredito que sua instalação foi com o /home junto ao /, por isso a barra que indica o espaço utilizado aparece apenas em Sistema de Arquivos (que é o /)

2 Curtidas

Instalei tudo em uma mesma partição, é que uso Dual Boot (Linux Mint 19.1 Cinnamon e Windows 10 Pro) e no Windows 10 tenho duas partições C: e D:.

2 Curtidas

entendi, como minha /home é separada do /, o nemo mostra a barra na minha pasta pessoal :slight_smile:

2 Curtidas

Agora faz sentido! :+1:

2 Curtidas