Varia de acordo com o navegador, ele pode configurar um ip estático mas é “sub ip”, quem comanda o tipo de ip é o ISP (Internet Service Provider) a empresa que contratamos os serviços de internet. Por exemplo:
Chega a informação do ISP em ip dinâmico, esse ip é o “portão do condominio” do moden. Depois dele, podemos configurar o ip (estatico) o “numero dos apartamentos” ou deixar ele dinâmico. Ae entra a situação que as operadoras de internet não gostam, vai depender do contrato.
Eu tinha sub redes configuradas para ip estático e dinâmico, de acordo com quem iria usar aqui em casa. Quem comandava estes tipos de ips eram os roteadores que vinham depois do moden do ISP. Mas oque eu fazia, pelo contrato não era permitido pois o ISP tinha pacotes especificos para assinar com roteadores extras, velocidades focadas e tals e todas as minhas configurações pós moden eram ilegais, quebrava o contrato do ISP.
É mais ou menos que pegar a energia elétrica depois do relógio medidor e revende-la, usar de maneira inadequada ao contrato da concessionária. Eu não vendia a minha internet mas eu usava ela irregular, tudo vai depender do contrato. Hoje é só do moden ISP para os computadores, nada mais de sub redes e tals.
Deixar ip estático no navegador seria mais para talvez uso de VPNs, Proxies, são termos confusos mas podem servir para usarmos a internet de outro computador em outro lugar pelo nosso computador, oque de repente pode acabar serndo irregular, por exemplo o Brasil bloqueou tal conteúdo dos USA, mas para assistir conectamos nosso pc num pc dos USA e ele conecta ao serviço, driblando este bloqueio brasileiro.
Segurança é um negócio complexo neste caso de redes é parecido que confiarmos nos outros, não sabemos oque se passa na cabeça dos outros, dai o outro te traí a nossa confiança e pronto… Confiar em VPNs, ip estáticos é uma loteria.
Uma segurança física são os cadeados na porta. Uma segurança virtual são os cliques."