Como funciona o DNS?

Bem, recentemente vi algumas coisas sobre DNS, acabei descobrindo o básico (Que é uma segurança a mais dentro da própria rede e que as operadoras de internet não gostam muito dele)

Ativei no meu chrome e firefox, tentei no celular, mas vi que preciso trocar o ip para o modo estático para isso e não sei se é uma boa idea…queria que alguem pudesse me explicar melhor como o dns funciona e se devo ativar no celular (E manter ativo nos meus navegadores)

OBS: Usando o cloudflare

1 curtida

como assim precisa usar ip estático pra usar no telefone?
se vc tem android é ir em configurações ~> rede e internet ~> avançado ~> dns particular e digitar one.one.one.one

como o dns funciona é assim:
“tem um servidor, seu computador pergunta pra ele qual o endereço ip de um domínio, o servidor dns retorna com a resposta e vc consegue acessar seu site”

2 curtidas

:wave:t2:

Os endereços na internet são tudo por ip e não por https://www.nome.com.br. Mas seria muito ruim digitar o ip, ainda mais a versão 6, ou até mesmo gravar na cabeça. Por exemplo digita no navegador 68.183.165.13 que você irá ir para um site maravilhoso mas imagina termos que gravar ou anotar os endereços de internet assim.
Ae é que entra o DNS = Domain Name Server, que compara números com texto para facilitar a vida do ser humano. Trocar o ip dinâmico para ip estático vai de acordo com procedimentos, necessidades e tals. Geralmente em casa melhor deixar como o ISP provém. Estático é mais para empresas e tals.

:pray:t2:

3 curtidas

nos sites que eu pesquisei não ensinava assim, mto obrigado pela explicação

Agora entendo um pouco melhor, so uma pergunta, eu ativei nos meus navegadores então o ip
deles agora está estático?

1 curtida

não, ip estático ou dinâmico não tem qualquer relação com configuração de servidor dns pelo usuário

entendi, na sua opinião vale deixar ativado?

não muda muita coisa na prática
mas se vc se sentir melhor sabendo que sua operadora (e toda a cadeia de operadoras interconectadas) não vão saber, e nem poder interferir, em que sites da internet vc está acessando mais ou menos, então talvez seja uma boa ideia

1 curtida

ask rapida, ao usar o dns one.one.one.one o dns over https ja fica ativo?

:thinking: Varia de acordo com o navegador, ele pode configurar um ip estático mas é “sub ip”, quem comanda o tipo de ip é o ISP (Internet Service Provider) a empresa que contratamos os serviços de internet. Por exemplo:

Chega a informação do ISP em ip dinâmico, esse ip é o “portão do condominio” do moden. Depois dele, podemos configurar o ip (estatico) o “numero dos apartamentos” ou deixar ele dinâmico. Ae entra a situação que as operadoras de internet não gostam, vai depender do contrato.

Eu tinha sub redes configuradas para ip estático e dinâmico, de acordo com quem iria usar aqui em casa. Quem comandava estes tipos de ips eram os roteadores que vinham depois do moden do ISP. Mas oque eu fazia, pelo contrato não era permitido pois o ISP tinha pacotes especificos para assinar com roteadores extras, velocidades focadas e tals e todas as minhas configurações pós moden eram ilegais, quebrava o contrato do ISP.

É mais ou menos que pegar a energia elétrica depois do relógio medidor e revende-la, usar de maneira inadequada ao contrato da concessionária. Eu não vendia a minha internet mas eu usava ela irregular, tudo vai depender do contrato. Hoje é só do moden ISP para os computadores, nada mais de sub redes e tals.

Deixar ip estático no navegador seria mais para talvez uso de VPNs, Proxies, são termos confusos mas podem servir para usarmos a internet de outro computador em outro lugar pelo nosso computador, oque de repente pode acabar serndo irregular, por exemplo o Brasil bloqueou tal conteúdo dos USA, mas para assistir conectamos nosso pc num pc dos USA e ele conecta ao serviço, driblando este bloqueio brasileiro.

Segurança é um negócio complexo neste caso de redes é parecido que confiarmos nos outros, não sabemos oque se passa na cabeça dos outros, dai o outro te traí a nossa confiança e pronto… Confiar em VPNs, ip estáticos é uma loteria.

Uma segurança física são os cadeados na porta. Uma segurança virtual são os cliques." :sunglasses:

3 curtidas

se vc fala usar no android, sim

Oi tudo, bem?

A explícação sobre DNS foi feita de forma excelente pelo @RuKsu

Sobre IP estático ou dinâmico:

O seu roteador é capaz de entregar endereços de IP para cada dispositivo conectado a sua rede, utilizando DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais

Quando você usa endereços dinâmicos, o roteador vai entregar um endereço de IP disponível para o seu celular, muitas vezes o mesmo, mas pode ser que ele mude quando você liga e desliga o wifi ou reinicia o celular.

Quando você usa um endereço fixo, ou IP estático, você digita qual o IP você gostaria de usar, se ele estiver disponível na rede, é ele que o seu celular irá usar.

Para o uso de Smartphones, na prática acaba tendo pouca serventia, mas faz bastante sentido em redes complexas, com vários computadores ou servidores.

Sobre o DNS da cloudflare, você não realmente precisa usar o App deles para usar o 1.1.1.1, você pode simplesmente configurar isso diretamente no celular ou até mesmo no seu roteador para que ele seja usada na rede inteira, o mesmo vale para os DNS do Google 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 ou o openDNS 208.67.222.222 e 208.67.220.220

Usar um IP Fixo não afeta o DNS do sistema, e não geralmente não tem relação com a performance da internet, em relação a resolução de nomes para acessar sites.

Abraços!

3 curtidas

Que explicação boa :), nesse meio tempo tambem fiz algumas pesquisas (Usando a documentação da cloudflare) e consegui configurar tudo de boas, mas tou com uma pulga atras da orelha:
image

O DNS over Warp não funcina, mesmo eu tendo ativado ele no celular e no pc
image

Ps: Porta 1.1.1.1 configurada: Nos navegadores e no proprio windows (10 no meu caso) , botei tanto o de ipv4 quanto o de ipv6
image

Alguma ideia de como fazer o over warp funcionar?

(Quando ao tópico da ISP não permitir o uso, irei dar uma olhada nos termos da minha (Brisanet) se ela não permitir vou tentar estender o uso ao máximo, por isso vou manter o DoH ao inves do DoT, ja que o mesmo se mistura no trafego https)

EDIÇÂO 1:
Descobri um fato curioso, se eu desativo o DoH do navegador o DoW (DNS Over WARP) retorna como sim, eu testei em 3 navegadores para confirmar. Talvez o DoH e o DoW não funcionem juntos (Assim como o DoT e o DoH)

1 curtida

Sobre o uso do app, configurei a porta 1.1.1.1 tanto nas configurações quanto pelo app (acho que isso é mais perfeccionismo meu), mas estou com problemas pra ativar o DNS over Warp (Eu fiz uma resposta explicando a situação pro RuKsu, caso queira entender melhor miha situação)

exatamente, se vc instalou o cliente cloudflare e liga o DoH no chrome, o chrome que vai fazer a requisição DNS, não o cloudflare, então o DoH é que vai funcionar

1 curtida