Como fazer um script para iniciar na hora do boot usando o xinit?

preciso iniciar um script em python (que usa o tkinter) sem um gerenciador de janela, ou seja, quer que somente o meu programa apareça na tela e mais nada, e isso assim que o computador ligar, já desativei a senha pra entrar e fiz ele logar automaticamente, agora falta esse 2 passo, não sei por onde começar, preciso de algum material pra deixar essa ideia mais lúdica em minha cabeça… alguém conhece algum material em português sobre o assunto?(de preferência vídeos) sobre xinit ou o x window system??? não sei onde achar isso,

O mais indicado é você usar uma sessão do OpenBox, daí coloca o seu script pra iniciar através de um lançador na pasta ~/.config/autostart ou /etc/xdg/autostart.

O conhecimento que eu tinha sobre o assunto está desatualizado. Vi alguns tutoriais mais eles não funcionaram no meu Ubuntu.

Qual distribuição você vai usar e qual versão?

vou usar Debian 9, ele é bem leve, e o boot é rapido. Quanto a pasta autostart ela não existe no Debian, apenas a pasta init.d(que tem a mesma função), porém quando tento colocar o atalho do meu arquivo dentro dela, é retornado um erro, de acesso negado e ele não pede permissão de administrador nem nada, enfim…
eu queria criar um script dentro dessa pasta init.d e dentro desse script colocar ele pra abrir o arquivo principal do programa, porém não sei qual comando usar pra chamar esse arquivo, alguém pode me dizer?

Buguei. (20 caracteres)

2 curtidas

Ubuntu 9 ?? espero que tenha esquecido do 1 e seja Ubuntu 19

Mas para iniciar basta criar um script em shell/bash em /etc/init.d/
e chamar a função desta seguinte maneira:

#!/bin/sh
. /lib/dir/init-myfunctions

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

1 curtida

perdão heheheh quis dizer Debian Jesus DEBIAN :joy::joy::joy:

2 curtidas

Vou testar agora mesmo!