Como fazer jogos rodarem melhor no Ubuntu (Intel Graphics kk)

Eu recentemente instalei o Ubuntu no meu PC que é levemente ruim e queria rodar programas normais como office, navegador de internet, e outras coisas do dia a dia mas a única coisa que eu n consigo resolver é sobre fazer ele rodar jogos, eu testei portal 1 que no Windows rodava a 60 FPS mas no Ubuntu roda a 30 e com problemas de estática, não teria um jeito de fazer ele rodar melhor os jogos?

1 curtida

Olá @Rodrigo_Silva1 seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

O seu computador, qual seriam as especificações dele, por exemplo o chip gráfico, Intel, AMD, Nvidia, processador e memória ram estes detalhes já facilitariam nós a tentarmos fazer o jogo ficar mais fluído. :smile:

:pray:t2:

1 curtida

Meu hardware:
Intel i5 6Geração (eu acho) com Intel Graphics 4600 integrado com o processador
6gb de ram ddr3
hd de 1tb
Caso o modelo do PC seja necessario é Dell inspirion 3647

1 curtida

Tá rodando o jogo pela Steam?

2 curtidas

Sim, rodo jogos pela steam

Mas pretendo baixar uns piratas como o cod 4

:grimacing: Xiiiiii, é difícil explicar mas, vai te dar um big, imenso trabalho para instalar jogos deste tipo no Linux e no fim você vai acabar se frustrando pois as chances de não funcionar são de 99% :joy:
Também não é interessante piratear sabe… Por exemplo, eu sou um programador, criei uma forma de piratear um jogo mas, parece que deixei o jogo de graça porém, quando você instalar eu estarei lá dentro do seu computador sem você perceber, então eu posso pegar todos os seus dados e bagunçar com você… Esse é o maior propósito de jogos pirata :pirate_flag:
Melhor evitar usar coisas piratas, pode dar ruim no futuro :face_with_thermometer:
É difícil dadas as nossas condições, mas melhor previnir que remediar :smile:

:pray:t2:

1 curtida

Mais alguma solução para o problema de otimização dos meus jogos TOTALMENTE ORIGINAIS no Ubuntu XD

1 curtida

Sim sim claro, vamos fazer o melhor para te ajudar :smile: estou fazendo umas pesquisas aqui. :pray:t2:

valeuuuu :wink:

1 curtida

Opa eae Rodrigo blza?? Olhando o manual do seu pc (espero q seja esse), vc tem somente 1gb de vídeo compartilhado, isso quer dizer que a GPU pega até 1gb dos 6gb de ram que vc tem. Isso já da uma limitada nos jogos. Pensando nisso vc pode instalar o Ubuntu com uma interface mais leve, tipo o XUbuntu 20.04 e atualizar o Mesa Driver por exemplo (no blog do Dio tem o procedimento). Creio que a sua GPU integrada não dê suporte completo ao Vulkan, e assim não deixando a possibilidade de vc jogar alguns games através do Wine/DXVK e afins, mas se vc conseguir uma GPU que tenha suporte, pode ser que consiga.

Se vc quiser um norte, tenho esse post falando sobre. Espero ter ajudado :vulcan_salute: :smiley:

1 curtida

Cara meio estranho tenho uma configuração inferior a sua e rodo a 60~80 fps mas é meio complicado jogos no Linux mesmo. Bom minha configuração é a seguinte:
i5 3° geração
8gb RAM
Dell inspiron 3421.
Mas o que eu tento faze para melhora é da uma geral no sistema desativando os efeitos e o de sempre que você encontra em todo tutorial. Um bom exemplo:
Ubuntu 20.04 mais leve.
Outra coisa que utilizo no sistema:
https://diolinux.com.br/aplicativos/slimbook-battery-3-bateria-linux.html
Também faço isso:
Reduza o uso do SWAP e melhore o desempenho do Linux – Elias Praciano.

E também usa a versão mais atual do mesa drive como o @CanalOCaraDoTI já cito.

Não estou em casa então acho que fico meio bagunçado mas no geral o que eu faço é isso, mas se quer mesmo segui com jogos acho que a melhor coisa a se faze é usa o Windows mesmo.

2 curtidas

Xiiiii… :grimacing:

1 curtida

Dá o dinheiro aí que eu compro sem nenhuma preocupação :grin:

1 curtida

Sem falar que esse é um dos motivos para migrar pro Linux !
Se livrar da pirataria e dos preços monstruosos de certas licenças .

2 curtidas

Ok obrigado pela dica! vou instalar o Xubuntu e ver se é o ideal para mim

1 curtida

@Rodrigo_Silva1 Uma listinha do que roda: