Como fazer Hackintosh usando somente o Linux

É isso mesmo! Vejo muita gente perguntando:

• “Onde baixar isos de macOS?”
  • “Não é possível criar o instalador de Hackintosh sem um Mac?”
  • “Você precisa do Windows.”

Enfim, você não precisa de nada disso.

Vamos baixar o instalador diretamente do servidor da Apple, limpo e sem modificações. Quanto à EFI do sistema, você terá que configurá-la manualmente. Para isso, você deve usar o tutorial Dortania.

Este tutorial é um fork da parte de criação de pendrive bootável do macOS usando Linux do próprio Dortania, porém inclui um script de automação para a criação do pendrive com bootloader OpenCore.

Também simplifiquei a criação manual do pendrive. Se você não quiser usar o script, você pode seguir o tutorial manualmente.

Guia original do fork aqui
Ocflashdrive source aqui

Versão suportada: 0.9

Embora você não precise de uma instalação limpa do macOS para usar o OpenCore, alguns usuários preferem começar com uma base limpa ao atualizar seu gerenciador de inicialização.

Para começar, você precisará do seguinte:

Baixando a recovery do macOS

Para começar, primeiro acesse a pasta macrecovery

# Ajuste o comando abaixo para a pasta correta
cd ~/Downloads/OpenCore-0/Utilities/macrecovery/

Em seguida, execute um dos comandos a seguir, dependendo do sistema operacional que você deseja instalar:

# Lion(10.7):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-2E6FAB96566FE58C -m 00000000000F25Y00 download
python3 ./macrecovery.py -b Mac-C3EC7CD22292981F -m 00000000000F0HM00 download

# Mountain Lion(10.8):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-7DF2A3B5E5D671ED -m 00000000000F65100 download

# Mavericks(10.9):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-F60DEB81FF30ACF6 -m 00000000000FNN100 download

# Yosemite(10.10):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-E43C1C25D4880AD6 -m 00000000000GDVW00 download

# El Capitan(10.11):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-FFE5EF870D7BA81A -m 00000000000GQRX00 download

# Sierra(10.12):
python3 ./macrecovery.py -b Mac-77F17D7DA9285301 -m 00000000000J0DX00 download

# High Sierra(10.13)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-7BA5B2D9E42DDD94 -m 00000000000J80300 download
python3 ./macrecovery.py -b Mac-BE088AF8C5EB4FA2 -m 00000000000J80300 download

# Mojave(10.14)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-7BA5B2DFE22DDD8C -m 00000000000KXPG00 download

# Catalina(10.15)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-00BE6ED71E35EB86 -m 00000000000000000 download

# Big Sur(11)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-E43C1C25D4880AD6 -m 00000000000000000 download

# Monterey (12)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-E43C1C25D4880AD6 -m 00000000000000000 download

# Versão mais recente
# Exemplo: Ventura (13)
python3 ./macrecovery.py -b Mac-B4831CEBD52A0C4C -m 00000000000000000 -os latest download

Se tudo correr bem, você terá um arquivo chamado “BaseSystem.dmg” dentro da pasta “macrecovery”.

Criando o instalador

Este script automaticamente copia a recovery(BaseSystem.dmg) e o OpenCore para o pendrive USB;
a partição do OpenCore será montada em /mnt.
Se preferir fazer todo o processo manualmente, pule para a instalação manual.

1. Para baixar e execultar o script automaticamente cole no terminal:
curl -o ocflashdrive.sh https://raw.githubusercontent.com/Broly1/ocflashdrive/main/ocflashdrive.sh && chmod +x ocflashdrive.sh && ./ocflashdrive.sh

ou faça o download manualmente e copie para a pasta /macrecovery/ e digite ./ocflashdrive.sh

1. Digite sua senha de root e aguarde o script fazer seu trabalho.

Instalação Manual

Para a instalação manual, esta seção abordará a criação das partições necessárias no dispositivo USB. Você pode usar seu programa favorito, seja sgdisk, gdisk, fdisk, parted, gparted ou gnome-disks. Este guia se concentrará no sgdisk, pois é rápido e simples.

Método 1

No terminal:

1. Execute lsblk e determine o bloco do seu dispositivo USB

2. Execute sudo umount /dev/xxx?* substitua /xxx pelo bloco do seu USB

3. Execute sudo sgdisk --zap-all /dev/xxx && partprobe para remover todas as partições do dispositivo

4. Execute sudo sgdisk /dev/xxx -o para limpar a tabela de partições e criar uma nova tabela GPT

5. Execute sudo sgdisk /dev/xxx --new=0:0: -t 0:0700 && partprobe para criar uma partição de dados básicos da Microsoft

6. Execute sudo mkfs.vfat -F 32 -n "OPENCORE" /dev/xxx1 para formatar o USB em FAT32 com o nome OPENCORE

7. Use lsblk para determinar os identificadores das suas partições

8. Monte a partição USB com udisksctl (udisksctl mount -b /dev/xxx1, na maioria dos casos, não é necessário sudo)
    ou com mount (sudo mount /dev/xxx1 /mnt ou onde quizer montar, sudo é necessário)

9. cd para o seu USB e crie uma pasta com.apple.recovery.boot na raiz da sua partição FAT32.

10. Agora, cp ou rsync tanto BaseSystem.dmg quanto BaseSystem.chunklist na pasta com.apple.recovery.boot.

Método 2 (caso o método 1 não funcione)

No terminal:

1. Execute lsblk e determine o bloco do seu dispositivo USB

2. Execute sudo umount /dev/xxx?* para desmontar o dispositivo USB

3. Execute sudo sgdisk --zap-all /dev/xxx && partprobe para remover todas as partições no dispositivo

4. Execute sudo sgdisk /dev/xxx -o para limpar a tabela de partições e criar uma nova tabela GPT

5. Execute sudo sgdisk /dev/xxx --new=0:0:+300MiB -t 0:ef00 && partprobe para criar uma partição de 300MB que será nomeada posteriormente como OPENCORE

6. Execute sudo sgdisk -e /dev/xxx --new=0:0: -t 0:af00 && partprobe para o tipo de partição Apple HFS/HFS+

7. Use lsblk novamente para determinar a partição de 300MB e a outra partição

8. Execute sudo mkfs.vfat -F 32 -n "OPENCORE" /dev/xxx1 para formatar a partição de 300MB como FAT32, nomeada OPENCORE

9. Em seguida, cd para /OpenCore/Utilities/macrecovery/ e você encontrará arquivos .dmg e .chunklist

10. Baixe o dmg2img (disponível na maioria das distribuições)

11. Execute dmg2img -l BaseSystem.dmg e determine qual partição possui a propriedade “imagem de disco”

12. Execute dmg2img -p <número da partição> -i BaseSystem.dmg -o <bloco da sua partição HFS+>
    para extrair e escrever a imagem de recuperação na partição do disco

Isso levará algum tempo. MUITO tempo se você estiver usando um pendrive USB lento (levou menos de 5 minutos com um pendrive USB2.0 rápido).

13. Monte a partição FAT32 com udisksctl (udisksctl mount -b /dev/xxx1, na maioria dos casos, não é necessário sudo)
    ou com mount (sudo mount /dev/xxx1 /mnt ou onde vc preferir montar , sudo é necessário); é aqui que você deixará sua pasta OC EFI.

14. , com tudo isso feito, vá para Gathering files | OpenCore Install Guide para finalizar seu trabalho
    Créditos para Dortania pelo guia original.

4 curtidas

Ja não uso macOS mas esse hack custou 50$ kkkk
E foi legal testar o sistema acho muito bonito porém menos intuitivo que as interfaces Linux.

1 curtida

Tenho um macOS 11 Big Sur que fiz utilizando o Ubuntu na época, placa H61, Core i5 3570, GeForce GT 710, 8 GB de memória, SSD 120 GB. Decidi fazer pois as soluções que envolviam máquina virtual não tinha suporte à aceleração (pelo menos no meu hardware principal) e o sistema fica praticamente inutilizável sem aceleração gráfica. Não uso como principal e só recorro ao macO)S se um determinado software não tem para Linux como uma alternativa de ter que usar o Janelas para rodar determinada coisa, como o Tableau por exemplo.

Quando a situação melhorar, cogito adquirir um Mac M1 para conferir a arquitetura diferente dele.

1 curtida

Pois é agora com o chip da Apple só comprando mesmo até que apareça uma solução

TB instalei no meu Pc principal p testar ficou top mas hoje ele só roda Linux com gnome sem modificações :grin:

2 curtidas

9 postagens fora do tópico foram divididas em uma nova discussão: Percepção de Usabilidade e intuitividade da UX/UI

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? :slight_smile:

Embora o debate sobre este tópico seja permitido no fórum, destacamos que a prática de Hackintosh viola os termos de uso da Apple, acabando por envolver o contexto de pirataria.

Pedimos que por favor não divulguem links para imagens modificadas do sistema. :wink:

Abraços!

3 curtidas

Bom dia.
Tentei fazer mas não deu certo.
Na hora do boot pelo pendrive aparece a mensagem “oc failed to load configuration”

Alguém sabe como resolver?

Deve tá faltando alguma coisa na sua configuração da EFI ou BIOS só relendo o tutorial do dortania p saber o q falta e se seu hardware tem suporte.

Como saber se meu hardware tem suporte? Existe algum programa que mapeie as configurações e diga isso, sei lá? Seria legal se pudesse rodar em qualquer PC, já estava feliz… Sempre quis testar o Mac e não posso pelo preço.

Da uma olhada no guia la tem tudo q vc precisa

https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/macos-limits.html#cpu-support

https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/find-hardware.html#finding-hardware-using-windows

1 curtida

Já dá pra começar mapeando você mesmo. Primeiramente: para laptops, até onde eu sei, são suportados apenas chips Intel até a 10ª geração. Da 11ª em diante não há suporte, e nem para os Ryzen mobile. Para os desktops acredito que não há impeditivo, mas não é possível usar o vídeo integrado dos Ryzen que possuem tal funcionalidade – é preciso uma dedicada da AMD, com um “bypass” para fazer o OS pensar que é uma das que vinham originalmente nos Macs pré-Silicon. Dedicadas da NVIDIA não são mais suportadas. Eu uso o meu com a integrada do Core i5-8350U (UHD 620).

É preciso também pensar na rede. Eu não tenho muita certeza sobre as conexões ethernet, acredito que não hajam grandes impeditivos. Para placas Wi-Fi/Bluetooth, entretanto, há várias nuâncias, e, se for um laptop, tem de ver se o seu laptop suporta a troca dessa placa de rede (alguns têm uma whitelist que só permite que o laptop seja ligado com placas assinadas pelo fabricante).

Além disso, telas com resolução abaixo de 1920x1080 costumam oferecer uma experiência pobre no macOS.

Pelo que li realmente não vai dar pro meu PC, mas não tem problema.

Tem um projeto inicial e o pessoal já conseguiu aceleração gráfica com APU AMD, mas se está estável, não sei, nunca usei pessoalmente.
NootedRed | Noot

1 curtida

Alguém sabe se é possível e como se faz para instalar o macOS no iPad?

Não é possível fazer isso, pelo menos por enquanto, com o hardware atual. Talvez no futuro, com tudo rodando em ARM, se houver como desbloquear o bootloader. Talvez daqui a uns 10 anos. :sweat_smile: