Como fazer dual boot tendo um HD e um SSD

Então, essa dúvida eu vou ter dificuldade de explicar, mas estou perto de comprar um PC gamer novo, porém nem todo jogo que eu quero roda bem no Linux, ou se quer roda, o motivo é que eu n jogo games online, gosto muito de jogar sozinho e tals… Daí acabo jogando bastante coisa… Mas daí me veio a dúvida, se eu comprar um SSD pra ter o Linux e o Windows e tiver um HD para salvar as coisas, na hora da instalação tem alguma forma de particionar o HD com metade pro windows ler e a outra metade pro Linux ler? Ou só dá pra fazer isso no armazenamento que eu for instalar os dois?

4 Curtidas

SEMPRE instale o sistema operacional no SSD (inicia mais rápido, sistema voa)… E deixe o HD apenas para armazenamento (opte por formatar o HD em NTFS… aí ambos os sistemas conseguem acessar).

Oi @Guigude!

Possuo um SSD e um HDD. Como quiseres utilizar a dupla inicialização, recomendo-te a comprar o SSD Adata de 480GB e um HDD de 2TB.

@alexwender, advirto-te que no HDD formatado como NTFS, a cópia será muito lenta.

Mas prepar-te-ei um tutorial que fiz para @ianfilipe e @maycon_bezerra. Caso teu computador tenha UEFI e queira dividir o SSD de 480GB para Linux e Windows, ou se quiseres HDD para Windows:

Dica: Lembra-te que qualquer instalador de qualquer distribuição e GParted utilizam MiB como padrão, em todas as partições, ao invés de MB ou GB. Utiliza o Google ou DuckDuckGo, digitando assim: 16GB to MiB.

SSD para Linux e HDD para Windows

No início…

1. Insere a Live USB e entra na “Tenta [nome da distribuição]” em vez da instalador;

Durante o GParted…

1. Ao iniciar a área de trabalho e abre o GParted:
  2. Seleciona o SSD e apaga todas as partições.
  3. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  4. Cria:
    • 1ª partição para boot:
      • tamanho: 512MiB
      • ponto de montagem: /boot/efi
      • formato: fat32
      • etiqueta: Boot
    • 2ª partição para swap:
      • tamanho: mesmo tamanho de quantos GB de memória de RAM
      • ponto de montagem: none
      • formato: linux-swap
      • etiqueta: Swap
    • 3ª partição para raiz (root):
      • formato: resto
      • ponto de montagem: /
      • formato: ext4
      • etiqueta: Raiz
  5. Seleciona o HDD e apaga todas as partições.
  6. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  7. Cria:
    • 1ª partição para Windows
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para Windows
      • ponto de montagem: nada
      • formato: ntfs
      • etiqueta: Windows
    • 2ª partição para a pasta opt:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /opt, mas recomendo mais ou menos de 60GiB
      • ponto de montagem: /opt
      • etiqueta: opt
    • 3ª partição para a pasta de aplicativos da Snapcraft:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /var/lib/snapd, mas recomendo mais de 95GiB
      • ponto de montagem: /var/lib/snapd
      • etiqueta: Snapcraft
    • 4ª partição para a pasta home/seu_nome:
      • tamanho: resto para/home e guardar quaiques coisas, incluindo Flatpak
      • ponto de montagem: /home
      • etiqueta: Principal;

Durante o instalador…

1. No instalador, na lista de partições, seleciona a partição de boot, clica duas vezes e seleciona “área reservada de BIOS”;
  2. Seleciona a partição de swap do SSD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de tipo de formato;
  3. Seleciona a partição de raiz do SSD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /;
  4. Seleciona a partição de Windows do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de tipo de formato, e deixa o ponto de montagem vazio;
  5. Seleciona a partição de /opt do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /opt;
  6. Seleciona a partição de /var/lib/snapd do HDD, clica duas vezes e tens de escrever “/var/lib/snapd” no ponto de montagem;
  7. Seleciona a partição de /home do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /home;
  8. Antes de instalar, seleciona o SSD para instalar o bootloader (carregador de grub).
SSD para Linux e Windows e HDD para backup de Linux e de Windows

No início…

1. Insere a Live USB e entra na “Tenta [nome da distribuição]” em vez da instalador;

Durante o GParted…

1. Ao iniciar a área de trabalho e abre o GParted:
  2. Seleciona o SSD de 480GB (GiB: 450) e apaga todas as partições.
  3. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  4. Cria:
    • 1ª partição para boot:
      • tamanho: 512MiB
      • ponto de montagem: /boot/efi
      • formato: fat32
      • etiqueta: Boot
    • 2ª partição para swap:
      • tamanho: mesmo tamanho de quantos GB de memória de RAM
      • formato: linux-swap
      • etiqueta: Swap
    • 3ª partição para o sistema operativo do Windows
      • tamanho: 200GiB
      • ponto de montagem: nada
      • etiqueta: Windows
    • 4ª partição para raiz (root) do Linux:
      • formato: resto
      • ponto de montagem: /
      • etiqueta: Raiz
  5. Seleciona o HDD de 2TB (TiB: 1.9) e apaga todas as partições.
  6. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  7. Cria:
    • 1ª partição para a pasta opt:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /opt, mas recomendo mais ou menos de 60GiB
      • ponto de montagem: /opt
      • etiqueta: opt
    • 2ª partição para a pasta de aplicativos da Snapcraft:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /var/lib/snapd, mas recomendo mais de 95GiB
      • ponto de montagem: /var/lib/snapd
      • etiqueta: Snapcraft
    • 3ª partição para a pasta de reservar o backup para Windows:
      • tamanho: mais ou menos de 0.6 TiB (620 GiB)
    • 4ª partição para a pasta de reservar o backup de /home para Linux:
      • tamanho: resto para/home e guardar quaiques coisas, incluindo Flatpak
      • ponto de montagem: /home

Durante o instalador…

1. No instalador, na lista de partições, seleciona a partição de boot, clica duas vezes e seleciona “área reservada de BIOS”;
  2. Seleciona a partição de swap do SSD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de tipo de formato;
  3. Seleciona a partição de raiz do SSD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /;
  4. Seleciona a partição de Windows do SSD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de tipo de formato, e deixa o ponto de montagem vazio;
  5. Seleciona a partição de /opt do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /opt;
  6. Seleciona a partição de /var/lib/snapd do HDD, clica duas vezes e tens de escrever “/var/lib/snapd” no ponto de montagem;
  7. Seleciona a partição de reserva do backup do Windows do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de tipo de formato, e deixa o ponto de montagem vazio;
  8. Seleciona a partição de /home do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /home;
  9. Antes de instalar, seleciona o SSD para instalar o bootloader (carregador de grub).

Descarto o FAT32 por causa da limitação dos 4GB. E nem vou complicar a vida dele, sobre compatibilizar o Windows com EXT4.

@alexwender, se ele quiser instalar o sistema operativo do WIndows, ele tem de utilizar o NTFS. Mas se além de sistema operativo do Windows, se ele quiser utilizar uma partição para fazer backup de ficheiros e coisas do Windows, ele tem de dividiar as partições de reserva para Linux como ext4 e para Windows como NTFS. Caso ele queira copiar, colar, mover e remover rapidamente, na qual a mesma partição de backup de ambos o Linux e o Windows tem de ser formatado como ext4, mas ele tem de instalar o suporte de ext4 no Windows para tornar accesível a partição de ambos o Linux e o Windows. Microsoft já liberou a nova versão do Windows 10 com suporte ao kernel do Linux, não sei se talvez o que tornará acessível às partições do Linux.

Se ele quiser fazer uma instalação menos complicada de suporte de ext4 no WIndows, recomendo o Paragon EXTFS para Windows, que custa 95 reais.

Hahahaha Vc entendeu tudo errado.

Falo da partição “compartilhada”, aonde será salvo os arquivos. Eu opto pelo NTFS (não mencionei a adaptação do Windows para o EXT4, pois nunca testei - não uso Windows atualmente).

Quando houver possibilidade, vou fazer estes testes.

1 Curtida

Estou em uma situação parecida tenho SSD480GB(Kingston)+HD1TB(SeagateBarracuda). Minha dúvida é se deixar o HD todo em NTFS causa lentidão tão considerável no Linux para os arquivos? E outra coisa quero instalar os dois SO no SSD mas como tem 480GB vai ficar muito espaço livre só para SO. Será que vale instalar jogos no SSD? Não Sei como alterar os caminhos de armazenamento no Windows/Linux(Mint).

1 Curtida