Como Fazer Dual Boot entre Debian e Fedora em MBR

Olá a Vocês , Sou um usuário que conhece mais ou menos sobre Linux e estava interessado em fazer dual Boot de duas distribuições que testei separadas atualmente ( fedora e Debian ) em MBR. Só que eu não achei nenhuma informação se era possível e queria saber se era possivel e como eu poderia fazer ?

1 curtida

Sim,@Ryann,é possível fazer um dual boot de Fedora e Debian em um sistema MBR. O processo exige em que , você precisará liberar ou criar espaço no disco para a instalação das duas distribuições. Depois, instale uma das distribuições, como Fedora, e durante a instalação, particione o disco de forma que haja espaço não alocado suficiente para a segunda distribuição. Instale o gerenciador de boot (GRUB) durante esta instalação.

Em seguida, inicie a instalação da segunda distribuição, Debian, no espaço não alocado. Durante a instalação do Debian, escolha não instalar o GRUB novamente ou, se instalado, certifique-se de atualizar o GRUB para incluir as entradas para ambas as distribuições. Após a conclusão da instalação do Debian, você pode ajustar as configurações do GRUB conforme necessário para garantir que ambos os sistemas operacionais apareçam no menu de inicialização.

Note bem você cidadão,@Ryann que a dica acima é uma breve emergência, até a chegada de um técnico usuário experiente em Debian e no Fedora, aqui no seu tópico para melhor ajudar você. Meu conhecimento é mais em Archlinux. Pesquisa no canal do YouTube Diolinux, no blog também.

Acho que rapidinho chega mais alguém que para te ajudar, aguarda vai dar certo, enquanto isso, vá pesquisando.

Boa noite.

1 curtida

Seja bem-vindo, @Ryann

A ideia é essa que o @AquaDev_Shasta falou:

Eu prefiro fazer o particionamento antes de instalar qualquer distro – usando o GParted ou o KDE Partition Manager – porque já sei como eles funcionam, e sei o que eles vão fazer, conforme as escolhas que eu fizer.

Os “instaladores” são diferentes, de uma distro para outra – e às vezes não sei bem o quê eles irão fazer, na fase de particionamento.

Particionando antes, quando o instalador chega nessa etapa, eu escolho a opção “Avançado”, ou “Personalizado” etc. (o nome varia, de um instalador para outro) – e apenas escolho qual partição utilizar, pois todas as partições já estão prontas.

Quanto à ordem de instalação, eu optaria por instalar primeiro o Debian, e só depois, instalar o Fedora.

Por que? – Porque a distro instalada por último, assume o controle do Grub – e o Grub do Fedora vai detectar o Debian, sem problemas.

Mas o Fedora tem um negócio chamado “Boot Loader Specification” (BLS), que o Grub do Debian não entende – e por isso, não irá atualizar as entradas para o Fedora, quando o Fedora instalar uma nova revisão do Kernel. – O resultado, é que o Grub do Debian continuará carregando o Fedora com o Kernel antigo… e quando o Fedora eliminar o Kernel antigo, o Grub do Debian não será mais capaz de carregar o Fedora.

Outra coisa, importante quando se tem 2 distros em dualboot: – Sempre que o Debian instalar uma nova versão do Kernel, você deve carregar o Fedora e atualizar o Grub manualmente – pois ele não adivinha que o Debian agora está com novo Kernel.

Espero não ter feito uma tremenda confusão na sua cabeça (rs). – Em resumo:

• Eu prefiro criar as partições antes de começar a instalação de qualquer distro. – Mas é só uma sugestão. – Você não precisa seguir.

• Sugiro instalar primeiro o Debian, e depois o Fedora – pois a distro instalada por último irá assumir o controle do Grub no seu computador – e o Grub do Fedora funciona melhor, neste caso.

• Quando você tem 2 distros em dualboot, e usa o Grub de 1 delas, é importante atualizar esse Grub, quando a outra distro recebe novo Kernel.

Talvez você queira dar uma olhada nas minhas anotações sobre a última vez que instalei o Fedora em MBR. – Naquela época, eu tinha sempre 12 distros em dualboot – inclusive o Debian.

Fiz muitas anotações sobre o Grub, desde a época em que eu usava MBR.

2 curtidas

Muito obrigado a vocês . Conseguiu fazer o dual Boot certinho com as dicas do @AquaDev_Shasta e usei sua dica @frc_kde de instalar o Debian primeiro e o fedora depois. Fico feliz de participar dessa comunidade do Dio Linux que pode me ajudar e se puder um dia ajudar alguém. Muito obrigado

2 curtidas

Muito gratificante saber sobre seu sucesso obtido @Ryann ,e sobre as dicas do @frc_kde , muito boas,preferi até salvar este tópico nos meus favoritos. Conhecimento é sempre bom para consultas mais tarde, minha memória pessoal agradecerá a disponibilidade dos envolvidos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.