Como fazer dual Boot Dell G7 15 7588 com secure boot ativo?

Boa tarde pessoal.

Tenho o Dell G7 15 7588 e quando comprei optei por comprar sem windows, pois saiu mais em conta. Veio com o ubuntu padrão (16.04 se não me engano).

Tenho o windows 10 pro original instalado e preciso dele instalado para o trabalho (uso muito), mas tenho vontade de fazer um dual boot, de preferencia o ubuntu.

Pelo post aqui gostaria de saber se alguém tem um tutorial aqui que atenda a esta maquina que ja tem o windows 10 instalado e colocar um ubuntu ao lado.

Meus notebook anteriores (sony e samsung) sempre tive o linux em dual boot, usava o windows somente para trabalho. Infelizmente por motivos profissionais o windows tem de estar instalado na maquina não como maquina virtual.

Fiz também upgrade de ssd de 1tb (adata xpg gammix s11 pro ) e adicionei mais 8 gb de memoria, agora esta com 16 gb de memoria.

Já procurei um tutorial e ainda não encontrei nada ainda.

Sou grato com qualquer ajuda.

Tutorial pra fazer um dualboot é isso?

Boa tarde kalebesouza,

Sim, se possível, claro, um tutorial para esse modelo da dell.

Já tenho o windows 10 pro instalado, dai teria de instalar o linux em dual boot.

Grato.

Não tem mt tutorial especifico. Para dualboot no geral o que é feito? Desabilitar o fastboot, secureboot, criar a partição que vai usar e instalar o Linux usando já a partição EFI que o Windows tem. Dualboot é um processo muito simples tanto pra fazer quando pra desfazer se vc souber configurar.

Olá @robsonhcosta tudo beleza?

Temos diversas discussões aqui no fórum sobre dual, vale a pena dar uma pesquisada para escapar das armadilhas mais comuns. Além disso, temos esse vídeo no canal do Youtube qy também detalha o assunto.

:vulcan_salute:t2:

Só tem um pequeno Detalhe.
Por padrão a instalação Original da Dell, do Windows 10 Home, Vem como o Secure Boot Ativo.
O que vai dar problema para instalar da forma correta o Drive da Nvidia.

Pode até instalar na primeira vez, mas se atualizar o Kernel ou o Driver da Nvidia, ele da erro na função Prime. O ideal seria instalar o Windows 10 com o Secure boot desativado e depois instalar o Linux.

Digo isso porque, acabei de testar a instalação do Ubuntu 20.04 LTS com o Secure Boot ativo e da pau no Prime da Nvidia.

Separando a discussão em um tópico específico para não misturar com o tópico original.

Existem algumas distros como o Fedora/Arch que podem ser instaladas em máquinas com o Secure boot ativo, porém, são necessários passos extras para conseguir fazer tudo funcionar. Por isso que é muito recomendável desativar o secure-boot.

Aqui tem um link para a documentação do Fedora e aqui do Arch

Dei uma pesquisada e vi que até mesmo o Ubuntu pode ser usado com o secure boot ativo, desde que instalado da forma recomendada.

:vulcan_salute:t2:

no Caso do G7 com a Placa de Vídeo GTX 1060 não rolou instalar o Federa, pelo menos até a versão 31, não teve como, passei dois dias com a ajuda do Cristiano, da comunidade Fedora e tentamos todas as formas e o prime não funcionava. Testei recentemente o Ubuntu 20.04 com o Secure Boot ativo, ele instala o Ubuntu, solicita que vc defina uma senha para futuras compilações de kernel ou de drive. mas assim que atualizei o Kernel o prime parou de funcionar. Antes funcionava normal. Em resumo, Recomendo não usar o Secure Boot Ativo, e a melhor distro pra esse note com a placa 1060 foi o Ubuntu.

Outro amigo meu em um G5 com a GTX 1050 e o Fedora 31 rodou redondo.
Vou depois testar, se o Fedora 33 vai rodar de boa.

1 curtida

Eu infelizmente não tenho experiência com o Secure boot ativo, nas minhas máquinas de trabalho uso Linux por padrão e por conta disso uso UEFI mas com Secure Boot desativado. Neste caso, só podemos contar com a documentação mesmo.

:vulcan_salute:t2:

Bom demais.

Muitas informações.

Eu Quando comprei esse notebook da Dell ele veio com o Ubuntu 16, daí como falei antes, tenho de ter o windows 10 pro instalado no mesmo, então fiz a formatação e não tive muitos problemas para instalar o windows 10.

Mas daí depois de tudo pronto fui tentar instalar o Ubuntu 18, e depois o 19 e foi um deus nos acuda… rsrsrsrsrs.

Nem lembro mais no tanto de detalhes de erros que foram acontecendo.

Tive que parar pois não podia ficar muito tempo nessas tentativas e erros e precisava da máquina rodando o windows 10 para o serviço.

Passado mais de um ano já procurei muito pela internet um tutorial para meu notebook em particular, achei muita coisa, mas nada sobre o Dell G7.

Agradeço a todos que de alguma forma responderam e vou continuar procurando.

Nas férias vou arrumar um tempo para umas tentativas também, se tiver êxito em algo posto por aqui.

1 curtida

Tem dois grupos no Telegran que podem te ajudar,

Qualquer coisa me chama por la, mesmo nome, mesma foto, que te ajudo, mesmo notebook .
Abraco

Boa tarde pessoal.

Bom depois de pesquisar muito, ler muita coisa e quebrar a cara em 99% das vezes, consegui instalar o ubuntu 20.04 Lts.

Estou com um dual boot, windows 10 que já tinha instalada meses atras e agora o linux ubuntu também.

Deu um monte de zinca, erros e etc…Mas, como dizem o prevenido, manga da chuva e antes de tudo fiz backup (clonei o ssd inteiro) logico.

Fui meio que na tora, toda vez que dava algo errado eu recorria a pesquisa no celular via google e dai ia achando algumas soluções.

Nao me perguntem como, levei um dia todo arengando com o notebook e as tentativas e erros ate dar certo.

Mas no fim deu tudo certo.

Agradeço ai a participação e dicas de todos.

E pessoal, não achei fácil conforme alguns colegas disseram, aconselho a ler muito antes e sempre pedir socorro a comunidade.

1 curtida

Principais dicas antes de fazer um dualboot pra não ter dor de cabeça:
1 - Desative o secureboot e fastboot (se houver) na bios.
2 - Desative a inicialização rápida do Windows 10 nas configurações de energia.
3 - Desfragmente o disco no Windows.
4 - Usando uma distro em modo live redimensione o espaço na partição windows que pretende usar pra instalar o Linux.
Extra - Após instalar, caso o Linux não seja inicializado, basta nas configurações da BIOS selecionar o HD como primeiro na ordem de boot no lugar do Windows boot manager ou se algum linux for listado na bios deixar como primeiro.

1 curtida

É bom desfragmentar a partição NTFS antes de redimensionar

1 curtida

Bem lembrado!

1 curtida